Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Cruz

Greipel desforra-se e Silvestre termina em 20.º

Por Jornal Sporting
19 Fev, 2017

Sprinter leonino é o melhor luso e equipa finaliza em terceiro colectivamente

Os melhores sprinters do Mundo deram mais uma prova de qualidade incrível, ao disputar o milésimo de segundo para uma vitória suada. Andre Greipel (Lotto Soudal) cumpriu o objectivo de vencer no Algarve, ao superar, em Tavira, o compatriota John Degenkolb (Trek) e o holandês Dylan Groenewegen (Lotto Jumbo). O atleta leonino Fábio Silvestre foi o melhor português, melhorando a prestação da primeira etapa, alcançando o 20.º lugar e o Sporting/Tavira foi a terceira melhor equipa da tirada.

O alemão depende habitualmente do 'comboio' da Lotto Soudal, mas, após as duas últimas viragens, viu-se a alguns metros de Degenkolb e Démare. Greipel potenciou a sua força e ganhou um sprint disputadíssimo (4:57.51 horas), necessitando-se de várias repetições para perceber as correctas posições do pódio, 'vingando-se' do segundo posto da etapa inaugural. O francês Démare (FDJ) fez quarto, Gaviria, vencedor da tirada inaugural, foi sétimo e Bouhanni (Cofidis) fez oitavo.

O Sporting/ Tavira manterá o oitavo posto da classificação colectiva por equipas e ainda a melhor equipa continental, já que os seus primeiros atletas concluíram sem cortes de tempo no pelotão. Rinaldo Nocentini foi 26.º, defendendo-se de possíveis intervalos entre favoritos, e mantém o 10.º posto da geral. Marque foi 35.º e continua em 14.º, em vésperas da subida ao Alto do Malhão, última etapa.

A tirada de 203,4km, a mais longa da prova, teve uma fuga de quatro ciclistas logo ao quarto quilómetro. Os três últimos resistentes duraram até aos últimos 3.000 metros, mas acabaram engolidos por um nível de excelência das equipas do World Tour.

Para a última etapa, com início em Loulé e de 179,2km de extensão, a subida ao Malhão, categorizada como segunda categoria, será a mais difícil barreira aos ciclistas. Os trepadores serão beneficiados e o esloveno Roglic (Lotto Jumbo) mantém a liderança, com 22 segundos de avanço para Michal Kwiatkowski (Sky) e 36 segundos para Jonathan Castroviejo (Movistar), previsivelmente em dificuldades para as cinco ascensões do dia. Gallopin, León Sánchez e Daniel Martin têm o pódio ainda debaixo de olho.

Nocentini será a arma verde e branca e tem legítimas aspirações a subir na classificação geral. Parte com 1.56 minutos de desvantagem para o líder, mas tem o melhor nacional, Amaro Antunes (W52 FC Porto), a meros dois segundos. Colectivamente, o objectivo passa por segurar o estatuto de melhor equipa continental, havendo a necessidade de Joni Brandão ajudar Marque e Nocentini para 'fechar' a contagem por equipas. 

Andre Greipel é agora o detentor da camisola dos pontos. Daniel Martin mantém a da montanha e Benoot continua líder da juventude. A Movistar lidera colectivamente.  

Segue a lista dos leões na quarta tirada da 'Algarvia':

20.º, Fábio Silvestre, m.t

26.º, Rinaldo Nocentini, m.t

34.º, Jesus Ezquerra, m.t

35.º, Alejandro Marque, m.t

38.º, Shaun Nick-Bester, m.t

178.º, Joni Brandão, a 4:23

181.º, David Livramento, a 4:23

182.º, Oscar Brea, a 6:36