Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Mário Vasa

Leões travados em Famalicão

Por Sporting CP
05 Dez, 2020

Empate a duas bolas

A equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal empatou, neste sábado, diante do FC Famalicão (2-2) em jogo da nona jornada da Liga NOS, mantendo-se, de qualquer forma, na liderança isolada da prova.

Em Famalicão foi Antunes a jogo, substituindo o lesionado Nuno Mendes, com Rúben Amorim a manter praticamente o onze mais habitual até ao momento. Além do lateral esquerdo, jogaram de início Adán, Neto, Coates, Feddal, Pedro Porro, João Palhinha, João Mário, Nuno Santos, Šporar e Pedro Gonçalves.

Num jogo que se previa difícil, disputado ainda numa tarde de muito frio e alguma chuva, os Leões entraram bem e foram superiores em toda a primeira metade do encontro, apesar de ter havido golos para ambos os lados.

Coates deu o primeiro aviso, aos 13 minutos, cabeceando ao lado na sequência de um canto, e Nuno Santos, após ter sido carregado na área, desperdiçou uma grande penalidade. No frente a frente com Luiz Júnior, o extremo Leonino permitiu a defesa do guardião famalicense, que adivinhou o lado para o qual Nuno Santos rematou.

À meia-hora de jogo, João Palhinha também teve o golo nos pés num remate do “meio da rua”, mas o guarda-redes do FC Famalicão – em destaque nesta partida – voltou a levar a melhor, com um soco na bola, apesar da surpresa do remate.

O Sporting CP bem tentava o golo, enquanto do outro lado Adán passava frio, até que aos 37 minutos, após um cruzamento de Nuno Santos que Luiz Júnior, ao sair da baliza, tirou do caminho, os Leões recuperaram a bola e Pedro Gonçalves, num campo que bem conhece, tirou dois adversários do caminho e marcou um golaço.

Ainda assim, a vantagem verde e branca durou pouco. Na sequência de um livre na esquerda, Gustavo Assunção, fez o empate ao segundo poste, quando Adán, que estava a ter uma tarde tranquila, já estava fora da jogada.

Apesar da superioridade Leonina, parecia que o empate seria o resultado ao intervalo, mas uma falta sobre Antunes à entrada da área permitiu aos Leões voltarem para a frente do marcador. Pedro Porro assumiu o lance e rematou em jeito para o ângulo da baliza e para o 1-2 aos 45+2 minutos.

O Sporting CP foi para o intervalo a vencer e no regresso quis aumentar a vantagem, mas Luiz Júnior foi sabendo evitar o 1-3, tanto a Pedro Gonçalves como a João Palhinha.

Após a hora de jogo, Rúben Amorim mexeu no onze, fazendo sair Šporar para dar lugar a Tiago Tomás. O jovem avançado entrou bem na partida e pouco depois combinou com João Mário, num lance em que o médio rematou à malha lateral.

Tabata também foi a jogo, aos 72 minutos, entrando para o lugar de Nuno Santos, e pouco depois atrasou para a entrada da área, onde surgiu João Mário isolado, mas a rematar muito por cima da baliza do FC Famalicão, já depois de mais um cabeceamento de Coates ao lado.

Pedro Porro também tentou bisar, mas o remate saiu a rasar o poste.

Sem mais golos, e à entrada para os últimos dez minutos de jogo, o Sporting CP ficou reduzido a dez jogadores por expulsão de Pedro Gonçalves, que neste encontro cimentou a liderança na lista de melhores marcadores da Liga NOS, com 10 golos, após ver o segundo cartão amarelo.

Rúben Amorim já se preparava para mexer e entraram logo a seguir Matheus Nunes e Borja para os lugares de João Mário e Antunes. “Pernas frescas” que não entraram para segurar o resultado, mas para o aumentar, ainda assim o FC Famalicão, com um jogador a mais, ainda empatou na marcação de um livre aos 90 minutos.

Contudo, no tempo-extra, o capitão Coates ainda fez o terceiro para o Sporting CP, mas Luís Godinho, após recorrer ao VAR Artur Soares Dias, anulou o tento que daria a vitória aos Leões por suposta falta do central sobre o guarda-redes.

Nos protestos, Rúben Amorim recebeu ordem de expulsão.

Resultado injusto para o emblema Leonino, que merecia bem mais do que apenas um ponto, num jogo de excelentes golos e vários lances duvidosos.