Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto César Santos

Sporting-Tavira a postos para a segunda Volta a Portugal

Por Jornal Sporting
03 Ago, 2017

Vidal Fitas destaca candidatos para o prólogo e Joaquim Gomes, director da prova, assume que os leões têm candidatos credíveis

Segunda ficha no carrossel da Volta a Portugal para o Sporting-Tavira. Os verdes e brancos partem para 79.ª edição da Volta a Portugal, com início marcado para amanhã, dia 04 de Agosto, em Lisboa.

O Sporting CP procura a 10.ª vitória individual da sua história e tanto Rinaldo Nocentini como Alejandro Marque podem assumir a função de líder de equipa. Tanto assim é que Joaquim Gomes, director da prova, reitera que o Sporting-Tavira pode contrariar o favoritismo recente da W52-FC Porto: "A Volta a Portugal é uma prova por etapas de grande exigência. Qualquer um desses corredores [Nocentini e Marque] tem categoria para vencer a prova. Efectivamente, nas últimas edições, a W52-FC Porto, e alguns ciclistas que agora lá competem, têm experiência e, teoricamente, estão num patamar superior de favoritismo. Contudo, no desporto a questão do favoritismo é relativa. Fui favorito em quase todas as Voltas em que participei e só ganhei duas. Espero que os Sportinguistas tenham legítimas esperanças na equipa e que esperem de forma abnegada que um dos vossos ciclistas possa chegar à vitória".

O último triunfo leonino decorreu em 1986, com Marco Chagas a conseguir resgatar uma amarela que parecera impossível [ler mais em Jornal Sporting de 03 de Agosto]. Joaquim Gomes lembra-se bem de pertencer ao plantel leonino e revela a importância de contar com os três grandes para a visibilidade da prova: "A Volta a Portugal é desde 1927 o primeiro reality show em Portugal. As pessoas acompanham as aventuras e desventuras dos ciclistas e isso atravessa gerações e gerações. Não se esqueçam que fui ciclista no Sporting em 1986 e 1987. A minha primeira corrida por etapas foi vencida no Sporting em 1987, tendo como chefe-de-fila o Marco Chagas, um dos meus ídolos nos tempos de formação. Obviamente que Sporting, Porto e Benfica regressarem ao ciclismo é quase uma obrigação, porque na década de 30 e 40 do século passado foi o ciclismo a conferir o estatuto de clubes nacionais que usufruem actualmente. Foi por vencerem etapas e várias Voltas a Portugal que pessoas em Bragança, de Fornos Algodres passaram a ser adeptos desses grandes clubes".  

Vidal Fitas, director-desportivo dos leões revelou-se confiante numa boa prova e contou ao Jornal Sporting quem considera candidato a vencer o prólogo de 5,4 com partida e chegada em Belém após passagem por Alcântara: "Gustavo Veloso [W52-FC Porto], Alejandro Marque, Jesus Ezquerra, Fábio Silvestre [Sporting-Tavira], Domingos Gonçalves [RP Boavista] e Sérgio Paulinho [Efapel]. Para o Marque o percurso poderia ser mais longo, mas para o Ezquerra e para o Fábio considero a distância ideal".

Nocentini está catalogado como candidato à amarela, muito pela capacidade em fazer diferenças nas subidas mais curtas, mas, para o director-desportivo, a ambição é sempre ganhar tempo aos rivais, até num prólogo: "Bom resultado era ficar à frente. Não faço ideia de quem possa vencer o prólogo. O vento pode ser um factor importante, a previsão é de que na parte final esteja mais forte do que no início e isso pode ser determinante".