Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Isabel Silva

Triunfo vale subida ao segundo lugar

Por Sporting CP
07 Jun, 2023

​Sub-17 batem GD Estoril Praia com hat-trick de Diogo Martins (4-1)

A equipa sub-17 de futebol do Sporting Clube de Portugal recebeu e venceu o GD Estoril Praia por 4-1, esta quarta-feira, num jogo em atraso da 11.ª jornada da fase de apuramento de campeão do Campeonato Nacional. Com este triunfo, os Leões sobem ao segundo lugar da tabela e ficam a apenas três pontos do líder SL Benfica, quando faltam disputar mais duas rondas.

A turma liderada por José João entrou a todo o gás na partida e aos 12 minutos já vencia por 2-0 em Alcochete, com um bis de Diogo Martins. Logo aos 3’, o avançado de 16 anos abriu o placard de cabeça, na resposta a um excelente cruzamento de Eduardo Felicíssimo, e aos 12’ repetiu a dose, ao desviar um remate de Ivanildo Mendes e facturar pelo terceiro encontro consecutivo.  

Numa primeira parte de sentido único, o conjunto verde e branco assumiu o controlo e jogou sempre no meio-campo adversário, quase não permitindo que os visitantes tivessem bola. João Simões ficou perto de aumentar para 3-0, num erro da defesa canarinha, no entanto acabou por ser o GD Estoril Praia a ter a melhor oportunidade para marcar, num livre directo em que o esférico acertou na barra e, após a recarga, Francisco Machado cortou em cima da linha de golo.

Nos últimos dez minutos da primeira parte, o Sporting CP intensificou a pressão sobre a baliza rival e as ocasiões de golo sucederam-se. Primeiro por Ivanildo Mendes, que obrigou o guarda-redes a aplicar-se e a desviar para canto um livre directo, e depois em dois cabeceamentos perigosos, um de Diogo Martins que passou perto do poste, e outro de Mamadu Queta por cima.

No regresso dos balneários, os Leões voltaram a marcar muito cedo. Com apenas cinco minutos decorridos, João Infante entrou na área com a bola controlada e, na cara do guarda-redes, desviou certeiro mas com pouca força, vendo Diogo Martins aparecer a encostar perante a aproximação de um defesa e atingir o hat-trick (o seu segundo neste apuramento de campeão).  

José João mexeu depois pela primeira vez na equipa, lançando Telmo Coimbra para o lugar de Geovany Quenda, e mesmo com o resultado em 3-0 o domínio verde e branco manteve-se e a vantagem podia ter sido dilatada. Mamadu Queta viu o guardião negar-lhe um grande golo com uma defesa monumental, e logo a seguir voltou a ficar perto mas atirou ligeiramente por cima.

Já com Gabriel Silva, Manuel Kissanga, Denilson Santos e João Rodrigues também dentro das quatro linhas, os últimos minutos foram de menor intensidade, mas tiveram mais dois golos. O GD Estoril Praia encurtou para 3-1 numa das raras situações que criou, aos 87 minutos, mas Telmo Coimbra ripostou com o 4-1 já nos descontos, fechando o marcador com um tiro em arco.

Os Leões, que com este resultado passam a ter o segundo melhor ataque do apuramento de campeão com 48 golos, voltam a jogar este domingo, 11 de Junho, em casa com o SCU Torreense.

Sporting CP: Tiago Leitão [GR], Konstantin Nikitenko [C], Francisco Machado, Rafael Mota, Mamadu Queta (João Rodrigues, 77’), Eduardo Felicíssimo, João Infante (Denilson Santos, 77’), Ivanildo Mendes (Manuel Kissanga, 70’), Diogo Martins (Gabriel Silva, 70’), João Simões e Geovany Quenda (Telmo Coimbra, 60’).