Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Sporting B vence Desp. Aves e aproxima-se da liderança

Por Jornal Sporting
09 Dez, 2015

Golo de Ponde vale três pontos antes do clássico com o FC Porto B

A equipa do Sporting recebeu e venceu esta tarde no CGD Stadium Aurélio Pereira o Desp. Aves por 1-0, numa partida relativa à 20.ª jornada do Campeonato Nacional da II Liga.

João de Deus tinha razão quando disse que a partida seria decidida nos detalhes, sobretudo na condição física que ambos os conjuntos iriam apresentar na segunda parte. Aí, o Sporting B caiu – afinal, já são demasiados encontros seguidos a entrar em campo de 72 em 72 horas. No entanto, provou-se que o processo de crescimento, aprendizagem e maturação tem trazido os seus frutos: através de grande entrega, solidariedade e espírito de sacrifício, os ‘leões’ conseguiram segurar uma vitória que valeu pelos três pontos, pelo regresso aos triunfos e pela capacidade de ir aguentando a pressão adversária mesmo quando as pernas não correspondiam da melhor forma à cabeça.

Ainda assim, o Sporting B entrou melhor. Alexandre Guedes ainda teve um remate perigoso aos 12 minutos, mas aos poucos a formação ‘verde e branca’ foi começando a descobrir a melhor forma de tornear as dificuldades colocadas na primeira fase de construção, começando a criar oportunidades. Aos 25 minutos, já depois de um lance muito duvidoso de Cristian Ponde na área dos visitantes, o avançado aproveitou um remate falhado de Labyad na área após grande jogada de Ryan Gauld na esquerda para inaugurar o marcador e permitir um outro tipo de abordagem ao jogo. Até ao intervalo, que chegou com uma bola de Pedró a embater na trave da baliza de Pedro Silva aos 39 minutos, nota para um flagelo que por vezes ainda tende a persistir: as entradas duras sem necessidade, neste caso sobre Podence e Mama Baldé. Uma equipa tão jovem como a do Sporting B, com jogadores com enorme potencial e que serão o futuro, não merece estar a pensar duas vezes se vale a pena ir a uma bola, depois daquilo que se passou com Riquicho e King.

Na etapa complementar, o Desp. Aves foi melhor. É certo que as oportunidades mais flagrantes de que beneficiaram vieram através de lances de bola parada, nomeadamente num remate forte de André Dias num livre directo ao poste (47’), mas também é verdade que, em ataque organizado, as chances surgiram mais por demérito (e cansaço) ‘leonino’ do que mérito na construção do lance. Sacko, aos 78 minutos, e Labyad, pouco depois, ameaçaram a baliza de Quim tentando sacudir o jogo para longe da baliza de Pedro Silva, mas foram os avenses a acabarem em cima do conjunto ‘verde e branco’, tendo mesmo marcado já nos descontos num lance bem anulado por fora-de-jogo. No final, faltando condições para praticar o futebol de qualidade dos últimos jogos ao longo dos 90 minutos, valeu a capacidade de superação dos atletas ‘leoninos’ a agarrarem a vitória.

Com este resultado, o Sporting B manteve o quarto lugar da II Liga com 35 pontos, os mesmos do Desp. Chaves, mas aproximou-se do FC Porto B (40 pontos, após perder 2-0 com o Sp. Braga B) e do Feirense (36 pontos, depois de ter sido derrotado em Oliveira de Azeméis por 3-2).