Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Leão escorrega no gelo de Chaves

Por Jornal Sporting
14 Jan, 2017

Numa noite muito fria, o Sporting CP não foi além de um empate a dois frente ao Chaves, com o bis de Bas Dost a ser contrariado pela expulsão de Rúben Semedo

O registo das deslocações do Sporting CP a Chaves é tudo menos famoso: nos agora 14 jogos disputados em Trás-os-Montes, os leões venceram apenas por duas vezes. Curiosamente, quase todos os encontros foram disputados no inverno, tal como este sábado. A temperatura rondava os três graus, mas a partida aqueceu desde cedo, com golos e muita intensidade desde o apito inicial.

Foi logo aos três minutos que os flavienses inauguraram o marcador, por Rafa, depois de um cruzamento de Perdigão pela esquerda. Com o Estádio Municipal de Chaves ao rubro, os leões agarraram a iniciativa do encontro e, na resposta, o Sporting CP criou perigo depois de William servir Bas Dost, mas sem que o holandês rematasse com eficácia. Com bem mais bola, mas sem criar muito perigo, a equipa verde e branca viu os da casa criarem uma grande ocasião, no minuto 31, com uma grande arrancada de Fábio Martins no corredor esquerdo, a terminar com um remate ao lado.

Já após Alan Ruiz tentar a sua sorte de fora da área, o golo do Sporting CP chegou nos descontos da primeira parte, com um grande cruzamento de Gelson Martins a ser respondido pelo inevitável Bas Dost, que empatou de cabeça e levou o jogo para o intervalo em igualdade. Após o intervalo, e com Jesus a trocar Alan Ruiz e Campbell por André e Bryan Ruiz, os leões tentaram chegar ao segundo, mas, aqui sim, o frio fez-se sentir ainda mais porque dentro de campo ambas as equipas não foram capazes de puxar pelo público, muito embora os adeptos leoninos nunca tivessem parado de apoiar os seus jogadores.

O primeiro lance de real perigo do segundo tempo surgiu com uma boa jogada no corredor esquerdo dos leões, com William a descobrir André entre linhas e este a servir Adrien, que obrigou Ricardo a uma boa defesa para canto. Com o flanco esquerdo a ser o preferencial pelo ataque do Sporting CP, Bryan cruzou rasteiro, mas André ficou a centímetros de finalizar em boa posição. Numa altura em que o jogo era cada vez mais de sentido único, aos 72’ Rúben Semedo viu o segundo amarelo e deixou a equipa leonina com menos um elemento. Seria, ainda assim, precisamente na jogada seguinte à expulsão que Bruno César descobriu muito bem André, livre pela esquerda, e o brasileiro assistiu Bas Dost para o bis e o 2-1.

Com o encontro a largos minutos do final, e com o goleador holandês a ser substituído por Paulo Oliveira, o conjunto (hoje) orientado por Raúl José foi incapaz de sair do seu meio-campo defensivo e, depois de algumas bolas bombeadas para a área, Fábio Martins acabou por fazer, através de um grande golo de fora da área a surpreender Rui Patrício, o empate para o conjunto da casa, estabelecendo o 2-2 que perdurou até ao apito final.