Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Pedro Zenkl e Mário Vasa

Sporting CP vence Vitória SC

Por Sporting CP
20 Mar, 2021

Golo de Gonçalo Inácio valeu (mais) três pontos

A equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal recebeu e venceu, neste sábado, o Vitória SC por 1-0 em jogo da 24.ª jornada da Liga NOS, continuando assim com a vantagem de dez pontos para o segundo classificado, o FC Porto.

Sem o capitão Sebastián Coates – a cumprir castigo – e Nuno Santos – lesionado –, Rúben Amorim fez duas alterações no onze inicial, relativamente ao encontro da ronda passada diante do CD Tondela (0-1), apostando de início em António Adán, Gonçalo Inácio, Luís Neto [C], Zouhair Feddal, Pedro Porro, João Palhinha, Daniel Bragança, Nuno Mendes, João Mário, Tiago Tomás e Pedro Gonçalves.

João Henriques também teve de fazer algumas alterações, desde logo por ter dois dos centrais castigados, acabando por fazer cinco mexidas, em comparação com a derrota da jornada anterior frente ao Gil Vicente FC (2-4) – Bruno Varela, Amaro, Jorge Fernandes, Mikel, Sacko, André André, Pepelu, Lameiras, Edwards, Estupiñan e Rochinha.

O encontro começou bem, com uma primeira parte muito disputada e várias ocasiões de golo, com sinal mais para o Sporting CP.

Os Leões estiveram perto de inaugurar o marcador, aos 15 minutos, num remate de João Mário, mas Bruno Varela negou o golo. A seguir foi Pedro Gonçalves a ter o 1-0 nos pés, mas na primeira ocasião rematou fraco e permitiu a defesa do guardião vimaranense e na segunda, após excelente cruzamento de Pedro Porro, levou a bola ao ferro.

A turma de Alvalade crescia na partida, até que, aos 26 minutos, Tiago Tomás marcou, assistido por Pedro Gonçalves, mas o árbitro Tiago Martins recorreu ao VAR e anulou o golo porque a bola tinha passado a linha lateral no início da jogada.

O Vitória SC não se intimidou com a superioridade e o atrevimento Leonino e respondeu de seguida, num minuto em que conseguiu levar perigo à baliza de Adán por duas vezes. Na primeira, Adán desviou o remate de Edwards para o ferro, com os visitantes a disporem de um canto e aí Estupiñan cabeceou à trave.

Foi o maior momento de ‘aflição’ para os Leões, que continuaram a dominar a partida e a chegar à área do Vitória SC.

Aos 42 minutos, o Sporting CP ganhou livre frontal, após falta sobre Pedro Gonçalves. João Mário bateu para a entrada da área, Tiago Tomás centrou e João Palhinha tentou o cabeceamento, mas a bola sobrou para Gonçalo Inácio, que, de cabeça, atirou certeiro para a baliza. O árbitro começou por anular o golo por suposto fora-de-jogo, mas o lance foi analisado pelo VAR e Tiago Martins reverteu a decisão.

O Sporting CP foi, assim, a vencer pela margem mínima para o intervalo.

Na segunda metade, o Vitória SC entrou um pouco mais ameaçador, mas incapaz de assustar Adán e o Sporting CP, à procura de aumentar a vantagem, foi vendo a defesa vimaranense conter as investidas. Assim, Tiago Tomás tentou um remate de longe, mas Bruno Varela defendeu.

Aos 71 minutos, a controlar a partida, mas sem conseguir fazer o 2-0, Rúben Amorim começou a mexer na equipa, apostando em Paulinho – de regresso após lesão – e Tabata, que entraram para os lugares de Tiago Tomás e Daniel Bragança. Um Sporting CP mais ofensivo que, apesar disso, continuou sem conseguir criar tantas ocasiões como na primeira metade e aumentar a vantagem.

O 1-0 foi-se mantendo até ao final e, aos 85 minutos, o treinador Leonino voltou a mexer, fazendo sair Nuno Mendes e João Mário, dando lugar a Matheus Reis e Dário Essugo, médio formado em Alcochete que se estreou, assim, na equipa principal do Sporting CP poucos dias após fazer 16 anos, tornando-se no mais novo de sempre a fazê-lo.

Jovane Cabral também ainda entrou, aos 88 minutos, para o lugar de Pedro Gonçalves.

Vitória justa do Sporting CP, a 20.ª nesta Liga NOS, antes da pausa para selecções, num jogo em que, além da conquista dos três pontos, Rúben Amorim promoveu mais uma estreia Made in Sporting.