Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Esplendor na quadra

Por Pedro Almeida Cabral
07 maio, 2021

Ao Sporting CP não basta ganhar, há que ganhar com os que formámos desde cedo para a vida desportiva. É ao formar atletas que o Sporting CP transmite valores da superação pelo desporto

Há poucas palavras para descrever aquele que é um dos maiores feitos desportivos de sempre do Sporting Clube de Portugal. Ao escrever estas linhas, ainda é algo incrédulo que recordo a final da Liga de Campeões de futsal que vencemos por 4‑3, frente ao Barcelona FC, provavelmente a melhor e mais cara equipa de futsal em competição. Não foi somente a conquista de mais um troféu para um atafulhado museu de títulos nacionais e europeus. Foi, sobretudo, uma vitória do que é, na sua essência mais profunda, o Sporting CP. Explico porquê.

Ao contrário de outros clubes, que adquiriram direitos desportivos para criar a modalidade, o Sporting CP é um dos fundadores do futsal em Portugal. Primeiro, na sua versão antiquada do futebol de salão, e depois, na forma do jogo que vingaria, o futsal. Foi o Sporting CP que venceu o primeiro campeonato nacional, que se disputou em 1991. Desde então, o Sporting CP participou ininterruptamente em 30 campeonatos, tendo conquistado metade das edições. Podíamos pensar que esta história é restrita às nossas fronteiras. Mas não. O Sporting CP já esteve em cinco finais europeias da Champions de futsal, tantas quantas as do Barcelona FC e apenas atrás do Inter FS e do MFK Dínamo Moscovo. A história nacional e europeia do futsal escreve‑se e confunde‑se com o Sporting CP. Tudo isto é cultura desportiva do Sporting CP, completamente oposta a modalidades instantâneas e a camisolas patrocinadas para título de oportunidade.

Para vencer esta edição da UEFA Futsal Champions League, o Sporting CP derrotou, à vez, o campeão russo, o campeão espanhol e o campeão europeu. Na final, chegámos ao intervalo a perder por 2‑0. O que se passou na segunda parte foi extraordinário. Uma reviravolta absolutamente invulgar em futsal até fechar o marcador a nosso favor. Tão invulgar que em 20 finais europeias, esta foi somente a segunda vez que uma equipa recuperou de desvantagem de dois golos. Um jogo assim só se faz com uma equipa perfeita, treinada pelo melhor treinador de futsal do mundo, Nuno Dias, que já não perde um jogo desde Janeiro de 2020. Acima de tudo, e isso é o mais importante, vencemos com uma equipa recheada de miúdos da formação. Zicky, um pivô de características únicas, que será rapidamente dos melhores na sua posição, Erick, que secou Ferrão – o melhor jogador da actualidade –, ou Tomás Paçó, sempre bem no jogo. Ao Sporting CP não basta ganhar, há que ganhar com os que formámos desde cedo para a vida desportiva. É ao formar atletas que o Sporting CP transmite valores da superação pelo desporto. Por isso, foi esta vitória esplendorosa na quadra tão saborosa e tão exemplar para o que deve ser o Sporting CP.