Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Até ao fim, "Leões"!

Por Juvenal Carvalho
21 Abr, 2022

No futebol existe tantas e tantas vezes o lado irracional. Também eu, levado por emoções, mesmo que tentando ser quase sempre pragmático, sou bastante emocional, e quando o tema é Sporting Clube de Portugal ainda exacerbo mais esse meu lado. E quando os adversários são aqueles que durante uma vida me fazem tirar do sério, e que decididamente, por serem o nosso eterno rival, não gosto de perder nem ao berlinde, a azia é ainda maior.

O campo onde já não consigo entrar, independentemente da direcção, treinador, jogador, ou seja quem for que envergue o símbolo do leão rampante, é a quente ter que ouvir coisas que me ofendem o orgulho Leonino.

Ouvir falar em vergonha, em falta de atitude, de carácter, etc... perturba-me muito, e eu estou longe de ser aquele que não diz umas asneirolas e até algumas irracionalidades quando o Sporting CP entra em equação.

No passado domingo, como qualquer Sportinguista que se preze, fiquei triste. Mas como um Leão só se curva para beijar o símbolo, esfreguei os olhos, olhei para cima e pensei.

São estes, os que perderam hoje, que ostentam o símbolo de campeão nacional ao peito, que esta época já ganharam a Taça da Liga e a Supertaça, que passaram a fase de grupos da Liga dos Campeões Europeus, e que tantas alegrias nos têm dado. É com eles que eu quero ir para a "guerra", e que não merecem a ingratidão de alguns, que mesmo a quente deviam ter memória e não analisar tudo por 90 minutos menos conseguidos, perante um adversário a quem já havíamos ganho duas vezes esta época, e uma delas na final de um troféu.

Se calhar, assumo que me devia de abstrair de espreitar as redes sociais, onde os "catedráticos" do apocalipse são aos magotes.

Dito isto, em relação ao meu estado de alma, quero dizer a este grupo de trabalho treinado por Rúben Amorim que merece de mim o maior do respeito, orgulho e carinho. E até ao fim sei que vão honrar o símbolo e lutar por cada bola como se fosse a última, e sendo que o campeonato é uma miragem que só a matemática nos agarra a ele, resta-nos lutar por manter o segundo lugar, que nos garante a presença na Liga dos Campeões, local de onde andamos arredados anos a fio, mas que temos que ganhar hábitos de presença ano após ano. É determinante ter o Sporting na montra do futebol europeu. Valorizar os nossos jogadores e captar o interesse de outros que só assim, com base neste pressuposto, ingressam no Sporting.

Faltam quatro jogos, e a lógica do #ondevaiumvãotodos tem que se arrastar de fora para dentro. Estar com os nossos jogadores nos bons e nos maus momentos. Sobretudo nos últimos. Ser do Sporting CP é muito mais do que uma noite menos conseguida e de uma bola que bate na barra e salta para fora. É apoiar até ao limite das nossas forças.

E no meu caso, para a semana lá estou outra vez, agora no Bessa.
 
Como escrevi acima, tenho orgulho nestes rapazes e sim, como dizia um treinador que passou pelo nosso Clube, é com eles que eu vou para a "guerra".

Eles merecem tudo de nós. E nesse tudo, está implícito o nosso reconhecimento e respeito. Até ao fim, "Leões"!