Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Sporting CP cede em Braga após grandes penalidades

Por Jornal Sporting
29 maio, 2016

'Leões' estão agora em desvantagem nas meias-finais da Liga SportZone

O Sporting CP saiu derrotado do Pavilhão da Universidade do Minho, onde defrontou o SC Braga, em encontro a contar para as meias-finais da Liga SportZone. O jogo 1 do ‘playoff’ terminou empatado a dois, com Fábio Lima e Diogo a fazerem os golos do conjunto de Nuno Dias e André Coelho, do lado dos ‘bracarenses’, a ‘bisar’. Os dez minutos de prolongamento foram insuficientes para encontrar o vencedor do ‘duelo’, tendo sido necessário recorrer à marca das grandes penalidades. Nesse capítulo, Vítor Hugo, o guarda-redes dos ‘minhotos’ que já havia sido o protagonista do tempo regulamentar, levou a melhor sobre Marcão, após defender os remates de Diogo e Merlim. Os ‘leões’ ficam assim obrigados a vencer o jogo que falta para forçarem um terceiro jogo e alcançarem a final da competição, sendo que irão poder contar com a vantagem de jogarem perante o seu público devido ao primeiro lugar conseguido na fase regular.  

A partida começou bastante mexida, com ambas as equipas a criarem várias oportunidades de golo numa toada de parada e resposta. Do lado do Sporting CP, Miguel Ângelo falhou o alvo já com Vítor Hugo fora do lance, mas na jogada seguinte foi Marcão quem segurou o nulo depois de Nilson aparecer isolado à sua frente. Logo de seguida, Fortino ganhou as costas à defensiva contrária após lançamento lateral, tendo a bola saído a milímetros do poste direito da baliza do Sp. Braga, mas a formação ‘nortenha’ reagiu por intermédio de Tiago Brito, voltando Marcão a ser decisivo no frente a frente. A troca de Fortino por Cavinato acabou por oferecer uma maior mobilidade ao ataque ‘leonino’ e foi nesse período que começou a aparecer o grande protagonista do jogo 1 da meia-final: Vítor Hugo salvou quando os ‘leões’ utilizaram Marcão para desequilibrar e ganhar vantagem na frente, foi buscar o remate que saiu dos pés de Bruno com selo de golo (6’) e, por duas vezes, ainda contou com a ajuda dos postes, quando o Sp. Braga já se encontrava em vantagem no marcador – o mesmo Vítor Hugo encontrou André Coelho fugido nas costas de Diogo, executou uma rápida reposição e o jogador ‘bracarense’ abriu o activo no pavilhão da Universidade do Minho contra a corrente do jogo. O Sporting CP reagiu bem à desvantagem e foi para cima do opositor, mas viu o gigante guardião ‘minhoto’ negar todas e quaisquer oportunidades criadas, com a mais clara situação a ser protagonizada por um toque de Diogo, em habilidade, praticamente em cima da linha de golo. Como já havia sido referido, os postes – que funcionaram praticamente como a ‘terceira mão’ de Vítor Hugo, impediram o empate de Cavinato, quando faltavam oito minutos para o intervalo, e de Caio Japa, nos instantes seguintes.

Com o início do segundo tempo chegou o tão procurado golo ‘leonino’. À passagem do primeiro minuto, Fábio Lima, solto e descaído no lado direito do ataque, ‘fuzilou’ as redes num tiro de revolta que animava o encontro. Conseguido o empate, passava a ser necessário dar a ‘cambalhota’ no marcador diante de um opositor muito assertivo defensivamente e bom nos contra-ataques. Fortino não foi mais forte na cara de Vítor Hugo numa primeira tentativa dos ‘leões’, Merlim não acertou nas redes após uma boa jogada de envolvimento e quando o guarda-redes do Sp. Braga já estava batido, mas Diogo viria a aproveitar da melhor forma um novo desequilíbrio originado pela subida de Marcão (26’) – o brasileiro ofereceu a bola ao compatriota Caio Japa que, depois de uma fantástica recepção de peito, descobriu Diogo sozinho em zona frontal. A partir do 2-1, a partida entrou num ritmo mais morno, com a qualidade de futsal praticado a descer significativamente e as duas equipas a acumularem alguns erros, originados pela ansiedade relativa ao aproximar do apito final do árbitro. Foi num desses erros que surgiu o segundo golo ‘bracarense’: Diogo perdeu a bola a meio-campo quando caminhava em superioridade numérica para o contra-ataque, acabando por colocar a sua própria equipa em contrapé e dando a possibilidade a André Coelho de ‘bisar na partida’, aos 32’. O empate empolgou a equipa da casa que, a quatro minutos do fim, viu Marcão esticar-se todo para evitar o golo de Marinho. O Sporting CP também poderia ter chegado ao 3-2, tanto por intermédio de João Matos, – o capitão ‘leonino’ errou o alvo por muito pouco aos 38’ e meio, após a cobrança de um canto do lado esquerdo - como de Merlim que, a 55 segundos do fim, voltou a ver Vítor Hugo brilhar entre os postes.

Durante o prolongamento, assistiu-se a um carrossel ‘verde e branco’. A posse de bola pertenceu quase sempre aos comandados de Nuno Dias, embora os efeitos práticos não se tenham revelado os melhores. O lance mais perigoso foi de Miguel Ângelo, ainda nos primeiros dez minutos, quando em zona frontal teve tempo e espaço para rematar, com Fortino a fazer bem o bloquei ao opositor directo. Apareceria o invariável Vítor Hugo para levar a partida à decisão da marca dos ‘penaltys’, onde ele próprio foi capaz de decidir, selando uma exibição de sonho.

Depois de Marcão defender o remate de André Machado, adivinhando o lado para o qual o jogador ‘bracarense’ iria chutar, Fortino colocou os ‘leões’ em vantagem, rematando sem hipóteses para o guarda-redes do Sp. Braga. André Gomes concretizou o primeiro dos ‘minhotos’ e Vítor Hugo voltou a colocar tudo na estaca zero, após interceptar o remate de Diogo. Tiago Brito, que necessitava de marcar para colocar o conjunto ‘arsenalista’ em vantagem, não vacilou, deixando nos pés de Merlim a bola que iria acabar nos pés de… Vítor Hugo. O Braga venceu e adiantou-se nas meias-finais do ‘playoff’.

O segundo jogo entre Sporting CP e o Sp. Braga realiza-se no dia 4 de Junho, em Odivelas. Uma vitória ‘leonina’ leva os ‘playoffs’ para uma decisiva partida, no mesmo local.