Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Cruz

Reacção de leão confirmou a regra

Por Jornal Sporting
02 Abr, 2017

Sporting CP começou a perder, mas em dois minutos deu a volta ao marcador com golos de Alan Ruiz e Bruno César, somando o décimo triunfo em outros tantos jogos frente ao Arouca

O Sporting CP deslocou-se ao Estádio Municipal de Arouca para defrontar a equipa local, em encontro da 27.ª jornada da Liga NOS e venceu por 2-1, tendo somado o décimo triunfo em outros tantos jogos contra os arouquenses.

Os leões entraram com o sistema táctico habitual e com apenas uma alteração no onze inicial: Matheus Pereira deu o seu lugar a Bruno César. A partida começou com o equilíbrio como nota dominante, com a formação orientada por Jorge Jesus – que se apresentou em campo com Bryan Ruiz novamente no apoio a William Carvalho no miolo e Bruno César no lado esquerdo –, a tentar assumir as rédeas do encontro desde o início. À passagem do sexto minuto surge o primeiro lance de perigo, com Coates a isolar Gelson com mestria e o jovem extremo, já dentro de área, a sofrer um encosto e a cair, ficando a pedir grande penalidade.

O Arouca respondeu aos nove minutos e com uma eficácia tremenda. Na primeira vez que se aproximou da baliza defendida por Rui Patrício, a equipa da casa inaugurou o marcador. Jogada de insistência pelo lado esquerdo seguida de cruzamento do lateral esquerdo Vítor, com Mateus a aparecer sozinho na grande área e a cabecear para o fundo das redes.

Os leões reagiram bem à desvantagem. Em livre estudado, com Zeegelaar a aparecer livre de marcação no lado esquerdo e a ir à linha de fundo cruzar para Rúben Semedo, mas o cabeceamento do defesa central saiu fraco e à figura de Bolat.

Sem nunca desistirem, os verdes e brancos, no espaço de dois minutos, criaram duas oportunidades de golo (27’ e 28’). Primeiro foi Bas Dost a cabecear à figura de Bolat após bom cruzamento de Bruno César no lado direito e, logo a seguir, foi Gelson a apostar num cruzamento-remate venenoso, com o guarda-redes do Arouca a defender com grandes dificuldades para canto. O Sporting CP continuou a pressionar e aos 32 minutos Bas Dost, servido na perfeição por Bryan Ruiz, voltou a tentar juntar mais um golo à sua conta pessoal, mas Bolat evitou com uma enorme intervenção.

A equipa orientada por Jorge Jesus tanto insistiu que acabou mesmo por restabelecer a igualdade de forma justa (34'). Alan Ruiz recebeu a bola no lado direito e com uma curta diagonal entrou na área e desferiu um remate forte e colocado. O Sporting CP não estava satisfeito e passado apenas dois minutos deu a volta ao marcador. Zeegelaar ganhou muito bem a linha e cruzou atrasado, com Bruno César a aparecer à entrada da área e a rematar para o fundo das redes. O intervalo chegou então com vantagem da equipa leonina, com a boa reacção ao golo sofrido a ser premiada com dois golos em dois minutos.

O Arouca entrou melhor no segundo tempo, tentando reentrar no encontro depois dos dois socos no estômago sofridos praticamente seguidos. A equipa da casa tentava apostar na combatividade e na qualidade do avançado Walter González, que ia dando muito trabalho a Coates e a Rúben Semedo. Foi mesmo através de uma arrancada desde o meio-campo do atacante paraguaio que o conjunto amarelo e azul criou perigo, com o remate a sair desenquadrado da baliza defendida por Rui Patrício (60’). Do outro lado, os leões, sempre sob a batuta de Alan Ruiz, tentavam aproximar-se com perigo da área, mas pecavam quase sempre no último passe. A praticamente 20 minutos do fim começou a jogar-se também nos bancos de suplentes, com os dois técnicos a mexerem nas equipas. No Arouca, o técnico Jorge Leitão tentou agitar as águas ao colocar em campo o rapidíssimo Kuca e o criativo Nuno Valente, enquanto Jorge Jesus reforçou o miolo ao fazer entrar João Palhinha para o lugar de Alan Ruiz.

Com o aproximar do final da partida foi cada vez maior a luta a meio-campo e as paragens, com o Arouca a tentar cercar a área leonina, mas sem o conseguir fazer. Quanto ao Sporting CP, embora não conseguisse ter muita posse de bola, controlava completamente as operações, demonstrando uma grande coesão defensiva e muita experiência apesar da juventude de alguns elementos em campo.

A etapa regulamentar não teve nenhuma oportunidade clara de golo, tendo sido mesmo o conjunto leonino a ter o melhor lance. À entrada para o primeiro minuto do tempo de compensação, os verdes e brancos podiam ter arrumado com a questão de vez, mas Bolat saiu rápido dos postes e evitou que Gelson finalizasse da melhor forma. Destaque na jogada para o excelente trabalho individual de Podence, culminado com um grande passe para o 77 leonino.

Até ao apito final, a equipa orientada por Jorge Jesus conseguiu colocar o encontro no congelador e garantiu os três pontos num encontro em que terminou com cinco jogadores da formação no onze. Com este triunfo, o Sporting CP conquistou a sexta vitória nos últimos sete jogos e reduziu para oito e sete pontos a diferença para Benfica e FC Porto, respectivamente.