Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto João Pedro Morais

Leões são Tricampeões Nacionais

Por Sporting CP
22 Jun, 2023

Futsal conquista a 18.ª Liga do palmarés

A equipa masculina de futsal do Sporting Clube de Portugal conquistou, esta quarta-feira, a Liga pelo terceiro ano consecutivo ao triunfar por 1-2 (após prolongamento) em casa do SL Benfica por 1-2.

O emblema de Alvalade chegou, assim, às três vitórias na final dos play-offs da Liga, a marca necessária para assegurar o 18.º campeonato da história e alimentar a hegemonia na modalidade.

Com Guitta, João Matos, Diego Cavinato, Alex Merlim e Zicky Té no cinco inicial, o Sporting CP contou com a bancada visitante lotada no Pavilhão da Luz, sendo as várias centenas de Leões bem audíveis em território rival.

Como esperado e habitual em dérbis de futsal, ainda para mais em jogos da final dos play-offs da Liga, a primeira parte contou com grande equilíbrio e lances disputados ao limite. Na verdade, e talvez com medo que Zicky Té voltasse a fazer o que fez no Pavilhão João Rocha, as águias defenderam os lances individuais com agressividade extra, em especial com o pivô internacional português.

Apesar da intensidade, não abundaram as ocasiões de golo na primeira parte para além de alguns remates em que os guarda-redes se apresentaram em boa forma. Aos 14 minutos, tanto Anton Sokolov como, depois, Alex Merlim podiam ter feito melhor e, já mais em cima do intervalo, Zicky Té conseguiu ganhar espaço, virar e atirar para boa intervenção e Leo Gugiel. No final da primeira parte, 0-0.

O SL Benfica conseguiu inaugurar o marcador nos primeiros minutos do segundo tempo por intermédio de Afonso Jesus, naquele que seria um sinal do maior número de oportunidades nos segundos 20 minutos.

A resposta verde e branca, contudo, não tardou: no minuto seguinte, Erick Mendonça superou Chishkala na esquerda e assistiu, no coração da área, Zicky Té, que fez o desvio final voltando a ultrapassar Arthur.

Continuou o equilíbrio, mas agora com bem mais perigo. Logo a seguir ao 1-1, Pany Varela apareceu na cara de Leo Gugiel, mas falhou o alvo. Já depois de uma boa defesa de Guitta na baliza contrária, o guardião do SL Benfica voltou a ter trabalho, desta feita após investida de Anton Sokolov.

Zicky Té também tentou o golo, mas quem ficou mais perto foi Diogo Santos. O jovem ala, no seguimento de um contra-ataque lançado por Alex Merlim, rematou cruzado com a bola a acertar no poste.

Até ao final, destaque para Pauleta, que ficou a centímetros de facturar. Com 1-1, o jogo seguiu assim para prolongamento.

O Sporting CP entrou melhor no tempo extra e Alex Merlim colocou a bola em zona perigosa, com o 1-2 a não acontecer por mero acaso.

Contudo, a vantagem Sportinguista apareceu logo a seguir. Aproveitando a subida de Leo Gugiel e a perda de bola adversária, Pauleta avançou no terreno e rematou de forma certeira para a baliza sem guarda-redes. Sporting CP na frente e grande festa na bancada visitante.

O SL Benfica apostou no 5x4 durante a maior parte da segunda metade do prolongamento, mas nunca conseguiu assustar Guitta e a maior chance até foi de Alex Merlim, que tentou marcar de baliza a baliza e ficou a centímetros de o conseguir.

Com naturalidade, o tempo foi chegando ao fim e a buzina final ditou que o Sporting CP é Tricampeão Nacional de futsal.

Sporting CP: Diogo Santos, Tomás Paçó, Zicky Té, Erick Mendonça, João Matos [C], Pauleta, Anton Sokolov, Guitta [GR], Bernardo Paçó [GR], Diego Cavinato, Pany Varela e Alex Merlim.