Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Cruz

Primeiro póquer de Dost assegura vitória folgada

Por Jornal Sporting
11 Mar, 2017

Regresso aos triunfos contou com a inspiração de Dost na finalização e do talento à solta de Matheus e Podence

"A bola é minha!", poderá ter afirmado Bas Dost quando recolheu, no final do jogo, o esférico que anichou na rede quatro vezes. O Sporting CP regressou aos triunfos, consolidando uma das maiores vitórias da época, ao vencer fora o Tondela, por 4-1. O holandês celebrou os quatro tentos dos leões, finalizando da melhor forma os passes preciosos de Daniel Podence e Matheus Pereira. Gelson Martins e Matheus sofreram faltas dentro da área e o 'matador' atingiu os 22 golos, com o primeiro póquer pelo Sporting CP, desperdiçando a oportunidade de uma 'manita' em nova grande penalidade, desta feita sofrida pelo estreante Francisco Geraldes.

No primeiro jogo a titular de Daniel Podence e com Zeegelaar e Matheus Pereira numa ala esquerda renovada, o Sporting CP focou o seu jogo nos desequilíbrios pelas faixas laterais. Tanto à esquerda como à direita, os laterais envolviam-se no processo ofensivo, permitindo movimentos interiores de Gelson Martins e Matheus Pereira, sempre com Daniel Podence a funcionar como dínamo de ataque, ‘roubando’ a profundidade a uma competente dupla de centrais do Tondela, mas sempre demasiado ‘presos’ à marcação individual. Ainda assim, o Tondela foi o primeiro a criar perigo por remate de Jailson após canto.

Aos 10’, Bryan respondeu, obrigando Cláudio Ramos à única defesa de registo na primeira parte, sacudindo para canto um livre directo batido em arco. Aquele que era até aí um jogo de transições transformou-se num encontro de opostos: o Sporting CP procurava combinações directas curtas entre laterais e extremos, aparecendo Podence e Dost nas tabelas interiores. Já a equipa de amarelo e verde procurou insistentemente a velocidade de Murillo à esquerda, sempre com Paulo Oliveira atento a dobrar um Schelotto quase sempre projectado ofensivamente. No entanto, o último classificado do Campeonato Nacional atentou à baliza de Rui Patrício, sempre na cobrança de bolas paradas. Aos 22’ e 30’, Pedro Nuno perigou a baliza dos leões com livres directos, ficando-se por aí os intentos, altura em que o Sporting já controlava as operações. 

Mesmo sem criar situações de perigo, a verdade é que Matheus começava a entrar em jogo e Podence a ganhar espaço entre a pressão cada vez mais recuada dos tondelenses. Aos 34', Zeegelaar lança rápido, Podence ganha a faixa esquerda e cruza para Dost abrir o marcador. Paulo Oliveira ainda ficou perto do segundo, mas o cabeceamento saiu por cima.

Na segunda parte o jogo abriu. Matheus apareceu e soltou o seu talento, cruzando milimetricamente para Dost ficar perto do segundo tento com cabeceamento em mergulho. Podence não lhe ficou atrás desenhando, com um toque fantástico, aquilo que seria uma assistência sublime para Dost. O Tondela procurou subir linhas e explorou os seus corredores, conseguindo o empate aos 57'. Uma excelente jogada colectiva da formação do distrito de Viseu permitiu a Pedro Nuno servir Murillo. 

Golo sofrido, golo recuperado. Um minuto depois, os leões, hoje equipados de preto, ripostaram e Dost voltou a finalizar, compensando uma bom movimento interior de Matheus Pereira ajudado por algumas intercepções falhadas do Tondela. Mesmo procurando livres laterais e cantos, Rui Patrício só voltou a intervir para uma estirada a pontapé de Pedro Nuno, tendo o Sporting CP o domínio da partida. Gelson, que até não foi muito consequente durante o encontro, foi carregado e Dost consumava o primeiro 'hat-trick' em Portugal (71'). Seis minutos volvidos e o holandês ampliava para 22 os tentos no Campeonato Nacional, voltando a converter uma grande penalidade, depois de ele mesmo ter sido empurrado após excelente cruzamento de Matheus. 

Amargo só o desperdício da 'manita'. Francisco Geraldes entrou para criar o quinto tento, acabou derrubado dentro da área, só que Dost voltou a apostar no lado esquerdo de Cláudio Ramos.

Os leões têm agora 51 pontos, ampliando para oito o avanço para o quarto, o Sp. Braga. Os 'miúdos' dinamitaram o jogo e valeram um triunfo sólido, em que não foi sentida a ausência do lesionado Adrien Silva e dos castigados Alan Ruiz e Bruno César. Segue-se a recepção ao Nacional.