Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

O carimbo de qualidade do Leão

Por Juvenal Carvalho
21 Ago, 2025

Que melhor tónico poderia existir para os rapazes de verde e branco que não um estádio quase cheio de Sportinguistas, num ambiente único, a empurrar literalmente a equipa para a vitória, naquela que foi a estreia de 2025/2026 em "casa", e logo num Estádio José Alvalade 2.0, que está bonito, funcional e... sem exagero algum, faz honrar os pergaminhos de uma enorme instituição a caminho dos 120 anos, como a nossa.

E nesta imensa Onda Verde, aquela que tem catapultado os Leões jogo após jogo – primeiro rumo ao "Bi" e porque não sonhar agora com o tão ambicionado "Tri" – os jogadores disseram mais uma vez presente e foi com classe e a provar que sabem o caminho, expressão que chamei para o título da minha anterior crónica, que entraram em campo cientes desse mesmo caminho que terão de percorrer, goleando o FC Arouca por expressivos 6-0.

Nesta exibição brilhante, há ainda a destacar, para além do colectivo muito forte e que está a assimilar na plenitude as ideias do míster Rui Borges, a integração plena dos novos reforços, com Ricardo Mangas e Luis Suárez a bisarem no encontro, a par do genial Francisco Trincão, e a demonstrar mais uma vez a qualidade do nosso scouting, que tem tido uma percentagem de acerto incrivelmente boa. Também os novos reforços Giorgios Vagiannidis, Giorgi Kochorashvili e Alisson Santos entraram em campo e deixaram bons indicadores para o futuro.

Foi um Sporting Clube de Portugal que respirou confiança e que patenteou muita qualidade derivada da marca identitária do seu trabalho, aquele que na noite do passado domingo deixou os Sócios e adeptos confiantes para o que aí vem. E o que aí vem é já no próximo sábado, pelas 18h00, a deslocação à Madeira para defrontar o CD Nacional. Sem sobranceria e consciente de que o adversário não irá facilitar nada e que também tem qualidade, isso não invalida que todos nós estejamos confiantes no regresso da Choupana com os três pontos. 

Os indicadores destes dois jogos são, inequivocamente, os melhores, logo o acreditar na continuidade dos resultados vitoriosos é não só, tão lógica, quanto perfeitamente legítima.

Este Leão, quando tiver os processos todos assimilados estará pronto para lutar pelo objectivo a que se propôs e esse, sem rodeios, porque não nos cabe pensar pequeno, é ganhar o "Tri". Umas vezes de fato de macaco, outras de smoking, derivado da imensa qualidade do nosso grupo de trabalho, contem com um Sporting CP a lutar por esse sonho e, com isso, fazer calar certas "cartilhas". A última teoria, se continuarmos a incomodar outras se seguirão é, e sabemos todos que não é inocente, a de que Luís Suárez é um "piscineiro" à escala de um jogador que representou o nosso rival a Norte. Mas isso é apenas mais uma das inúmeras narrativas dos do costume para nos desestabilizar. Só que, até podemos não ganhar – porque só ganha um e todos nós, até porque naturalmente não somos ingénuos, sabemos bem do poderio dos rivais nessas questões colaterais ao terreno de jogo. Mas mesmo assim terão de nos aturar uma vez mais, isso parece-me um dado perfeitamente adquirido. Até porque, é por demais evidente o carimbo de qualidade deste Leão.

P.S − O andebol tem o primeiro jogo oficial no próximo sábado, em Sines, a contar para a Supertaça. O teste será ante o FC Porto e, claro, obviamente bastante difícil. Mas a confiança na capacidade dos Leões em alcançar o primeiro troféu da época de 2025/2026 é ilimitada. Força, rapazes. Continuem a fazer feliz a enorme Família Leonina.