Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Gabriela Sabau/IJF

Jorge Fonseca de ouro no Grand Prix de Portugal

Por Sporting CP
30 Jan, 2022

Judoca do Sporting CP triunfou em Almada

Jorge Fonseca, judoca do Sporting Clube de Portugal, conquistou, este domingo, o Grand Prix de Portugal, prova do circuito mundial da International Judo Federation. Na categoria de -100kg, o Bicampeão do Mundo e medalhado olímpico 'limpou' toda a concorrência e assegurou o ouro em Almada.

O atleta português teve percurso imaculado até à final, vencendo todos os combates por ippon (vantagem máxima): Khangal Odbaatar (Mongólia) na segunda ronda, Giorgi Beriashvili (Geórgia) nos quartos-de-final e L.A. Smith III (EUA) nas meias-finais - este último em apenas 13 segundos.

Na final, novo triunfo por ippon e num combate que durou pouco mais de 40 segundos contra o suíço Daniel Eich. Depois da projecção que ditou a vitória, o Complexo Municipal dos Desportos da Cidade de Almada e os muitos adeptos presentes explodiram de alegria, assim como o próprio Jorge Fonseca. Sempre muito expressivo, foi visível a alegria do Leão, que voltou a dançar em pleno tatami.

Depois da prova, na zona de entrevistas rápidas, Jorge Fonseca garantiu não ter "palavras para descrever" a conquista do Grand Prix de Portugal. "Foi uma grande competição. Fiz o que planeei combate a combate. Trabalhei imenso para esta prova e para este grande resultado que estava na minha mente. Infelizmente, o Campeonato da Europa não correu como desejava e hoje correu como planeei, sem pressão e ao mais alto nível", começou por dizer aos jornalistas.

Ganhar em casa, explicou, "tem um peso muito especial porque é o judo nacional a crescer": "As pessoas nunca me viram a competir ao vivo, só pela televisão, e é completamente diferente. Sentir o povo português e os meus familiares a apoiarem-me é importante. (...) Desde que entrei para a prova que senti o público a puxar por mim e a incentivar-me. Dei tudo para dar uma grande felicidade a todos os portugueses que vieram cá".

Por fim, o judoca admitiu que começou "o ano em grande, com o melhor resultado possível".

O Sporting CP contou ainda com outros atletas em prova ao longo dos últimos dias, tendo-se destacado o quinto lugar de Maria Siderot na categoria de -52kg. A Leoa começou por vencer a suíça Binta Ndiaye e a australiana Tinka Easton antes de perder com a espanhola Estrella López Sheriff. Na repescagem, superou a belga Amber Ryheul e, no combate pelo bronze, saiu derrotada do duelo com a compatriota Joana Diogo.

Em -48kg, Inês Ribeiro perdeu no primeiro combate diante da brasileira Amanda Lima, enquanto Margarida Brás (-63kg) também foi derrotada na estreia, desta feita pela espanhola Laura Vázquez Fernández. Já Wilsa Gomes, na mesma categoria de peso de Margarida Brás, venceu o primeiro combate contra a argentina Agustina De Lucía, mas perdeu o segundo diante da holandesa Joanne van Lieshout.

Noos homens, João Fernando (-81kg) começou por triunfar contra Murrentsen Battulga (Mongólia), tendo perdido de seguida diante do espanhol Alfonso Urquiza Solana. Em -100kg, Diogo Brites ficou isento da primeira ronda e, a seguir, não conseguiu superar o croata Marko Kumrić.