Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto João Pedro Morais

Susto na recta final não travou o regresso às vitórias

Por Sporting CP
01 Nov, 2023

​Leões foram obrigados a aplicar-se para derrotar a AD Valongo (7-4)

A equipa de hóquei em patins do Sporting Clube de Portugal recebeu e venceu a AD Valongo por 7-4, esta quarta-feira, em partida a contar para a sexta jornada do Campeonato Nacional.

Após a derrota no Dragão Arena, que colocou fim a uma série de quatro vitórias, os Leões apresentaram-se no Pavilhão João Rocha focados em regressar aos triunfos e alcançaram o objectivo. Sem Nolito Romero, que ficou fora da convocatória, a turma de Alejandro Domínguez dominou e atingiu o intervalo a vencer por 5-1, mas permitiu a recuperação do adversário para 5-4 e foi depois obrigada a aplicar-se para garantir os três pontos num jogo que parecia decidido.

Antes do arranque do encontro, nota para o minuto de silêncio cumprido em homenagem a Vítor Domingues, antigo guarda-redes da selecção nacional que faleceu aos 82 anos depois de ter conquistado vários Mundiais e Europeus ao longo da sua carreira, sobretudo na década de 60.

Em dia de feriado nacional, os muitos Sportinguistas que fizeram questão de marcar presença nas bancadas não saíram desiludidos, até porque os Leões entraram praticamente a vencer. Logo aos três minutos, Alessandro Verona trabalhou bem atrás da baliza rival, esperou pelo momento certo e, assim que encontrou uma brecha, inaugurou o marcador de forma muito oportuna.

Apesar da tentativa de reacção da AD Valongo, que chegou a este desafio na nona posição e ainda obrigou Ângelo Girão a um par de boas defesas, acabou por ser o conjunto de Alvalade a dilatar a vantagem. Aos nove minutos, João Souto apareceu isolado na cara do guarda-redes e, com toda a calma do mundo, fez uma picadinha que deu 2-0 e tranquilizou ainda mais a equipa.

O Sporting CP controlava o encontro sem dificuldades de maior e foi insistindo no ataque, chegando sem surpresa ao 3-0 aos 17 minutos, com Toni Pérez a não perdoar na recarga a um primeiro remate da autoria de Henrique Magalhães. Ainda assim, segundos depois, os visitantes deram um ar de sua graça e reduziram a desvantagem por intermédio do ex-Leão João Almeida.

Apesar do tento forasteiro, até ao intervalo os Leões continuaram a dominar e marcaram mais duas vezes, dilatando para 5-1. Aos 20 minutos, Ferran Font conduziu o esférico desde o meio-campo defensivo e, do meio da rua, fez um grande golo, e aos 23’, Rafael Bessa não desperdiçou uma grande penalidade cometida sobre Facundo Bridge, confirmando a mão cheia de golos.

No regresso dos balneários, o marcador parecia indicar que estava tudo decidido, mas a verdade é que a AD Valongo nunca desistiu de discutir o resultado e retirou dividendos disso mesmo, marcando por três vezes e reduzindo para 5-4. Os golos foram de João Almeida, que bisou, Tiago Sanches, na sequência de uma penalidade falhada, e Carlos Ramos, a sete minutos do término.

Os Leões, que até tinham criado várias vezes perigo junto da baliza adversária e chegaram mesmo a atirar à barra na melhor oportunidade, acabaram por ser penalizados pela falta de eficácia, mas responderam da melhor forma depois disso. Isto porque Alessandro Verona, a menos de três minutos da buzina, fez o segundo da conta pessoal e colocou o placard em 6-4.

Até final, o Sporting CP utilizou ao máximo os tempos de ataque e guardou a bola para não correr mais riscos, mas ainda foi a tempo de marcar mais um. Na sequência da décima falta visitante, Rafael Bessa aproveitou o livre directo para fechar o resultado em 7-4, num jogo que depois de estar aparentemente fechado ao intervalo, forçou os Leões a aplicarem-se nos últimos minutos.

Com este resultado, o Sporting CP regressa à liderança partilhada da tabela, ainda que à condição,  voltando a jogar dentro de três dias, no sábado, 4 de Novembro, com o GRF Murches.

Sporting CP: Ângelo Girão [GR] [C], Alessandro Verona, João Souto, Facundo Bridge e Matías Platero; Zé Diogo [GR], Rafael Bessa, Ferran Font, Toni Pérez e Henrique Magalhães.