Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto César Santos e José Cruz

Unidos pelo Sporting Clube de Portugal

Por Jornal Sporting
09 Abr, 2018

Equipa leonina deu dois pontapés nos 'fantasmas' pós-Madrid, derrotando o Paços de Ferreira com golos de Bas Dost e Bryan Ruiz (2-0)

Se esteve presente este domingo em Alvalade, na recepção ao Paços de Ferreira, de certeza que sentiu um arrepio na espinha ao ouvir 'O Mundo Sabe Que', cantado a plenos pulmões por mais de 40.000 vozes nas bancadas de Alvalade. Verdadeiramente arrepiante. Sentido. Emotivo. Puro. Dos melhores que já se viveram em Alvalade. Também não faltaram as palmas, muitas palmas, para os jogadores da Listada verde e branca. Mais ainda no final dos 90 minutos, que terminaram com um final feliz (2-0).

Apoio extra que não deixou ninguém indiferente no reino do leão, sobretudo nas quatro linhas, já que essa motivação galvanizou os comandados de Jorge Jesus, apostados em chutarem para canto o deslize europeu em Madrid. Sem tempo a perder, Bas Dost, que se viria a revelar o 'homem do leme', foi o primeiro a testar a atenção do guarda-redes Mário Felgueiras (5'), mas o seu cabeceamento não levou a melhor direcção. Cinco minutos depois, Xavier também tirou pó às luvas de Rui Patrício, na cobrança de um livre lateral (10'), sem efeitos práticos.

Com 'fome de golos', o artilheiro holandês voltou a ficar perto de abrir as hostilidades aos 18', mas não conseguiu chegar a tempo de emendar o cruzamento 'venenoso' de Bruno Fernandes. O 'cântaro tantas vezes foi à fonte' que... deu mesmo em golo, passemos a expressão. Novamente através dos mesmos protagonistas, com Bryan Ruiz pelo meio na fase da construção do lance, ao minuto 20' – Dost já leva 31 remates certeiros esta época, 24 deles na I Liga. Um golo muito festejado por toda a equipa, em sinal de união – até o VAR, chamado ao 'barulho', não teve outro remédio a não ser validar o lance.

Mais agressivos no último terço do terreno, os leões até podiam ter chegado ao 2-0 à beira do intervalo (45'), mas Gelson Martins, com marcação apertada de Assis, atirou ao lado.

Aos 52', o camisola 77 quase fez o gosto ao pé, a 'meias' com um defesa, vendo Mário Felgueiras desviar a bola da linha de golo com uma 'sapatada' apertada. No seguimento do canto, depois de muita confusão na área pacense, Coates teve tudo para fazer o 2-0, mas acertou em cheio no 'boneco' (leia-se guarda-redes) – sorte idêntica à de Battaglia e Bryan Ruiz, que também viram os seus remates bloqueado, numa fase inicial, pelo bloco defensivo dos castores.

Depois de tanta insistência, Ruiz chegou mesmo aos 2-0', à passagem pelos 65', num lance trabalhado por Gelson (sétima assistência), que combinou com Bruno Fernandes e, depois, cruzou atrasado, para o interior da grande-área, oferecendo o golo ao costa-riquenho (segundo esta época).

O Paços de Ferreira ainda tentou reagir, mas a lesão de Mário Felgueiras, numa altura em que já tinham esgotado as substituições, dificultou a tarefa (Rui Correia foi obrigado a calçar as luvas do colega). Pelo meio, Bas Dost ainda fez o 3-0, mas o árbitro Bruno Esteves invalidou o lance.

O apito final confirmou o tão desejado triunfo (2-0), que chutou os 'fantasmas' que pairavam no ar após o deslize em Madrid para canto. Os Sportinguistas agradeceram, assim como os jogadores. Unidos, dentro e fora das quatro linhas, pelo Sporting Clube de Portugal.