Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto João Pedro Morais

Rugido a abrir os play-offs

Por Sporting CP
13 maio, 2023

Leões golearam ADCR Caxinas em Vila do Conde (2-9)

A equipa principal masculina de futsal do Sporting Clube de Portugal regressou, este sábado, à Liga e começou da melhor maneira a fase dos play-offs. No primeiro jogo dos quartos-de-final, disputados à melhor de três, os Leões de Nuno Dias visitaram e bateram o ADCR Caxinas por 2-9 no Pavilhão de Desportos de Vila do Conde.

Após a inglória final da UEFA Futsal Champions League, os Leões responderam à altura logo desde o início com uma verdadeira demonstração de força. Aos 11 minutos, 0-3 era já o resultado e, à base de muita eficácia verde e branca, o triunfo fora de casa acabou por nunca estar em causa.

Além de um auto-golo, Alex Merlim (dois), Zicky Té, Pauleta (dois), Hugo Neves, Diogo Santos e Duarte Correia foram os marcadores de serviço em Vila do Conde. E se Duarte Correia se estreou a marcar, o jovem guardião Guilherme Cintra jogou os seus primeiros minutos pela equipa principal.

Assim, a turma de Alvalade está a um triunfo de fechar a série e avançar para as ‘meias’, o que pode acontecer já com uma vitória no próximo embate, agora no Pavilhão João Rocha.

Com Guitta, Erick Mendonça, Tomás Paçó, Alex Merlim e Diego Cavinato no cinco inicial de Nuno Dias, o Sporting CP – sem Bernardo Paçó, João Matos, Anton Sokolov e Esteban Guerrero na ficha de jogo – só não marcou nos primeiros cinco minutos porque o poste não deixou - primeiro, Pauleta e, a seguir, Zicky acertaram no ferro.

No entanto, não houve oposição possível a Alex Merlim, hoje como capitão, que no minuto seguinte fez das suas para assinar o 0-1: jogada típica do ala, da esquerda para dentro e finalização cruzada a condizer para o fundo das redes.

Na resposta caxineira, Rodrigo Simão ainda ameaçou por duas vezes a baliza de Guitta, mas a eficácia verde e branca voltaria a fazer a diferença. Aos nove minutos, Tomás Paçó apareceu para a recarga, mas em vez de rematar foi altruísta e ofereceu o golo a Zicky, que assinou o 0-2. E dois minutos depois, Pauleta só teve de encostar à boca da baliza uma bola venenosa de Hugo Neves para assinar o terceiro dos Leões, que entraram com tudo nos play-offs.

O jovem conjunto de Vila do Conde sentiu o golpe, vendo como o marcador se dilatou em poucos minutos, e sentiu muitas dificuldades para reentrar no jogo perante o domínio verde e branco. E ainda antes do intervalo, Merlim voltaria a marcar, desta vez com um violento remate de pé esquerdo, fixando o 0-4 no fim dos primeiros 20 minutos – antes da buzina Cavinato acertou na trave.

A uma primeira parte de luxo dos Leões até se seguiu um golo do ACDR Caxinas logo no reatamento, por Rúben Teixeira, porém rapidamente Hugo Neves, com oportunismo, refreou qualquer esperança vila-condense com o 1-5 – o início de uma nova reentrada de Leão.

Pouco depois, Diogo Santos recuperou a bola em zona subida e o próprio encarregou-se de marcar o sexto do Sporting CP, antes de um auto-golo resultar num já inalcançável 1-7.

A formação da casa ainda voltou a reduzir, mas já de pouco valeria para mudar o desfecho do jogo. Já a mais de 11 minutos do fim, Duarte Correia, fixo de 18 anos, viveu um momento especial na quadra ao estrear-se a marcar pela equipa principal dos Leões (2-8).

Num jogo já sem história até à última buzina, Pauleta foi lançado em velocidade para fazer o 2-9 final e Guilherme Cintra, guarda-redes de apenas 17 anos, foi aposta de Nuno Dias para os derradeiros quatro minutos, fazendo assim a sua estreia pela equipa principal.

Agora, Leões e caxineiros voltam a enfrentar-se no próximo sábado, dia 19 de Maio, desta vez no Pavilhão João Rocha, onde uma nova vitória verde e branca apura a equipa de Nuno Dias de imediato para as meias-finais.

Sporting CP: Gonçalo Portugal [GR], Guitta [GR], Guilherme Cintra [GR], Duarte Correia, Diogo Santos, Tomás Paçó, Zicky Té, Hugo Neves, Erick Mendonça, Pauleta, Diego Cavinato, Pany Varela, Miguel Ângelo e Alex Merlim.