Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

We can be Heroes…

Por André Bernardo
07 maio, 2021

(...) num Império de colossos do futsal, o Rei é o Sporting CP

Estamos no ano 50 Antes de Cristo. Toda a Gália está ocupada pelos Romanos…Toda? Não! Uma aldeia povoada por irredutíveis Gauleses resiste ainda e sempre ao invasor. (…)

Este é o texto que figura sobre um mapa da Gália na primeira página de todos os livros de banda desenhada de Astérix e que nos relata as aventuras desta aldeia de heróis Gauleses contra o todo-poderoso Império Romano.

 

Le Grand Fossé

Num dos livros desta colecção – “O Grande Fosso” – “algures na Gália, tudo parece tranquilo numa aldeia semelhante à de Astérix. No entanto, passam-se aí coisas bastante invulgares. De facto, a aldeia está dividida por um grande fosso (…).

É grande o fosso que separa, em termos de orçamento, o plantel da equipa de futsal do Sporting CP, dos seus competidores na recente conquista da UEFA Futsal Champions League.

Mas num Império de colossos do futsal, o Rei é o Sporting CP.

Campeões Europeus de futsal. Foi numa “ocupada Gália” do futsal que a equipa dos nossos irredutíveis Heróis Leoninos, com nove cadetes da formação, aniquilaram o MFK KPRF – campeão russo –, o Inter FS – campeão espanhol e cinco vezes campeão europeu – e, finalmente, o FC Barcelona – que era o detentor da Champions League.

O Sporting CP consegue assim o incrível registo de duas Ligas dos Campeões em apenas três anos.

Como se consegue colmatar este fosso externo a nível europeu? Com uma poção mágica que mistura União, ADN e Resiliência. 

 

1. União: Encontrámos o Inimigo…

Em 1970, numa edição especial para a celebração do primeiro “Dia da Terra”, outra popular banda desenhada, chamada Pogo, criação do norte americano Walter Crawford Kelly Jr., imortalizaria a ilustração com a frase “Encontrámos o Inimigo, e ele somos Nós”. Nesta edição, Pogo observa uma floresta poluída de lixo.

A vitória da equipa de futsal começou antes de se concretizar dentro de campo.

O ego é um dos principais inimigos do Homem e, claramente, o de qualquer equipa ou organização.

As palavras de Nuno Dias, que aqui abaixo transcrevo, dizem tudo. O fosso de fora extingue-se assim que se eliminam os fossos e os egos de dentro.

“Este grupo que veio à Croácia é a definição de equipa. Nunca tivemos nada assim (…) Não sei se o mundo do futsal, em Portugal mais propriamente, faz ideia do feito que o Sporting CP alcançou”.

 

2. ADN

A vitória do futsal é também a vitória da consolidação de um modelo único e transversal ao Clube de aposta na Formação. Mas vai além disso, pois o nosso ADN é feito de várias moléculas das quais a Formação é uma delas.

Ele é feito de um regresso dos valores que nos fazem Ser Sporting, que nos edificam e que nos permitem um caminho sustentável e não autodestrutivo.

É este ADN que nos permite percorrer um caminho, infelizmente demasiado solitário, num combate a um Império invadido pelo compadrio, violência e interesses instalados.

 

3. Resiliência: Em Nome do Sporting CP

Dizia Churchill que “Coragem é a primeira de todas as qualidades humanas, porque é a que garante as demais”.

As soluções fáceis e imediatas são sempre mais sedutoras. Prometê-las é sempre mais fácil. Ceder aos interesses instalados e ao populismo também. Seguir o status quo e não combater o sistema é mais confortável. Trilhar o caminho do médio longo prazo, muitas vezes feito de um trabalho invisível até ele ver a luz do dia, é difícil.

O percurso do Futsal nesta edição tem algo de épico. Não apenas pela dimensão da vitória em si, mas por uma alteração de paradigma que ele também representa, pela presença de miúdos que são ainda juniores, pela cavalgada sobre os principais candidatos e por uma segunda parte com uma remontada digna de filme.

Não podia deixar de enaltecer neste texto também a resiliência do meu colega de Direcção Miguel Afonso que tutela a pasta das modalidades. Neste caminho, o seu carro foi apedrejado, foi cobardemente agredido e viu os agressores cuspirem na cara da sua própria filha. Manteve-se firme, em nome do Sporting CP, quando tinha todas as razões para sair.

Obrigado, Miguel. Obrigado, Futsal. Obrigado a todos os Sportinguistas que incondicionalmente colocam o Sporting CP em primeiro lugar. Esta vitória é acima de tudo uma vitória do nosso ADN. Parabéns a todos! Parabéns, Sporting CP!

O “caminho faz-se caminhando”, “guardando as pedras”, e com “sangue, suor e lágrimas”: “Onde Vai Um, Vão Todos”.

E é em nome do Sporting CP que sugiro a todos que coloquem o vídeo exclusivo da Sporting TV, com o discurso motivador do nosso capitão João Matos ao som do épico “We can be Heroes…” [facebook.com/watch/?v=2780478948928800].

E, nota final, a poção não é mágica, mas a forma de a preparar sim. É feita desde 1906 com Esforço, Dedicação, Devoção e Glória.

 

Epílogo do livro “O Grande Fosso”

Texto: “É sobre a abóbada estrelada de tutatis que os habitantes da aldeia de Astérix festejam alegremente o regresso dos seus heróis (..)”.

 

Balões de conversa:

Personagem 1 – “Esta história do Grande Fosso parece realmente inverosímil!”.

Personagem 2 – “De facto, é tão absurda que as gerações futuras não vão acreditar nela!”.

Fim do Episódio. Campeões da Europa de futsal.

 

Editorial da edição n.º 3818 do Jornal Sporting