Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Cruz

Entrar em campo para levantar a Taça

Por Jornal Sporting
15 Mar, 2018

Leões já se sagraram campeões europeus na última etapa, que se realizou em Fevereiro, em Malmo (Suécia), pelo que a derradeira ronda, a ter lugar a partir de amanhã, em Lisboa, será para tentar fazer o que ainda não foi feito

Quando a equipa principal de goalball do Sporting Clube de Portugal entrar em campo, esta sexta, pelas 15h30, no Pavilhão João Rocha, frente aos alemães do Hansa Rostock, saberá que a partir do primeiro segundo de jogo será o actual campeão europeu da modalidade.

O título fora virtualmente conquistado na etapa anterior, em Malmo (Suécia), no dia 11 de Fevereiro, só precisando participar num jogo da etapa que o próprio Clube de Avalade organiza entre amanhã e domingo.

Pode parecer que o objectivo leonino se esgota no facto de se erguer a Taça, mas a treinadora Márcia Ferreira, alinhada com os princípios verdes e brancos, quer mais. E o que pode servir os interesses do Sporting para além da vitória? Ser o melhor. Da Europa, o que no goalball equivale a dizer que é o melhor do Mundo, dado o enquadramento da modalidade no panorama mundial. Como o conseguir? Fazer o que ainda não foi feito em nenhuma das cinco edições da Super Liga Europeia de Goalball (SEGL), principal competição à escala planetária: terminar a prova contando apenas vitórias em todos os jogos disputados.

Uma meta ambiciosa, mas perfeitamente ao alcance dos leões. Pode não contar, desta feita, com o brasileiro Leomon Moreno, melhor jogador americano da actualidade, que representou as cores leoninas em Malmo, ou com o capitão de equipa e internacional português, João Pereira (ambos a preto e branco na fotografia em cima), mas os padrões de exigências mantêm-se intactos. O regresso do lituano Mantas Brazauskis – provavelmente o melhor central do Mundo – e a novidade do guineense Aliu Baio não beliscam o que se pretende como (mais) uma jornada de Glória do Sporting e desta vez em casa, tal como já havia acontecido no final de Fevereiro, duas semanas depois de Malmo, com a conquista de mais um título nacional (o terceiro consecutivo em três anos de goalball em Alvalade) e com um capote ao FC Porto pelo meio quando ainda faltavam sete minutos e 50 segundos para terminar o encontro.

Sem quaisquer tiques de sobranceria, a bitola do Sporting há muito que extravasou as fronteiras nacionais, como se comprova por esta temporada. Quando o leão apostou na confirmação europeia, catapultou não apenas no panorama nacional, como elevou Portugal ao mais alto lugar do pódio entre a elite da modalidade, maioritariamente dominada pelos países nórdicos – nos quais se inclui a Lituânia, os primeiros campeões europeus com equipa Saltinis (2012). Aliás, facto sublinhado pela própria secretário de Estado da Inclusão de Pessoas com Deficiência, Ana Sofia Antunes, em recente entrevista exclusiva ao Jornal Sporting.

Além disso, será também a possibilidade para mostrar à família leonina o porquê de tamanho orgulho na equipa de goalball. É que os resultados são fruto do trabalho desenvolvido e da qualidade técnica e táctica da equipa de Márcia Ferreira.