Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Mário Vasa

Formação de regresso ao Pólo EUL

Por Sporting CP
19 Abr, 2021

Primeiro treino presencial em mais de três meses

Mais de três meses depois da última vez, a formação de futebol do Sporting Clube de Portugal regressou, esta segunda-feira, aos treinos no Pólo EUL. Autorizadas pelas autoridades, centenas de crianças e adolescentes voltaram a ter treinos presenciais de Leão ao peito.

Após o confinamento que obrigou, mais uma vez, à interrupção dos treinos, esta segunda-feira ficou marcada pelo regresso do desporto de formação em praticamente todo o país. No Pólo EUL (Estádio Universitário de Lisboa), a formação de futebol masculino, até aos sub-13, e feminino, até à equipa B, do Sporting CP deixou os treinos por videochamada para voltar aos relvados.

Os atletas realizaram todos testes COVID-19 antes de integrarem os treinos de cada escalão, com os resultados a serem todos negativos. À entrada para os campos, foi também medida e registada a temperatura corporal e as mãos foram desinfectadas. Os balneários não foram, e não vão ser no futuro próximo, utilizados, com os jovens atletas a chegarem ao Pólo EUL já com os respectivos equipamentos vestidos.

Diogo Teixeira, coordenador técnico do Pólo EUL, explicou que o regresso "foi uma logística gigante". "É óbvio que todos estes procedimentos tiveram de ser bem preparados. Basta pensar que, para uma criança que esteve tantos meses confinada sem fazer aquilo que mais gosta, as emoções estariam ao rubro no dia de hoje. Comprovou-se. Os adultos não fugiram à regra", começou por dizer aos meios de comunicação do Sporting CP. "Há que tentar evitar excesso de atletas por espaço e ajustar o conteúdo ao momento. Não queremos privar as crianças de fazerem o que mais gostam, mas há que limitar algumas situações", continuou.

O dirigente congratulou depois todos os envolvidos pelo trabalho realizado nos meses em que os treinos presenciais não foram uma realidade.

"Tenho de dar os parabéns a toda a estrutura, desde o corpo directivo ao coordenativo e passando pelo corpo docente, mas especialmente a estes jovens e aos encarregados de educação. Este processo foi super criativo, mas com muitos contratempos. Estar atrás de um ecrã não é o que os miúdos e os treinadores pretendem e interfere com a logística familiar. Há que dar os parabéns a todos", frisou.

Por fim, Diogo Teixeira falou sobre os próximos tempos a treinar neste contexto pandémico.

"Temos de ter a percepção de que as incertezas interferem com o nosso planeamento. Há que ter os cuidados a que a situação nos obriga e ir gradualmente aumentando a complexidade e os contactos. Não podemos transformar os jovens em pequenas máquinas. (...) Temos de ir passo a passo e não forçar nada porque se o fizermos podemos ter contratempos e não queremos isso. Temos de nos focar naquilo que controlamos. Com tantas incertezas, não vale a pena estar a pensar nelas. Há que tentar crescer na realidade do treino, de um possível jogo daqui a algum tempo. Acima de tudo, há que criar situações dinâmicas, apelativas e competitivas que promovam o gosto pelo desporto e pelo futebol", concluiu.