Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Frederico Ferreira

Mariana Cabral: "Temos de ter uma consistência maior"

Por Sporting CP
02 Fev, 2024

Sporting CP recebe Valadares Gaia FC, sábado, às 15h00, na jornada 13 da Liga BPI

A equipa principal feminina de futebol do Sporting Clube de Portugal recebe este sábado o Valadares Gaia FC para a jornada 13 da Liga BPI, às 15h00 no Estádio Aurélio Pereira, em Alcochete, e no lançamento do jogo, a treinadora Leonina Mariana Cabral, alertou para a necessidade de a equipa verde e branca procurar melhorar todos os dias, desde logo no aspecto que foi a lacuna na jornada anterior: a finalização.  

“O nosso processo de crescimento tem de ser de melhoria contínua, é verdade que temos o melhor ataque da Liga BPI, mas isso não chega quando temos tantas oportunidades de golo que não concretizamos e foi isso que nos aconteceu no último jogo. A eficácia não esteve ao nível que tem sido habitual e a responsabilidade disso é nossa. Temos de ser melhores e foi isso que trabalhámos esta semana, que continuamos a trabalhar todas as semanas e é essencialmente querer em todos os momentos crescer, impor aquilo que nós sabemos fazer melhor, não deixar andar, não deixar passar, saber que para estarmos no topo temos de ser muito consistentes, não podemos ser capazes de fazer o melhor e ao mesmo tempo ser capazes de fazer o pior. Temos de ter uma consistência maior a ter essa capacidade de assumir os jogos desde o início, jogar o primeiro minuto como se fosse o último minuto e sem depender do resultado, do contexto, do campo, se há onze jogadoras atrás da linha da bola ou não. Nós é que temos de assumir o jogo e é com essa mentalidade que vamos para o próximo jogo”, referiu em declarações aos meios de comunicação do Clube.

Mariana Cabral advertiu para a qualidade do Valadares Gaia FC, adversário que traz para o jogo em Alcochete várias credenciais que fazem adivinhar um opositor de nível.

“O Valadares Gaia FC tem uma excelente equipa e reforçou-se também com jogadoras de qualidade, tem um treinador que sabe organizar muito bem a sua equipa. O Valadares Gaia FC é uma equipa muito organizada, em particular defensivamente. Temos de ter muita atenção nos espaços que vamos querer abrir e que vamos querer aproveitar, sabendo que vai ser um jogo muito competitivo, é uma equipa que tem feito um bom campeonato, que ganhou na última jornada ao SC Braga, portanto acho que isso demonstra a qualidade que têm e também nos ganhou a nós na 1.ª volta como sabemos e por isso queremos nesta segunda volta sermos nós a ganhar e particularmente voltarmos às vitórias aqui em casa, que é um sítio em que temos de dominar, assumir o jogo e temos de querer ganhar”.

Consistência é uma ideia forte de Mariana Cabral, que pretende ver a equipa Leonina ter regularidade nivelada bem por cima.

“Continuamos a crescer, o processo não é linear e não é sempre tão bom quanto nós gostaríamos que fosse. As subidas e descidas fazem parte do contexto, das semanas, de tudo o que temos à volta, agora a nossa capacidade de estarmos ligadas ao processo, de estarmos ligadas ao jogo, de termos sempre a mentalidade competitiva que precisamos de ter, isso sim, tem de ser inegociável, precisamos sempre de ter essa atitude e é nisso que nos vamos focar agora, porque nós temos a qualidade técnica, a qualidade táctica, temos a capacidade de marcar golos, como sabemos e de fazer o melhor. Temos de ter essa capacidade para o fazer de forma mais regular e manter sempre essa atitude e essa mentalidade para conseguimos ser ainda melhores”.

Mariana Cabral deixou ainda elogios a Brittany Raphino, a mais recente reforço da equipa Leonina. “A Brittany é uma excelente jogadora, que já seguíamos há algum tempo e que chegou agora. Está numa forma um bocadinho diferente das restantes jogadoras. Estava parada desde Novembro e precisa de algum tempo para assumir o ritmo competitivo indicado, mas é uma avançada de muita qualidade era alguém que já tínhamos identificado como um potencial de melhoria na equipa. Ela vem trazer-nos muita qualidade tanto em termos de ruptura, como de apoio e é uma jogadora com uma mentalidade competitiva muito importante para nós. Recebemos a Brittany muito bem e ficamos muito contentes por tê-la connosco”.

A média Joana Martins fez também a antevisão ao jogo da 13.ª jornada, com o desejo de corrigir o resultado menos conseguida na jornada anterior: “Não estamos contentes com o jogo e o resultado da jornada anterior [empate a zero frente ao Lank FC Vilaverdense], claramente tivemos o domínio, mas isso não chega, temos de ser eficazes, temos de marcar golos, porque no futebol nem sempre ganha quem tem mais posse de bola e se não marcarmos golos, não vale de nada termos mais posse de bola. Era um campo difícil, sabíamos o que íamos encontrar, não conseguimos marcar golo e estamos tristes com o resultado, mas agora é pensar no jogo seguinte, que é isso que mais importa neste momento”, disse aos meios de comunicação do Clube.

Valadares Gaia FC, adversário que o Sporting CP enfrenta este sábado, venceu as Leoas no jogo da primeira volta e o objectivo é mostrar que o jogo no norte do país foi um acidente de percurso, com a evolução a finalizar como incidência nos treinos para implementar nos jogos. “O jogo com o Valadares Gaia FC foi a nossa única derrota, também foi um jogo em que criámos muitas oportunidades e não conseguimos concretizar e vindo de um jogo [Lank FC Vilaverdense] em que isso voltou a acontecer, como é óbvio trabalhámos isso [finalização] durante toda a semana e estamos focadas em marcar golos em todas as oportunidades que tenhamos, que é isso que nos faz ganhar os jogos”.

Envolvida em todas as frentes e com reais possibilidades de conquistar três competições, a média deixou uma mensagem de confiança. “Não podemos só olhar para os pontos menos positivos, também temos de olhar para as coisas boas que temos vindo a fazer, a verdade é que tem sido uma boa época para nós e é continuar assim, entrando focadas no jogo”.

Por fim, Joana Martins falou da integração da reforço, Brittany Raphino. “Tem sido uma integração boa, todas as novas jogadorast entamos integrá-las da melhor maneira e acho que ela se sente sente bem, já lhe perguntámos e ela sente-se bem, por isso acho que vai ajudar a equipa, com certeza”.