Resposta de Campeão na Luz
02 Nov, 2025
Leão demolidor aplicou um 0-3 ao SL Benfica
A equipa masculina de voleibol do Sporting Clube de Portugal deslocou-se à Luz, este domingo à noite, para derrotar o SL Benfica por 0-3 (19-25; 18-25; 24-26) no jogo de cartaz da terceira jornada da primeira fase da Liga.
Desta forma, os Leões de João Coelho rubricaram uma jornada dupla perfeita neste fim-de-semana – composta também pelo anterior 3-0 sobre o Vitória SC – para superar da melhor maneira o deslize inaugural em casa do Leixões SC (3-2).
Fruto disso, no dérbi a margem de manobra era mais reduzida do lado verde e branco, enquanto as águias contavam por vitórias os seus primeiros dois jogos na Liga. Uma pressão que, no entanto, não pesou aos Campeões Nacionais na Luz e terminaram a jornada no segundo lugar (sete pontos), ultrapassando o rival (seis pontos) e a apenas dois da liderança da ainda invicta AA São Mamede.
No arranque do dérbi, o SL Benfica conseguiu minimizar os erros e foi a primeira equipa a conseguir desfazer o equilíbrio, ganhando uma série de vantagens de três pontos (8-5, 10-7, 11-8 e 12-9), embora sem conseguir fugir verdadeiramente dos Leões, que melhoraram progressivamente as suas ligações e o ataque (13-13 e 16-16).

Aliás, nesta fase, só algumas falhas consecutivas no serviço adiaram que o Sporting CP saltasse logo para a frente do marcador, o que, no entanto, se tornou inevitável dado o crescimento verde e branco na fase decisiva do set. A inteligência do experiente Sergey Grankin abriu a ‘porta’ da vantagem com o 18-19 e, sobretudo, a potência de Edson Valencia a servir fez o resto, ‘embalando’ os Leões para um promissor 18-24 que Jonas Aguenier, a seguir, concluiu com o 19-25 e o respectivo 0-1 na partida.
Um início muito afirmativo na Luz, mas que teve de continuar a ser construído ‘a pulso’ no segundo set. Os reforços Lourenço Martins e Jan Pokeršnik destacaram-se na réplica inicial verde e branca que levou a uma toada de margens curtas e empates sucessivos no marcador. E deste ‘forcing’ saiu por cima, também, o Sporting CP, que se mostrou implacável no ataque daqui em diante.
Depois de encadearem várias vantagens de dois pontos (16-18, 17-19 e 18-20), os Campeões Nacionais cimentaram a sua posição novamente – e em definitivo – na recta final do parcial e não permitiram mais nada ao SL Benfica. Desta vez, foi a capacidade de Lourenço Martins a causar (muitos) estragos para chegar de rompante ao 18-25 que deixou os Leões, de imediato, com a vitória final a um set de distância.

Foi então que a vertente emocional se acentuou no dérbi e o Sporting CP – com a confiança em altas – soube aproveitar isso a seu favor, começando a mandar cedo no terceiro parcial (5-8 e 8-11) – destaque para um ás de Kelton Tavares. Ainda assim, as águias aguentaram a pressão e reequilibraram o jogo a partir do 12-12 para uma fase de tensão total.
Férrea, a igualdade prolongou-se, a par e passo, até à fase de todas as decisões (24-24), onde os Campeões Nacionais voltaram a não tremer. Lourenço Martins manteve-se a um nível elevado – acabou como o mais pontuador (15) – mas foi Kelton Tavares a brilhar para fechar o dérbi em beleza. Com um ponto e um bloco, o central internacional português sentenciou a vitória e fez ‘explodir’ a bancada Sportinguista que se fez ouvir durante todo o jogo.
Mais uma vez, o dérbi e a Luz voltaram a ser conquistados pelos Leões de João Coelho. Os últimos cinco embates entre os dois rivais acabaram sempre pintados de verde e branco - três na Luz, um no Pavilhão João Rocha e outro, o mais recente, em Loulé para a Supertaça.
Corrigido, assim, o rumo neste arranque de Liga, o Sporting CP regressa a casa na próxima jornada para receber o recém-promovido GC Santo Tirso.
Sporting CP: Jan Galabov, Marx Aru, Sergey Grankin (3), Kelton Tavares (8), Edson Valencia (12), Gonçalo Sousa [L], Pedro Abecasis, Tiago Barth [C], Jonas Aguenier (9), Jan Pokeršnik (10), Armando Velásquez, Nicolás Perren [L], Mads Kyed Jensen, Lourenço Martins (15)