Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Pedro Zenkl

"O vencedor vai ser aquele que tiver a melhor defesa"

Por Sporting CP
20 Nov, 2020

Rui Silva fez a antevisão do clássico com o FC Porto

A equipa de andebol do Sporting Clube de Portugal recebe este sábado o FC Porto para a 11.ª jornada do Campeonato Placard Andebol 1 e Rui Silva quer dar continuidade à série 100% vitoriosa do emblema de Alvalade a nível doméstico. Para isso, contudo, os detalhes vão ser muito importantes.

"Estamos a fazer o nosso trabalho de preparação para este embate. Sabemos que vai ser um jogo extremamente difícil entre duas das melhores equipas do Campeonato e também com os melhores jogadores. Vai ser um jogo decidido nos detalhes, como todos os jogos desta dimensão", começou por dizer o treinador verde e branco aos meios de comunicação Leoninos, explicando depois que o segredo para a vitória vai estar na defesa.

"Acredito seriamente que o vencedor vai ser aquele que tiver a melhor defesa. Vai ser um jogo focado em pormenores defensivos. O FC Porto tem, há algum tempo, um bloco central defensivo muito forte que, muitas vezes, é ajudado pelos seus guarda-redes, mas a verdade é que o Sporting CP tem melhorado muito a questão defensiva ao longo da época. Ainda agora, contra o Vitória FC, fizemos o nosso melhor jogo do ponto de vista defensivo, tendo sofrido o menor número de golos até agora. Temos desenvolvido comportamentos que procuramos há algum tempo e aumentado os nossos indíces de concretização em transição. As equipas vão encaixar uma na outra. Vai ser um jogo extremamente competitivo e muito emotivo, com luta até ao final", frisou.

Rui Silva admitiu que a partida é importante devido ao novo formato da competição, mas garantiu também que nada vai ficar decidido uma vez que há muitos meses de Campeonato pela frente. "O jogo acaba por ser importante porque sabemos que o Campeonato continuar a ser pautado desta forma, o que vai fazer a diferença são os duelos entre os candidatos ao título. Este tipo de Campeonato é uma maratona e ainda estamos no primeiro terço. Não nos adianta ganhar ao FC Porto agora se depois baixarmos a guarda e escorregarmos noutro sítio qualquer. É importante ganharmos porque vamos jogar em casa e porque é o próximo jogo, mas mesmo que as coisas não corram de feição não quer dizer que o Campeonato esteja perdido. (...) É um jogo importante, sim, contra um rival directo, mas não é mais do que isso", referiu.

Sobre os dragões, o técnico reconheceu que se trata de uma equipa rotinada, ainda que tenha valorizado a evolução do Sporting CP. "O FC Porto tem um núcleo forte de jogadores que jogam há muito tempo juntos. Este ciclo, com o Magnus [Andersson] já vai no terceiro ano, pelo que há rotinas de trabalho que estão cimentadas. Têm trabalhado, também, numa base de vitória e também de sucesso a nível internacional. Mas a verdade é que os dois jogos que o Sporting CP fez contra o FC Porto no ano passado foram muito equiparados. No Dragão, podia ter caído para o nosso lado e deu empate. Em nossa casa, não nos correu tão bem a nós e, nos detalhes, caiu para o FC Porto. É verdade que o Sporting CP tem mudado de ciclos mais frequentemente do que o FC Porto, mas isto é um jogo. A motivação está ao rubro nas duas equipas. Todos os atletas querem jogar este tipo de jogos", lembrou Rui Silva antes de lamentar a ausência dos Sportinguistas das bancadas devido à pandemia de COVID-19.

"Tenho pena de não termos os nossos adeptos ao nosso lado. Dão uma magia e uma química diferente ao jogo, mas nos tempos em que vivemos isso não é possível. Vai ser um jogo competitivo e duro para ambas as partes. No final, esperamos ser os vencedores", concluiu.

Sporting CP e FC Porto encontram-se este sábado, 21 de Novembro, pelas 11h00 no Pavilhão João Rocha. O jogo vai ter transmissão em directo na Sporting TV.