João Coelho: "Correspondemos ao que desejamos para nós"
02 Nov, 2025
Treinador enalteceu exibição rubricada pela sua equipa
No final do jogo na Luz, vencido pela equipa de voleibol do Sporting CP (0-3), João Coelho, treinador dos Leões, esteve em conferência de imprensa para fazer o rescaldo do dérbi.
A exibição categórica da equipa
"O grupo está todo de parabéns, porque abordou o jogo com muita personalidade e conseguiu fazer uma exibição segura, consistente e agressiva. Globalmente, penso que fomos superiores ao SL Benfica, que oferece sempre muitas dificuldades. Mais do que uma resposta, porque somos os mesmos que perdemos em Matosinhos e que vencemos a Supertaça, feliz por termos dado uma resposta mais consentânea com o que queremos. O Campeonato é longo, diria o mesmo se tivesse sido outro o resultado e ninguém é campeão ao terceiro jogo. Prova disso é o que aconteceu no ano passado. O caminho é duro, mas este grupo quer e trabalha muito. Temos dias maus como toda a gente, mas hoje foi um dia muito bom e em que correspondemos ao que desejamos para nós."
Mudança de paradigma no voleibol?
"Não sei. Já vencemos a Supertaça, fomos Campeões, vencemos a Supertaça e a Ibérica da época passada e, na anterior, já tinha ganho a Taça de Portugal. É difícil dizer quando muda um paradigma, mas o facto de termos cinco vitórias seguidas [em dérbis] não nos garante nada já no sábado contra o GC Santo Tirso. O facto de termos sete vitórias em dez também não nos garantiu nada em Matosinhos. Não vai haver sobranceria nossa em campo nenhum e teremos de estar no nosso melhor nível. Mais do que o 0-3 em si de hoje, interessa-nos a exibição, a qualidade técnica, a organização táctica... Ainda temos coisas a melhorar, estamos na terceira jornada."
A eficácia do Sporting CP nas parte final dos sets
"O que temos de fazer é ganhar (...) Na Supertaça viram um jogo equilibrado. Nunca é desequilibrado, nem de sentido único. Hoje, o primeiro e segundo parciais foram batidos até aos 19, 20 e 21 e conseguimos fazer a diferença, apesar de alguns erros no meio-caminho dos sets. Mas também já perdi aqui um jogo no passado a ganhar 0-2. O jogo nunca está ganho e o terceiro set foi às vantagens, onde só no final fizemos a diferença. O adversário acreditou e lutou, mas nós não desligámos. Nós só pensamos em ganhar o próximo. Queremos ganhar as competições em que entramos, o SL Benfica também, e não jogamos sozinhos no Campeonato e nos play-offs é que se decide."
Fortaleza mental da equipa
"É mais difícil fazer sempre as coisas certas nos momentos de pressão, e por isso é que não saímos inteiramente satisfeitos do jogo. No primeiro parcial, é inegável, o Edson [Valencia] consegue uma sequência que fecha o set. Marca uma diferença com mérito individual. Foi um jogador muito importante para nós, tem-no sido e conseguiu esse ascendente na altura decisiva. O que interessa é chegar primeiro aos 25. No terceiro parcial até estivemos mais vezes atrás e fomos felizes em puxar o resultado para nós. São pequenos detalhes, mas acho que ganhamos justamente. Em termos ofensivos fomos bastante melhores."
Contributo, acima de tudo, colectivo
"Para conseguir este resultado e exibição, toda a equipa teve de estar a bom nível. Não pedi descontos de tempo no primeiro, nem no segundo set, e no terceiro tive de esgotar substituições e fazer os dois descontos de tempo. Satisfeito com todos os jogadores, depois de uma semana difícil. Temos de continuar a trabalhar para evoluir."