Rui Borges: "Estaremos preparados"
22 Ago, 2025
Técnico verde e branco antecipou partida com o CD Nacional
Rui Borges fez esta sexta-feira a antevisão à deslocação da equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal à Ilha da Madeira, onde, no sábado, os Leões defrontam o CD Nacional no Estádio da Madeira, a partir das 18h00.
O treinador reconheceu as qualidades do adversário, falou sobre a situação clínica dos lesionados e sobre a integração dos reforços nas dinâmicas de jogo. Rui Borges abordou ainda os rumores de mercado, sublinhando que todo o grupo “está focado” no Sporting CP.
Análise ao CD Nacional
[Na última jornada, o adversário garantiu um empate com menos um jogador, o que] "acaba por ser motivador para o seu crescimento e crença. Estão em fase de adaptação, à procura de ganhar cada vez mais consistência na ideia de jogo. Do onze base da última temporada saíram cinco ou seis jogadores e estão à procura da melhor dinâmica.
Apesar de tudo, são bastante difíceis em casa. Já lá estive e sei de antemão o que é jogar na Choupana. Será sempre difícil. Pelo aspecto climatérico, que não sabemos o que pode acontecer, pela humidade, pelo calor... Temos de estar preparados para aquilo que controlamos.
No ano passado, o CD Nacional foi a sexta ou sétima equipa com mais remates enquadrados. São muito objectivos e verticais e vão estar supermotivados para defrontar o campeão nacional. Só por isso, qualquer equipa estará motivada, mas nós também estaremos preparados.”
Rumores sobre Conrad Harder
“O Sporting CP é um Clube grande, tem departamentos muito capazes, está sempre preparado para as exigências do dia-a-dia e precavido para qualquer saída. Qualquer uma. Fizemos uma belíssima época e é natural que venham à procura dos nossos jogadores a qualquer momento.
Mas, como já antes disse, existem cláusulas. Se alguém chegar, as bater e o jogador quiser ir, não podemos fazer nada senão ser proactivos para antecipar essas situações.
Estamos precavidos para qualquer saída. O meu trabalho, mais do que focar-me no mercado, é prepará-los para o jogo. Trabalho num grande Clube e se me fosse focar no mercado não treinava.
O Harder está convocado para o jogo de amanhã e é solução, dependerá do treinador. Todos querem ser titulares, é algo natural. Tem trabalhado muito bem, trabalha para jogar cada vez mais, é esperar para ver a decisão do treinador.”
Rumores sobre Morten Hjulmand
“É natural que se fale dele também, mas está focado em tudo aquilo que é o Sporting CP. Tem crescido imenso, é muito importante para a nossa dinâmica, é o nosso capitão e líder, está convocado para amanhã e fará certamente mais um bom jogo.
No treino, nenhum jogador demonstra estar afectado [com os rumores]. A resposta diária de todos os jogadores tem sido dentro do expectável: demonstram estar ligados ao treino, ao jogo e ao Clube. Estão felizes, como sempre os senti, e são uma verdadeira família."
Situação dos jogadores lesionados
“Estamos em contra-relógio para saber quando e se podemos contar com o [Ousmane] Diomande e o Maxi [Araújo], queremos tê-los para as próximas jornadas, mas não posso dizer com exactidão quando é que regressam.”
Bolas paradas ofensivas
“Há vários jogadores que em termos técnicos têm capacidade para dar resposta aos esquemas de bolas paradas, sejam eles quais forem.
O Pedro Gonçalves, o [Francisco] Trincão, o Zeno [Debast]... Depende da batida, dos momentos, da inspiração, que contam muito, e dos espaços do terreno. Mas os nossos jogadores são grandes jogadores e capazes de dar resposta em todos os momentos, sejam eles de bola parada ou não”.
Oportunidade a Rayan Lucas
“O Rayan é jogador da equipa B. É um miúdo no qual vemos muito potencial e que acreditamos ser um jogador mais maduro e por isso capaz, apesar da sua tenra idade, de ajudar os miúdos que cá estão. É um jogador de selecção que deverá estar no Mundial de sub-20 pelo Brasil. É um miúdo que gosta de ouvir e de aprender e que trabalha muito bem, mas que está em adaptação à exigência do futebol europeu e do Sporting CP.
Treina a maior parte do tempo connosco e tem dado boa resposta. Apesar de novo, tem uma maturidade diferente, é muito humilde e acredito que no futuro poderá ser importante no contexto de equipa A, mas veio para ajudar a equipa B. A ideia é conseguirmos nós ajudá-lo também a tornar-se um jogador de equipa A. Tanto ele, como qualquer outro, como se viu na última época.”
Integração dos reforços em competição e situação de Vagiannidis
“Têm dado todos uma resposta para ser titulares. O [Giorgios] Vagiannidis está em crescimento, vejo-o feliz pela sua nova realidade, saiu do seu habitat, onde estava confortável, e adaptou-se muito bem, apesar de alguma timidez que ainda se nota, até em campo. Está a tentar entrar a 100% nas dinâmicas e a ganhar conhecimento dos colegas, mas está preparado para qualquer decisão do mister. Todos vão ser titulares mais jogo menos jogo: hoje uns, amanhã outros.
Entrou ao intervalo porque o Iván [Fresneda] já estava amarelado, mas têm os dois dado uma resposta muito boa e são dois jogadores que estão preparados para ser titulares a qualquer momento.”