Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto João Pedro Morais

Vitória expressiva nos Açores

Por Sporting CP
12 Mar, 2023

​Basquetebol bate SC Lusitânia por 56-89 e mantém liderança

A equipa de basquetebol do Sporting Clube de Portugal foi aos Açores vencer o SC Lusitânia por 56-89, este domingo, na jornada dois da segunda fase da Liga. O encontro estava inicialmente agendado para sábado, mas foi adiado devido às condições climatéricas adversas que causaram constrangimentos nos voos, impedindo que a equipa de arbitragem aterrasse na ilha Terceira.

Após a vitória sobre o SL Benfica no jogo de estreia nesta fase, os Leões apresentaram-se no Pavilhão Municipal de Angra do Heroísmo muito motivados, com o técnico Pedro Nuno Monteiro a atribuir a titularidade a Eddy Polanco, André Cruz, Josua Patton, Isaiah Armwood e Marcus Lovett Jr, frente a um adversário que há já menos de um mês tinha derrotado o FC Porto.

A formação de Alvalade entrou a todo o gás no encontro, com uma defesa muito agressiva no campo inteiro, forçando alguns turnovers do adversário e construindo rapidamente uma vantagem confortável de 3-11. Apesar de os homens da casa ainda terem reagido já na recta final, graças à assertividade nos triplos, os Leões fecharam o primeiro período na frente: 17-24.  

No segundo quarto, apesar do ritmo elevado, a eficácia diminuiu e nenhum lançamento caiu nos dois minutos e meio iniciais. Coube a Marco Loncovic abrir as hostes, seguido da resposta visitante pelo ex-Leão Daniel Relvão, sendo que depois o Sporting CP afinou a mira, com Eddy Polanco em evidência (14 pontos), ampliando a diferença para 15 pontos ao intervalo (28-43).

No reatamento, o conjunto de Alvalade voltou a arrancar por cima, com um parcial de 2-11 (30-54), jogando sempre de forma muito colectiva. Obrigado a responder, o SC Lusitânia ripostou com um 8-0 (38-54), naquele que foi o quarto mais equilibrado do jogo e que terminou com os Leões em vantagem à entrada dos dez minutos finais por uns confortáveis 20 pontos (42-62).

Apesar da distância no marcador, o Sporting CP manteve a defesa sempre muito subida no último período, conseguindo roubar várias bolas, e os lançamentos continuaram a cair. Mesmo mostrando-se empenhados em reduzir o fosso pontual, os insulares não conseguiram anular os melhores argumentos dos Leões, que foram fugindo cada vez mais e venceram assim por 56-89.

Nota para Eddy Polanco (22 pontos), Marcus Lovett Jr (13) e Travante Williams (12), que foram os melhores marcadores Leoninos, sendo que o primeiro acertou todos os lançamentos de campo (7/7). Destaque ainda para o facto de todos os jogadores na ficha de jogo terem pontuado.

Os Leões, que com este triunfo continuam na liderança partilhada a par do SL Benfica, com 44 pontos, voltam a jogar no próximo domingo, dia 19 de Março, no clássico em casa do FC Porto.

Sporting CP: Eddy Polanco (22), André Cruz (4), Joshua Patton (9), Isaiah Armwood (8) e Marcus Lovett Jr (13); Travante Williams (12), Ricardo Monteiro (2), Marko Loncovic (4), Diogo Ventura [C] (4), António Monteiro (3), João Fernandes (5) e Diogo Araújo (3).