Ricardo Costa: "Estamos preparados para tudo"
22 Ago, 2025
Andebol defronta FC Porto na Supertaça deste sábado
A equipa de andebol do Sporting Clube de Portugal vai arrancar oficialmente 2025/2026 às 16h15 deste sábado, defrontando o FC Porto na Supertaça que vai ter lugar no Pavilhão Multiusos de Sines.
Os Leões, Bicampeões Nacionais e vencedores das quatro últimas edições da Taça de Portugal e das Supertaças de 2023 e 2024, vão ter pela frente um rival com vontade de quebrar a hegemonia verde e branca, mas Ricardo Costa está ciente dos obstáculos que vai ter pela frente.
"Iniciamos o ciclo de competição a sério. Tivemos, em França, dois jogos de importantes na nossa preparação e deu para ver e estar perto da ideia do FC Porto, que se mantém. O Magnus [Andersson] continua à frente da equipa, mas com um perfil defensivo diferente e outros jogadores. Do nosso lado, acho que fizemos uma boa preparação com vários desafios. Encaramos esta Supertaça como o início de um ano importante. Queremos deixar para trás tudo o que temos vindo a fazer bem, não vamos conseguir ganhar se tivermos só por base o que já vencemos. É certo que ganhámos as duas últimas [Supertaças], mas para ganhar a terceira temos de fazer muito mais porque o FC Porto quer voltar a ganhar de certeza", disse o treinador aos meios de comunicação Leoninos na antevisão.
Ricardo Costa reforçou que espera "um FC Porto que quer vencer mais do que nunca", lembrando que o grupo "tem de estar preparado para isso": "Do que fomos vendo, é um FC Porto forte que foi buscar um lateral-direito [Linus Persson], uma posição onde tinha dificuldade até agora. Tem um jogador de nível internacional. Foi buscar referências defensivas, gente forte e alta como o Jesús Vergara ou o Timmy [Petit]. Do nosso lado, o mais importante é o que podemos e queremos fazer sem estarmos tão focados no FC Porto. São uma equipa forte e querem, mais do que nunca, vencer, mas nós também temos de voltar a querer vencer".
Sobre o 7x6, arma que tem sido imagem de marca do FC Porto nas últimas temporadas, o técnico Sportinguista acredita que os dragões têm "utilizado cada vez menos essa ferramenta ao longo do tempo". "Os jogos de preparação foram úteis para nos lembrarmos que essa vertente defensiva da nossa parte era importante, mas acredito que o FC Porto é certamente muito mais do que isso. Os jogadores que chegaram não estão habituados a esse sistema de jogo e querem ser muito fortes no 6x6. Estamos preparados para tudo e olhamos mais para nós do que para os outros", frisou.