Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Isabel Silva e José Lorvão

Troféu Cinco Violinos conquistado com bom ritmo

Por Sporting CP
30 Jul, 2023

Sporting CP venceu Villarreal CF por 3-0

A equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal apresentou-se aos Sócios e adeptos, neste domingo, no Estádio José Alvalade, e venceu o Villarreal CF por 3-0, conquistando assim o Troféu Cinco Violinos.

Antes do pontapé inicial do jogo, os jogadores foram apresentados um a um e “O Mundo Sabe Que” foi tocado por cinco violinistas no centro do relvado, enquanto os Sportinguistas cantavam.

Para esta partida, Rúben Amorim apostou de início em Antonio Adán, Eduardo Quaresma, Sebastián Coates, Gonçalo Inácio, Ricardo Esgaio, Hidemasa Morita, Pedro Gonçalves, Matheus Reis, Marcus Edwards, Viktor Gyökeres e Francisco Trincão.

A noite era de festa e a equipa verde e branca correspondeu com ‘boa música’, que empolgou os Sportinguistas. Apesar de o Villarreal CF ter entrado com mais bola, o Sporting CP foi crescendo, pressionando alto e criando jogadas de perigo logo desde o início.

Ainda assim, a primeira grande oportunidade Leonina chegou de bola parada. Francisco Trincão foi travado quando se preparava para entrar na área, Pedro Gonçalves assumiu o lance e fez a bola sair pouco por cima da baliza de Filip Jorgensen, que ainda se esticou.

Já Viktor Gyökeres, em noite de estreia em Alvalade, obrigou mesmo o guardião do Villarreal CF a uma grande defesa. Bom trabalho individual do avançado sueco, a ganhar em velocidade na direita e depois em técnica já na área, rematando para defesa de Filip Jorgensen, que deu canto para o Sporting CP. No canto, batido por Pedro Gonçalves, Hidemasa Morita cabeceou torto.

Do outro lado, também o Villarreal CF, através do capitão Gerard Moreno, ia dando trabalho a Antonio Adán, com destaque para um lance aos 24 minutos, em que o guarda-redes verde e branco negou o 0-1 com uma excelente mancha.

Na resposta, a esse lance o Sporting CP ficou perto do 1-0, após cruzamento de Ricardo Esgaio, mas Matheus Reis atirou à malha lateral. A seguir foi Marcus Edwards a ameaçar o golo, depois de receber de Viktor Gyökeres, que mais uma vez ganhou ao adversário no corredor direito.

Os Sportinguistas iam, por isso, mostrando entusiasmo, mas aos 34 minutos foi o Villarreal CF, através de Gerard Moreno, que marcou. Contudo, a bandeirola foi prontamente levantada e, também depois da análise do VAR, manteve-se o 0-0. Pouco depois, o capitão da formação espanhola voltou a atirar com selo de golo, mas a bola esbarrou no ferro.

Ainda assim, o empate foi mesmo desfeito ainda na primeira metade e pelo Sporting CP. Marcus Edwards já tinha ameaçado e, aos 44 minutos, após tirar vários adversários do caminho rematou de pé esquerdo para o 1-0. Um golaço!

Aberto o marcador, os Leões foram à procura do 2-0 e Pedro Gonçalves, após receber de Ricardo Esgaio, esteve perto de o conseguir, mas Aissa Mandi cortou na hora certa e evitou que a vantagem Leonina aumentasse.

Quase em cima do apito do juiz Halim Shirzad, o Villarreal CF voltou a colocar a bola dentro da baliza defendida por Antonio Adán, desta vez através de Jose Morales, mas a bandeirola voltou a ser levantada e desta vez nem foi preciso o VAR confirmar a decisão.

Assim, o intervalo chegou com 1-0 no marcador e com o Sporting CP a merecer a vantagem.

No regresso dos balneários, Rúben Amorim não mexeu, enquanto Quique Setién mexeu muito. O Villarreal CF apareceu renovado e apostado em estragar a festa verde e branca, mas não conseguiu, também muito graças a Sebastián Coates, que já na primeira parte tinha feito a diferença.

O técnico Leonino começou depois, quase à hora de jogo, a mexer, fazendo sair Marcus Edwards e Ricardo Esgaio, apostando em Geny Catamo e Paulinho. Ambos entraram bem, com o primeiro a tentar logo o golo, mas o cabeceamento saiu ao lado.

Aos 64 minutos, Rúben Amorim voltou a mexer, dando lugar a Franco Israel, Ousmane Diomande e Daniel Bragança, fazendo sair Antonio Adán, Sebastián Coates e Francisco Trincão. Com a entrada do médio formado no Sporting CP, que mereceu uma grande ovação por estar de regresso após longa lesão, Pedro Gonçalves foi para o ataque.

Muitas pausas, por causa das substituições, com o jogo a voltar a parar logo a seguir para a formação visitante fazer mais de uma mão cheia de substituições, mas o Sporting CP não perdeu o rumo e continuou à procura de aumentar a vantagem.

Pressão alta dos Leões com o 2-0 a chegar, por fim, aos 72 minutos: Pedro Gonçalves recebeu à entrada da área e, depois de driblar dois adversários, rematou com classe perante Pepe Reina.

Nem cinco minutos depois, o 3-0, desta vez por Paulinho. Bom trabalho de Geny Catamo na direita, a cruzar para a pequena área, onde surgiu o avançado a rematar de forma subtil. Vantagem confortável do Sporting CP, que, ainda assim, não meteu o pé no travão.

Viktor Gyökeres também mostrava que queria marcar e protagonizou mais um par de lances, não só com ele a finalizar. Aos 81 minutos, serviu de calcanhar Pedro Gonçalves, mas o guardião do Villarreal CF levou a melhor e negou o bis ao novo camisola 8 Leonino.

A seguir foi Paulinho a ter nova oportunidade, mas o ferro negou-lhe o segundo.

Nos últimos cinco minutos do tempo-regulamentar ainda entraram Luís Neto e Jovane Cabral para os lugares de Eduardo Quaresma e Viktor Gyökeres. O sueco deixou boas indicações e, por isso, mereceu o reconhecimento dos Sportinguistas quando saiu.

Até ao final, com mais quatro minutos dados pelo árbitro, pouco mais aconteceu, mas Franco Israel ainda mostrou serviço, quando Alex Baena tentou o golo de honra do Villarreal CF, que também merecia ter marcado numa noite em que os Leões mereceram inteiramente vencer.

O Sporting CP regressa a casa no dia 12 de Agosto, no primeiro jogo do Campeonato Nacional que disputará frente ao FC Vizela. Antes disso, ainda há jogo de pré-temporada, mas em Inglaterra, no dia 5, diante do Everton FC.