Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Mariana Cabral: "Estamos prontas para dar uma boa resposta diante do FC Famalicão"

Por Sporting CP
09 Ago, 2022

Leoas jogam esta quarta-feira a meia-final da Supertaça

A equipa principal feminina de futebol do Sporting Clube de Portugal joga, esta quarta-feira às 20h15, a meia-final da Supertaça diante do FC Famalicão.

Na antecâmara do importante jogo, Mariana Cabral falou à comunicação social. Na opinião da treinadora, vai ser um encontro com qualidade em ambos os lados do campo, sendo que é o primeiro duelo oficial da temporada.

"O FC Famalicão tem uma equipa com qualidade, reforçou-se também com qualidade, mas sabemos que irá manter as dinâmicas semelhantes às da época passada, com certeza conhecem também as do Sporting CP. Será um jogo com grande qualidade, mas estamos ainda no início da época. É o primeiro jogo oficial, ainda há muito que, de certeza, ambas as equipas precisam de fazer e crescer. Mas será um jogo competitivo, bem jogado e espero que apreciado por muita gente", começou por dizer a treinadora Leonina.

Esta temporada, a Supertaça é discutida a quatro equipas em vez de duas, como o modelo tradicional. Mariana Cabral aproveitou para elogiar o novo modelo por ser mais competitivo.

"Este modelo competitivo, na minha opinião, é bastante positivo. Faz com que tenhamos mais um jogo, portanto quanto mais jogos competitivos tivermos mais evoluímos. Tanto nós como o futebol feminino enquanto modalidade, claro. Tenho é pena que seja muito cedo. 10 de Agosto é muito cedo para se começar uma época. Mas estamos preparadas. Obviamente, ainda falta crescer, no entanto garanto que estamos prontas para dar uma boa resposta diante do FC Famalicão", afirmou.

Sobre o plantel verde e branco, Mariana Cabral vincou o ADN do clube no que à formação diz respeito e garantiu a felicidade que impera na equipa: "As jogadoras querem estar no Sporting CP, sentem-se felizes por estar aqui e isso é essencial para o alto rendimento das atletas. Têm de se sentir felizes, integradas, especialmente as que chegaram agora, porque só assim é que vão dar uma boa resposta. Tivemos reforços de grande qualidade, umas com mais experiência do que outras. E depois a base da equipa é sempre a mesma, que é a base da formação, é o ADN Sporting CP, temos muitas jogadoras que foram formadas nos escalões de formação do Sporting CP. E o balanço entre jogadoras com mais experiência e juventude é a essência do Clube. É isso que temos aqui e é com isso que vamos à luta".

A pressão de vencer existe sempre, ou não fosse o Sporting CP a entrar em campo, mas nunca perdendo a qualidade que esta equipa habituou os adeptos.

"Neste momento, o que nos interessa é estarmos preparadas para sermos um Sporting CP melhor do que fomos na semana passada. É o pensamento que temos e que tivemos nesta pré-época. O que nos interessa é preparar a temporada, o crescimento da equipa, ter estabilidade e fazer evoluir também as jogadoras, especialmente as mais novas. Por outro lado, sendo uma eliminatória, a pressão existe em todos os jogos e quem aqui está, está habituado a querer vencer. Seja em que competição for, todos os jogos são para ganhar", mencionou a treinadora.

Quem também foi porta-voz da equipa do Sporting CP foi Rita Fontemanha. A jogadora Leonina começou por abordar o novo formato da Supertaça.

"Acho que é um modelo competitivo bom, desde que possamos estar presentes. Em relação ao adversário, são difíceis, com qualidade. Deram-nos alguns problemas na temporada passada. É uma equipa que está diferente, entraram algumas jogadoras, saíram outras, tal como na nossa equipa. Mas esperamos um jogo, à semelhança daquilo que tem vindo a ser, um jogo agressivo, intenso e um FC Famalicão difícil", afirmou.

Rita Fontemanha elogiou o ADN verde e branco que corre nas veias do plantel Leonino: "Somos um plantel de muita qualidade, fruto também de ADN Sporting CP. Temos muitas jogadoras da formação, algumas que chegaram de novo e vêm acrescentar qualidade, intensidade e experiência. E é muito disso que é a nossa receita, muita experiência aliada à juventude. É um plantel que está pronto para o que aí vem".

Sobre o adversário, a jogadora não espera facilidades.

"O FC Famalicão é uma equipa muita intensa, que faz muita pressão, tem jogadoras com qualidade. As transições ofensivas são, de facto, o ponto forte da equipa. No entanto, da mesma forma que nos criaram dificuldades no passado, também nós somos uma equipa inteligente e que sabe criar muitas dificuldades aos adversários, organizadas e muito compactas. Vamos tentar transpor para dentro de campo tudo aquilo que temos para dar", disse.

A atleta do Sporting CP vincou ainda como a equipa vai entrar nesta Supertaça: "Entrar com foco total naquilo que é o nosso objectivo e com aquilo que queremos para o jogo. Queremos, naturalmente, passar, mas para isso temos de ser uma equipa intensa, agressiva, compacta, que reaja junta. Uma equipa que está forte em todos os momentos de jogo. Temos o objectivo final de vencer, só isso".

Sobre o apoio do adeptos, este é sempre importante e a atleta verde e branca quer o Estádio Aurélio Pereira cheio: "É o primeiro jogo da época. Faço um apelo aos Sportinguistas para marcarem presença, é uma hora boa para estarem presentes. Pintem o Estádio Aurélio Pereira de verde e branco para nos apoiar porque com eles somos, sem dúvida, mais fortes".

O primeiro jogo oficial da temporada, entre Sporting CP e FC Famalicão, a contar para as meias-finais da Supertaça, tem entrada livre. O encontro está marcado para esta quarta-feira, às 20h15, no Estádio Aurélio Pereira.