Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Lorvão

Fase regular perfeita termina com triunfo no Clássico

Por Sporting CP
23 Mar, 2024

Andebol derrota FC Porto e segue em vantagem para a decisão do título (35-32)

Melhor era impossível! A equipa de andebol do Sporting Clube de Portugal venceu o Clássico frente ao FC Porto por 35-32, este sábado, fechando a fase regular do Campeonato Nacional na liderança isolada com um registo perfeito de 22 vitórias noutros tantos jogos.

Após a paragem para as selecções nacionais, os Leões voltaram ao Pavilhão João Rocha, que esgotou, apostados em levar a maior vantagem possível para as decisões. A turma de Alvalade esteve quase sempre por cima e ao intervalo vencia por 18-15, confirmando na segunda metade a estreia a vencer do técnico Ricardo Costa em recepções aos dragões.

O FC Porto até entrou melhor na partida e colocou-se em vantagem por 3-6, resultado que obrigou Ricardo Costa a pedir o timeout para ajustar alguns aspectos. Depois disso, o Sporting CP cometeu menos erros, afinou a pontaria no ataque e viu André Kristensen começar a brilhar entre os postes, empatando 7-7 antes de passar para a frente por 10-9.

A partir daí, os Leões mostraram-se sempre sólidos a defender – roubando várias bolas ao adversário – e nunca mais perderam a dianteira do marcador, com os irmãos Kiko e Martim Costa a liderarem o ataque. Mesmo na recta final, quando os dragões apostaram no 7x6, foi Sporting CP a tirar partido, marcando de baliza aberta e fixando o 18-15 ao intervalo.

No reatamento, o FC Porto reagiu, com Diogo Rêma em bom plano na baliza e David Fernández muito assertivo a rematar, conseguindo mesmo a primeira vantagem em muito tempo (24-25). No entanto, foi sol de pouca dura, pois os Leões – com André Kristensen a ser novamente decisivo -, responderam com um parcial de 7-1 e ‘dispararam’ para 31-26.

Depois disso, mesmo com os visitantes a lograrem reduzir novamente para a diferença mínima (31-30), o Sporting CP foi sempre mais consistente até final e aproveitou o forte apoio dos adeptos para selar o triunfo com toda a justiça. Nota para os 13 golos de Kiko Costa, que foi um dos heróis do encontro ao contribuir com 13 golos (!) para o 35-32 final.

Os Leões, que terminam a primeira fase com o melhor ataque e a defesa menos batida, seguem para a segunda fase com 50% dos 66 pontos amealhados, tendo pela frente FC Porto, SL Benfica e ABC na disputa do título. Antes, o Sporting CP volta a jogar dentro de uma semana, no sábado, contra o Dom Fuas AC, nos oitavos-de-final da Taça de Portugal.

Sporting CP: Leo Maciel [GR], Mamadou Gassama (1), Edy Silva (4), Martim Costa (6), Natán Suárez (3) e Orri Þorkelsson (3); Salvador Salvador [C] (2), Pedro Portela, Edmilson Araújo, Kiko Costa (13), Jan Gurri (1), Espen Våg (1), André Kristensen [GR], João Gomes (1), Étienne Mocquais e Christian Moga.