Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Lorvão

Escalões de formação regressam ao Pólo EUL

Por Sporting CP
02 Set, 2021

​Jovens promessas voltaram a pisar o relvado um ano e meio depois

Arrancou na segunda-feira a temporada 2021/2022 para o futebol de formação no Pólo EUL. No regresso dos treinos presenciais na sua totalidade um ano e meio depois, mais de 150 jovens – cerca de 300 em todo o país - dos sub-6 aos sub-13 puderam voltar a trabalhar com bola e em conjunto, um momento há muito aguardado tanto pelos jogadores como pelos responsáveis Leoninos.  

“Este regresso veio reforçar o mais importante: é aqui que começa o sonho. Atrás do Pólo EUL temos o Estádio José Alvalade, é para ali que estes jovens olham e ambicionam chegar. Para eles é um privilégio estar cá, treinam de acordo com os nossos métodos e alimentam o sonho no dia-a-dia. (…) Acima de tudo, temos de dar passos firmes, potenciar os aspectos em que eles já são muito bons e minimizar as suas lacunas, ajudando-os sempre a serem melhores”, começou por dizer Diogo Teixeira, director técnico do Pólo EUL, em declarações à Sporting TV.

“Sabemos que há miúdos que vão reagir de forma adversa a este regresso porque estiveram um ano e meio sem conviver e outros que estiveram muito tempo no conforto das suas famílias. Cabe-nos tentar encontrar as melhores estratégias para ajudar a lidar com novos momentos de emoção, tanto positivos como negativos. Temos de ser nós a criar contextos nos treinos para colocá-los em situações adversas e ajudá-los a saber lidar com isso”, considerou, garantindo em seguida que “o grande objectivo passa por estimular os atletas”. “Olhamos para todo este processo numa perspectiva de englobar, educar, formar e fazer crescer”, vincou.

Tiago Almeida, técnico dos sub-9 e coordenador dos traquinas e dos petizes que vai para a sexta temporada no Pólo EUL, frisou que “é bom voltar a fazer aquilo de que mais se gosta”.

“Estivemos algum tempo limitados no que diz respeito aos treinos e aos jogos, mas esperemos que esta época tudo seja normal para podermos desenvolver as capacidades destes jogadores tendo em vista o futuro”, referiu, mostrando-se entusiasmado por voltar a estar em contacto com os jovens. “Vamos ver o que eles têm para dar e o que lhes podemos oferecer. Todo o trabalho desenvolvido no Pólo EUL visa transmitir os valores do Sporting CP e o ADN do Clube, ou seja, toda a garra, ambição e querer que isso implica”, atirou, definindo quais os objectivos.

“Formar bons seres humanos é o mais importante. Tudo o que queremos é transmitir valores que podem ajudá-los não só a nível desportivo, mas também em termos pessoais. Se algum dia se lembrarem de algum momento que passaram aqui com alguém da estrutura, seja com quem for, e isso ajudar a resolver um problema, é uma vitória para o Sporting CP”, lembrou.

Mateus Martins, jogador que integra a equipa sub-13, admitiu que “regressar ao Pólo EUL é muito especial” depois de tanto tempo sem poder pisar o relvado e tocar na bola. 

“Estivemos praticamente um ano e meio parados. Voltar a ver os meus colegas e a equipa técnica é muito bom. Ainda assim, nada mudou, sempre fomos e continuamos a ser uma família muito forte e unida”, garantiu, antes de recordar as dificuldades trazidas pela pandemia de COVID-19. “Foi muito complicado porque só treinávamos por videoconferência. Agora que estamos de regresso, queremos apenas treinar e jogar futebol”, assegurou.