Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

DEFESA E HONRA DO SPORTING!!!

Por Tito Arantes Fontes
21 Abr, 2022

Os Estatutos do SPORTING CP constituem a matriz do Clube, podemos dizer até que são a sua “Bíblia” e são, naturalmente, de obrigatório cumprimento pelos seus Sócios, conforme se estipula no seu artigo 21., n. 1, alínea c).

Nos termos do n. 2 do seu artigo 3. define-se que “No SPORTING CLUBE DE PORTUGAL não se faz distinção de ascendência, género, raça, língua, território de origem, religião, convicções políticas ou ideológicas, instrução, situação económica ou condição social…”.

Está, assim, bem claro que no SPORTING CP não há lugar a qualquer racismo ou xenofobia. Não há mesmo! E a História deste lendário e centenário Clube − o de Nelson Mandela! − bem e exaustivamente o demonstra!

Eu − desde logo como Sócio com mais de 50 anos ininterruptos de Associado do SPORTING CP − cumpro e sempre fiz por cumprir zelosamente os Estatutos do meu querido e amado Clube!

Por isso − e porque, como todos os que me conhecem bem sabem, com actos que são bem visíveis, nomeadamente os que se referem à adopção plena e tão amada que realizei há mais de 30 anos dos meus dois queridíssimos filhos de clara ascendência negra − sou intrinsecamente NÃO AO RACISMO e NÃO À XENOFOBIA!

Não tem, pois, qualquer sentido a polémica artificialmente instalada a propósito do teor da minha última coluna no Jornal Sporting! No que me toca a mesma é intolerável, por injusta e por falsa!

Nessa coluna faço a defesa intransigente dos interesses do SPORTING CP, nomeadamente na envolvente das competições de futebol em que o Clube está inserido. Critico para o efeito o comportamento de determinado jogador do FCP (como, aliás e ao invés, alguns jogadores do SPORTING CP, como por exemplo Paulinho ou Nuno Santos, são por outros tão criticados!). É uma situação absolutamente normal.

Na verdade, o que no fundo se está a tentar é criar um problema onde ele não existe, numa pura e evidente manobra de diversão para tentar tirar o foco do que realmente se está a passar… ou seja, competições profissionais de futebol que − fruto do “sistema vigente” há décadas − estão permanentemente ensombradas por profundos ataques à Verdade Desportiva. Foi o que neste último fim-de-semana se passou – conforme foi abundante e quase unanimemente comentado na comunicação social − no jogo do Dragão em que se assistiu a mais um autêntico “jogo farsa” deste campeonato. Como se não tivesse já bastado o que há uns meses aconteceu no Jamor! O SPORTING CP – como sempre sucede – é completamente alheio a esses momentos infelizes e lamentáveis do futebol nacional!

Vivemos em Portugal num regime democrático com representação parlamentar de partidos que se estendem genericamente da direita à esquerda. Gozamos em Portugal de efectiva liberdade e nomeadamente de liberdade de imprensa. Dizemos o que queremos, como queremos, onde queremos. Temos voz e não temos medo de a usar. E é muito claro: assim, como povo, queremos continuar a ser!

Não são, pois, admissíveis atitudes de condicionamento desta nossa liberdade, inseridas num contexto que visa − isso sim! − atacar o SPORTING CP! Não são compreensíveis faltas de contraditório (com a honrosa excepção do jornal Record)! Não são toleráveis mordaças! Não se aceitam atitudes de verdadeira ameaça! De silenciamento! De censura!

A discussão em causa é mesmo e só sobre futebol, no contexto da recta final das duas mais importantes competições nacionais, ou seja, o Campeonato e a Taça de Portugal! O primeiro − com muita pena Sportinguista − parece entregue ao nosso maior rival dos últimos anos. Por seu lado, a Taça decide, no que nos toca, o seu finalista da edição desta época nesta próxima 5.ª feira. Oxalá possamos assistir no Dragão a um bom jogo, com votos para que finalmente tenhamos uma arbitragem que não nos prejudique como tem sistematicamente sucedido em todos os últimos jogos do SPORTING CP com o FCP.

Nota final: faço votos para que não se repitam as situações verificadas no final do último jogo que realizámos no Dragão. Incompreensível como até agora não houve sanções quanto à inenarrável intervenção de agentes estranhos ao jogo que perpetraram agressões a jogadores do SPORTING CP! Essas agressões não foram ainda objecto de adequada sanção disciplinar, nomeadamente no que toca à interdição desse Estádio. Inacreditável como dois meses depois desses acontecimentos o SPORTING CP vai novamente jogar no mesmo Estádio onde os seus jogadores foram agredidos! No mesmo Dragão onde o presidente do SPORTING CP foi também agredido, empurrado e desapossado da sua carteira pessoal. Inacreditável como até agora nada se passou… onde anda o Conselho de Disciplina? Onde pára a Justiça?

VIVA O SPORTING CLUBE DE PORTUGAL!!!

P.s. Agradeço as centenas de manifestações de carácter pessoal que − em apoio e solidariedade − me chegaram de vários lados, incluindo de pessoas dos dois outros grandes clubes nacionais. Especial nota para as mensagens que recebi de gente que não tenho mesmo o privilégio de conhecer.