Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Sérgio Martins

Leoas já trabalham no Pavilhão João Rocha

Por Sporting CP
22 Ago, 2025

Primeiros passos em 2025/2026 já com caras novas integradas

A equipa feminina de voleibol do Sporting Clube de Portugal já está com os trabalhos de pré-época em curso, no Pavilhão João Rocha, novamente sob as ordens do técnico Rui Pedro Silva.

E tem sido entre várias caras conhecidas, mas também algumas novas que a fase de preparação para 2025/2026 tem dado os seus primeiros passos, depois de cumpridos os exames médicos. Daniela Loureiro, Özge Kinasts, Jéssica Miranda, Maria Carlos Marques, Amanda Cavalcanti - ainda ausente após compromissos internacionais - e Leslie Tagle renovaram os seus contratos e transitam para esta nova temporada, enquanto Ingrid Felix (zona 4), Kanna Hanazawa (distribuidora), Ana Clara Nunes (central) e Tainá Alessandra (zona 4) são as contratações já apresentadas.

E ainda que em plena fase de integração das novas ‘peças’, o treinador Rui Pedro Silva mostrou-se desde logo "muito satisfeito com a dinâmica do grupo", afirmou à margem de mais um treino na casa das modalidades. "Nos primeiros momentos, tivemos a preocupação de ajudá-las [as novas jogadoras] na adaptação à cidade, ao Clube, às colegas e às cargas de treino. Estamos a ficar com um grupo, à semelhança do ano passado, com grande espírito de equipa", sublinhou.

"Conseguimos manter uma base importante de seis jogadoras e reforçamo-nos em aspectos do jogo em que tivemos fragilidades na última época. O grau de exigência e a competitividade vão estar presentes, tal como as 'dores de cabeça' para o treinador, e ainda bem", enalteceu também Rui Pedro Silva, convencido desde já com a amostra das novas contratações. "Estão dentro daquilo que avaliamos para tornar a equipa mais forte este ano", acrescentou.

Embora ainda seja um momento muito embrionário em 2025/2026, o treinador das Leoas já apontou com confiança - e sem esquecer as aprendizagens do passado - à nova temporada, embora ciente da competitividade a enfrentar nas várias provas. E desta feita, como novidade, há a participação na CEV Volleyball Cup.

"Vencemos a Taça de Portugal, mas tivemos o sabor amargo de perder o quinto jogo [da meia-final da Liga] no Pavilhão João Rocha. Custou-nos muito, foi muito duro. A Liga é cada vez mais desafiante, sabemos que há grandes projectos e que estão a investir muito forte. Nós estamos a tentar acompanhar e com certeza que estaremos na luta pelos títulos", garantiu.

Para a capitã Daniela Loureiro, que também prestou declarações aos meios de comunicação Leoninos, “é fantástico estar de volta”.

"Temos várias caras novas e [este início dos trabalhos] tem sido óptimo, não só para nos conhecermos a nível de balneário mas também pelos primeiros toques na bola. Estamos a começar, com um grupo novo, numa nova história e queremos rapidamente que a equipa fique unida", traçou. E, para isso, só há uma receita possível: "Trabalho, trabalho, trabalho".

Até porque a temporada das Leoas começa logo com um título em jogo, lembrou. "Agora, queremos voltar o melhor possível à nossa forma física para, depois, conquistar títulos. Temos a Supertaça, queremos começar por aí, e depois arrancar com o campeonato", projectou a experiente líbero de 38 anos que, a nível pessoal, encara a oitava época consecutiva de verde e branco.

"Fiquei felicíssima pela renovação. Sinto-me completamente em casa, aqui, e os adeptos também fazem por isso. Estou muito contente com a nossa equipa e acredito que vai ser um ano incrível", atirou Daniela Loureiro antes de se dirigir directamente aos Sportinguistas: "Contamos com o vosso apoio durante a época".

Uma das caras novas para 2025/2026 é Tainá Alessandra, que já conhece a realidade nacional por ter representado o GC Vilacondense. Já sobe os primeiros dias de Leão ao peito, a zona 4 brasileira não escondeu que “está a ser muito bom”, revelou.

"Acho que todas as jogadoras novas estão a ser muito bem acolhidas. Estamos a conhecer-nos e a criar uma boa condição física para começar bem", realçou, salientando que os treinos estão “a ser ‘puxados’”, mas o grupo “está a dar o máximo”.

"Estou a gostar muito dos treinos e da forma de trabalhar do treinador. Acredito que ainda temos muito para evoluir e vamos fazê-lo", acrescentou Tainá Alessandra, que só pensa em "dar o melhor e conseguir o maior número de vitórias possível" assim que a nova época arrancar.

Até lá, o trabalho no Pavilhão João Rocha continua.