Nova vitória robusta e pela via rápida na Liga Revelação
15 Ago, 2025
Sub-23 voltaram a resolver tudo na primeira parte (3-0)
Estreia em casa também com ‘pressa’ para vencer. A equipa sub-23 de futebol do Sporting Clube de Portugal recebeu e bateu o Portimonense SC por 3-0, esta sexta-feira à noite, na partida da segunda jornada da série B da Liga Revelação.
A jogar pela primeira vez no Estádio Aurélio Pereira em 2025/2026, a formação verde e branca confirmou os excelentes indicadores da estreia e outra vez com golos em ‘rajada’ construiu rapidamente um triunfo incontestável. Com um autogolo algarvio pelo meio, o central Daniel Ciesielski ‘bisou’ e o 3-0 final ficou desenhado logo na primeira parte.
Para enfrentar um Portimonense SC que já se tinha estreado com uma derrota dura (1-4 SCU Torreense), os jovens Leões de Filipe Neto entraram com apenas uma mudança no ‘onze’ que vencera o CF Estrela da Amadora (1-3): Chris Grombahi assumiu o lugar de Sérgio Matos no ataque.
O jogo até arrancou dividido, sobretudo em aproximações às balizas adversárias: Diogo Cabral, ex-Leão ao serviço do Portimonense SC, ensaiou o primeiro remate enquadrado e, pouco depois, a resposta verde e branca chegou por Chris Grombahi, que num remate cruzado atirou ligeiramente ao lado do poste, e por Diogo Martins, que de cabeça obrigou o guardião Tomás Prost a aplicar-se.
Espicaçados, cresceram os jovens Leões e não tardaram a afinar a pontaria para dar um golpe no duelo tão rápido como vigoroso: um intervalo de dois minutos, entre os 24’ e os 26’, bastou para fazer não um, mas dois golos. Num ‘abrir e fechar de olhos’, o central Daniel Ciesielski correspondeu a um canto de Rayhan Momade com um cabeceamento certeiro ao segundo poste e, a seguir, Daniel Costa subiu no corredor direito para cruzar e ver como um corte defeituoso de um adversário colocou a bola na sua própria baliza.
De repente, 2-0 no marcador, e o terceiro só não chegou também de imediato porque Micael Sanhá, depois de fazer tudo bem, rematou à figura de Tomás Prost.
Mas 3-0 foi mesmo o marcador fixado ao intervalo - tal como na jornada anterior - graças a Ciesielski, que na compensação da primeira parte repetiu a fórmula do 1-0 para ‘bisar’: Momade cobrou de novo um canto da esquerda e o defesa polaco de apenas 17 anos voltou a aparecer da melhor forma ao segundo poste. Por esta altura, já Konstantin Nikitenko entrara para o lugar de Diogo Martins, forçado a sair.
Apesar de ter acusado muito os golos sofridos, o Portimonense SC ainda beneficiou de um penálti, antes da hora de jogo, para poder reentrar na discussão do resultado, mas ficou tudo na mesma, porque o guarda-redes Diogo Clara brilhou ao defender a cobrança de João Casimiro, capitão dos algarvios.
E os visitantes já não foram capazes de mostrar quaisquer argumentos para inverter o rumo dos acontecimentos. Com o jogo e, sobretudo, o resultado sob o controlo do Sporting CP, o resto do segundo tempo disputou-se num ritmo muito baixo e longe das duas balizas. O lance mais perigoso foi protagonizado, ainda assim, pelo recém-entrado Paulo Iago, com um pontapé de fora da área que não passou longe do poste, porém o 3-0 estava para ficar.
Novamente com o trabalho feito desde os primeiros 45 minutos, os jovens Leões somaram a segunda vitória e os respectivos seis pontos em dois jogos. Segue-se, na próxima jornada, o dérbi em casa do SL Benfica.
Sporting CP: Diogo Clara [GR], Daniel Costa (Winilson Lopes, 55’), Daniel Ciesielski (Miguel Alves, 66’), Afonso Lee (Atanásio Cunha, 79’), Rayhan Momade (Denilson Santos, 55’), Guilherme Santos [C], Rafael Camacho (Paulo Iago, 79’), Sandro Nascimento, Chris Grombahi, Micael Sanhá, Diogo Martins (Konstantin Nikitenko, 43’)