Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Lorvão e Sérgio Martins

Injustiça prevaleceu

Por Sporting CP
11 Abr, 2021

Sporting CP empata na recepção ao FC Famalicão

A equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal recebeu e empatou, este domingo, a um golo com o FC Famalicão na 26.ª jornada da Liga NOS. Pedro Gonçalves apontou o golo dos Leões num desafio marcado pela injustiça no resultado.

Primeiro e 14.º classificados encontraram-se no Estádio José Alvalade com uma noite limpa, sendo que o Sporting CP contou com duas novidades no onze inicial em comparação com aquele que entrou em campo contra o Moreirense FC na última jornada: Luís Neto e Tiago Tomás entraram para os lugares de Gonçalo Inácio (lesionado) e de Daniel Bragança (no banco de suplentes), respectivamente. João Mário encostou-se à esquerda do ataque verde e branco, com Pedro Gonçalves, desta vez, a começar o encontro no meio-campo.

Como é hábito, o Sporting CP começou a dominar as incidências desde o apito inicial. Os primeiros minutos não contaram com oportunidades de golo, mas foi possível ver as linhas bem subidas dos Leões, que pressionavam forte logo na primeira fase de construção do FC Famalicão. Aos 13 minutos, João Mário e Nuno Mendes apareceram com perigo e remataram, mas ambas as tentativas acabaram bloqueadas por jogadores adversários. Logo a seguir, Nuno Mendes cruzou para Tiago Tomás cabecear muito ao lado. Do outro lado, os visitantes conseguiram criar um lance que não deu golo por pouco, mas foi assinalado fora-de-jogo.

Pouco depois, uma excelente jogada do Sporting CP começou em Sebastián Coates, passou por um toque habilidoso de Tiago Tomás e terminou com Pedro Gonçalves a atirar ao lado, mas a bola ainda desviou num elemento dos minhotos antes de sair. No pontapé de canto que se seguiu, Luiz Júnior agarrou o cruzamento de João Mário. O guarda-redes do FC Famalicão voltou a ter trabalho quando Nuno Mendes tentou servir um companheiro na área, sem sucesso. Aos 21 minutos, nova boa jogada do emblema de Alvalade; lançado por Pedro Porro, Tiago Tomás enviou uma bola perigosa para a área, mas um defesa cortou na 'hora H'.

Faltavam 20 minutos para o intervalo e o Sporting CP dominava em toda a linha, tendo chegado nesse momento ao 1-0 sem surpresas. Pedro Gonçalves roubou a bola quando o FC Famalicão tentava construir e esta sobrou para Paulinho. O ponta-de-lança, com toda a calma e classe, atraiu Luiz Júnior e devolveu ao camisola 28. Sem o guarda-redes na baliza, Pedro Gonçalves atirou para o fundo das redes e regressou ao topo da lista de melhores marcadores da Liga NOS com 16 golos.

A vantagem Sportinguista, contudo, durou pouco. O desafio estava no 27.º minuto quando Rúben Vinagre avançou bem pela esquerda, serviu Iván Jaime e este tocou para Anderson Oliveira, em excelente posição, bater Adán para o 1-1. Apesar de o Sporting CP ter sido, até então, a única formação a justificar o golo, o FC Famalicão conseguiu facturar no primeiro e único remate efectuado na metade inicial.

O Sporting CP continuou por cima e, até ao intervalo, criou mais ocasiões que podiam ter dado golo. A pouco mais de dez minutos do final da primeira parte, Pedro Porro rematou forte, de muito longe, para boa defesa de Luiz Júnior. Instantes depois, o mesmo Pedro Porro cruzou na direita para Tiago Tomás, na área do FC Famalicão, dominar e atirar para mais uma intervenção do guardião dos minhotos. O remate não saiu da melhor forma ao jovem verde e branco e o 1-1 acabou por prevalecer quando se cumpriram os 45 minutos. Ainda assim, a diferença entre as prestações das duas equipas não estava explícita no resultado: de acordo com as estatísticas da Liga Portugal, o Sporting CP assinalava, por esta altura, sete remates contra apenas um do FC Famalicão.

Rúben Amorim fez duas alterações ao intervalo, colocando Matheus Reis e Daniel Bragança nos lugares de Zouhair Feddal e João Palhinha, respectivamente, e a toada manteve-se. João Mário, logo aos 47 minutos, rematou de longe e com força, tendo a bola saído por cima. A seguir, o mesmo João Mário bateu um pontapé de canto para Sebastián Coates, de cabeça, atirar para defesa de Luiz Júnior. Ainda na ressaca desse lance, Sebastián Coates recuperou a bola e serviu Tiago Tomás. No entanto, o avançado formado em Alcochete, apesar de estar em excelente posição para facturar, rematou para fora com um desvio adversário.

O Sporting CP continuou a ser a única equipa a jogar para ganhar e continuava a ameaçar a baliza visitante. A meia hora do fim, e depois de um livre estudado, Tiago Tomás desviou para as mãos de Luiz Júnior e, dois minutos depois, Luís Neto respondeu ao pontapé de canto com um cabeceamento muito perigoso para fora. Entrou depois Jovane Cabral para o lugar de João Mário e o FC Famalicão teve nos pés de Iván Jaime o único remate da segunda parte, mas Adán defendeu com a cabeça. Aos 70 minutos, de livre directo, Jovane Cabral rematou para fora.

As duas últimas substituições de Rúben Amorim aconteceram a 15 minutos do fim, quando Luís Neto e Tiago Tomás foram trocados por Eduardo Quaresma e Nuno Santos, e pouco depois foi Pedro Porro, já dentro da área, a atirar forte, mas sem pontaria. Sebastián Coates, que jogou no ataque nos últimos minutos, teve uma grande arrancada aos 87, cruzando depois para Luiz Júnior agarrar.

Até ao fim, destaque para mais dois lances perigosos por parte do Sporting CP, ambos no primeiro minuto de tempo adicional: primeiro, Daniel Bragança rematou a passar muito perto, com um desvio de um jogador do FC Famalicão, e depois foi Jovane Cabral, no pontapé de canto que se seguiu, a falhar o alvo quando tinha tudo para marcar.

Assim, o 1-1 prevaleceu, assim como a injustiça no marcador. Com 15 remates feitos contra apenas dois do FC Famalicão, o Sporting CP procurou tudo para regressar às vitórias, mas conquistou apenas um ponto em Alvalade. Na próxima jornada, os Leões de Rúben Amorim visitam o SC Farense.

Sporting CP: Antonio Adán [GR], Luís Neto (Eduardo Quaresma, 76'), Sebastián Coates [C], Zouhair Feddal (Matheus Reis, 45'), Pedro Porro, Pedro Gonçalves, João Palhinha (Daniel Bragança, 45'), Nuno Mendes, Tiago Tomás (Nuno Santos, 76'), João Mário (Jovane Cabral, 62') e Paulinho.