Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto João Pedro Morais

Regresso a casa e terceira vitória seguida no campeonato

Por Sporting CP
16 Abr, 2023

Hóquei em patins superou um duro SC Tomar no Pavilhão João Rocha (8-6)

A equipa principal masculina de hóquei em patins do Sporting Clube de Portugal recebeu e bateu, este domingo, o SC Tomar por 8-6 na 24.ª – e antepenúltima – jornada da fase regular do Campeonato Nacional.

De regresso a casa para o campeonato quase um mês depois, os Leões tiveram de ultrapassar um jogo de constante parada e resposta, mas no qual sempre se aguentaram na liderança praticamente desde o início até ao fim.

Ferran Font, Toni Pérez (hat-trick), Henrique Magalhães, Gonzalo Romero (dois) e João Souto foram os marcadores de serviço que selaram a terceira vitória seguida no campeonato - e o 11.º jogo consecutivo sem perder para todas as competições – para continuar na luta pelo primeiro lugar.

Para enfrentar um SC Tomar seguro no sétimo lugar, mas que vinha de dois desaires consecutivos no campeonato, Alejandro Domínguez, treinador dos Leões, apostou num cinco inicial composto por Zé Diogo na baliza e Gonzalo Romero, Matias Platero, Ferran Font e Toni Pérez em pista. O guarda-redes e capitão Ângelo Girão cumpriu aqui o primeiro de cinco jogos de suspensão, entrando Gustavo Carvalho, jovem guardião da equipa B verde e branca, para o seu lugar na ficha de jogo.

Sem tempo a perder, seria um indefensável livre directo de Ferran Font a inaugurar, logo aos quatro minutos, o marcador de um duelo muito acidentado nos minutos iniciais. Pouco depois, um desvio de Toni Pérez por pouco não resultou no 2-0, mas Zé Diogo também foi chamado a intervir, brilhando com várias defesas, inclusivamente num livre directo - cartão azul a Platero.

Mais eficaz foi novamente a turma de Alvalade, que contou com o oportunismo de Toni Pérez para transformar uma recarga no 2-0 aos dez minutos. Apesar da vantagem madrugadora, o Sporting CP continuou a monopolizar a posse de bola, mantendo a pressão sob a baliza visitante.

Já depois de, numa bola parada, Henrique Magalhães ter acertado no poste, um contra-ataque veloz de Tomás Moreira até reduziu para 2-1, mas nem meio minuto duraria essa margem. Na resposta imediata, Henrique Magalhães ‘caçou’ uma bola perdida à boca da baliza e fez o 3-1.

No entanto, ainda muita acção ficou reservada para os últimos cinco minutos da primeira parte. O SC Tomar reagiu de forma repentina com golos de Franco Ferruccio e Tomás Moreira, este último a empatar o jogo já dentro do último minuto, porém no derradeiro ataque os Leões responderam com categoria. Com uma triangulação fantástica ao longo da metade ofensiva da pista finalizada por Toni Pérez sentenciou-se o 4-3 ao intervalo.

Assim, os comandados de Alejandro Domínguez somam a sexta jornada consecutiva a marcar quatro ou mais golos. E na segunda parte começaram a todo o gás, faltando apenas o golo. Contudo, a pontaria que faltou a Font num livre directo e a Toni Pérez numa jogada muito promissora, teve-a Nolito Romero, autor do 5-3 imediatamente a seguir a Zé Diogo travar mais uma bola parada visitante, desta vez a décima falta Sportinguista – feito que repetiria mais vezes na partida.

E o filme da partida continuou a repetir-se: se por um lado o SC Tomar conseguia sempre reagir, agora para o 5-4, por sua vez também o Sporting CP não cedia na liderança, com Toni Pérez a marcar logo a seguir para o 6-4 e o seu hat-trick.

Depois, a ‘febre’ goleadora arrefeceu embora as oportunidades continuassem a surgir, sobretudo para a turma de Alvalade, que, no entanto, nesta fase soube também gerir melhor o ritmo da partida sem permitir veleidades ao adversário.

Foi já a oito minutos do fim que os Leões voltaram a festejar, graças ao segundo golo de Romero no jogo e, a seguir, à conversão da décima falta visitante - com classe - por João Souto. Já muito perto da última buzina, o SC Tomar ainda fez mais dois golos, mas a vitória verde e branca não fugiria e o marcador final ficou em 8-6, ilustrando bem o jogo de parada e resposta que se viveu no Pavilhão João Rocha.

Assim, a duas jornadas do fim, o Sporting CP segue no segundo lugar, agora com 58 pontos, a dois do líder SL Benfica, que ainda não jogou esta jornada. Agora, os Leões do hóquei em patins deslocam-se ao recinto do GRF Murches.

Sporting CP: João Almeida, Ferran Font, Gustavo Carvalho [GR], Alessandro Verona, Matias Platero, João Souto, Toni Pérez, Henrique Magalhães, Zé Diogo [GR], Gonzalo Romero [C].