José João: "Fica a imagem de uma equipa que está a crescer"
15 Ago, 2025
Reacção do técnico e de Duarte Rosa à vitória em sub-19
Após a primeira vitória na nova época (1-0 frente ao CF 'Os Belenenses'), José João, treinador da equipa sub-19 de futebol do Sporting CP, fez o rescaldo da partida em declarações aos meios de comunicação Leoninos.
"Há situações que são inegociáveis, como a atitude competitiva, a vontade e a determinação, e o que se pôde ver hoje da nossa equipa foi muito isso. Não tivemos o brilhantismo com bola que gosto, e vamos à procura disso, mas a base esteve lá", começou por destacar, considerando que este foi um jogo "oscilante".
"Começamos muito bem, depois o CF 'Os Belenenses' equilibra o jogo, mas já no fim da primeira parte voltamos a estar por cima, com dinâmicas nos corredores e o golo nasce a partir daí. Creio que já se justificava. Na segunda parte pedimos para manter o nível de intensidade, mas houve pouco 'jogo jogado', muitas quebras, o que também faz parte do início do Campeonato", resumiu o técnico, fazendo questão de realçar que "fica a imagem de uma equipa que está a crescer".
E uma prova disso, considerou José João, foi também a forma como os jovens Leões lidaram com a expulsão do capitão Cristiano Palamarchuk na recta final do jogo. "Treinamos isto e vai sempre à parte da superação, entrega e entreajuda da equipa. Estivemos fantásticos nesse aspecto, portanto muito feliz pelo crescimento em termos de atitude competitiva".
Já quanto à margem de melhoria naturalmente ainda existente, o treinador dos juniores apontou que falta "trabalhar mais para ter mais qualidade com bola".
De seguida, Duarte Rosa também abordou o triunfo caseiro, no qual apontou o golo da vitória e, ao mesmo tempo, o seu primeiro de Leão ao peito. "É um sentimento inexplicável e espero que seja o primeiro de muitos", referiu antes de fazer a leitura do encontro.
"Sabíamos que ia ser um jogo difícil e queríamos dar uma resposta ao jogo anterior. Entramos bem, depois o adversário conseguiu reequilibrar, mas no fim da primeira parte consegui fazer o golo. Estou feliz por ajudar a equipa, mas o mais importante foram os três pontos e o compromisso que tivemos do primeiro ao último minuto", destacou o jovem lateral esquerdo, acrescentando: "É esta mentalidade que queremos até ao fim do Campeonato".