Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Esta é para ti!

Por Juvenal Carvalho
19 maio, 2022

Hoje, e porque pelo menos 'vamos ter que levar contigo mais uma época', decidi aproveitar este espaço que o nosso Jornal me concede semana após semana, para usar todos os caracteres exclusivamente sobre ti.

Primeiro, desculpa o trato de "tu". Não nos conhecemos pessoalmente, nem como se diz naquele velho ditado, andámos sequer na escola juntos, mas crê que será com o máximo respeito entre alguém que já passou dos cinquenta, que sou eu, para um jovem de sucesso, e que sabe estar no desporto e na vida como poucos, que és tu.

Crê que desde que chegaste, e não tinha de ti particular conhecimento que não o de teres jogado no nosso eterno rival e treinado o Casa Pia e o Sporting de Braga, onde comecei a perceber que tinhas "coisas".

Aquando da tua apresentação − obrigado ao presidente Frederico Varandas e ao director desportivo Hugo Viana pela aposta − e com aquele "e se correr bem", numa fase em que encontraste o Sporting CP numa luta quase fratricida, − nós somos assim, mas quando toca a unir temos uma força tremenda, que comecei a achar que eras tu o tal. O tal que vinha para chegar, ver e vencer. Não foste unânime, ninguém o é nesta vida, e no desporto isso então não existe. Vieste até com a "espada" do valor da tua contratação e de teres vindo do "outro lado da segunda circular". Sabias bem para onde vinhas, e tens não só o mérito de arriscar na tua carreira, como a de acreditares intrinsecamente nas tuas capacidades.

Desde o início que me fascinaste. Começou essencialmente pela tua postura. Ouço cada abordagem tua aos jogos como se de um verdadeiro jogo se tratasse. Confesso-te que nunca antes o havia feito, tens um não sei quê de diferente. Também na comunicação és Enorme. Conseguiste fazer de nós felizes porque sabes ganhar e também perder. Os campeões, e tu és na plenitude tanto no futebol como na forma de estar na vida, são assim. Tens também uma enorme cultura de responsabilização. És um líder inato, daqueles que nasceu com esse dom, além de seres um estudioso do jogo como poucos. As tuas desculpas não são esfarrapadas porque nunca as usas. As tuas são feitas de trabalho e de transpiração, com o foco no “nós” sempre em detrimento do “eu”. O teu grupo de trabalho é um todo, uma muralha verdadeiramente inexpugnável, feita do tal #ondevaiumvãotodos. Ganhaste até ao momento quatro troféus, com o Campeonato Nacional 2020/2021 como a cereja no topo do bolo. Fizeste nesse momento felizes milhões de Sportinguistas espalhados pelo Mundo. A cada vitória, e tantas elas são, o teu foco é o treino seguinte. Sei que tudo isto para ti, sendo orgulho também é passado, nessa tua luta incessante por teres um Sporting CP maior a cada dia.

Também sabes que a Glória é efémera, e no futebol essa é por vezes colocada em causa a cada jogo. Já o disseste várias vezes, naquele teu jeito tão peculiar. Sabes os caminhos que pisas e eu − como tantos e tantos mais − acredito plenamente no teu sucesso. Na continuidade do teu sucesso.  Porque afinal nasceste com aquele dom de que são feitos os ganhadores. A "nota zero" que deste ao "teu" Sporting na conferência de imprensa da antevisão ao jogo com o Santa Clara, pela razão de não ter ganho o Campeonato Nacional desta época foi feita de exigência de quem quer ganhar sempre. Porque no teu íntimo sei que a tua avaliação ao teu grupo de trabalho é muito positiva. Afinal sabes que os teus meninos disputam cada bola como se fosse a última, e que fizeram até os mesmos pontos da época em que fomos campeões (85). Gosto da tua sapiência e acredito em ti até ao fim sem fazer futurologia. Adorava que fosses uma espécie de Arsène Wenger do Sporting, porque sou um especial fã da tua pessoa. Mas vou contigo no jogo a jogo que tu tantas vezes utilizas. Também eu sou mais um dos todos que vão contigo. E quero que saibas que não sou ingrato e estarei contigo sempre. Mas também sou irracional porque o amor pelo nosso Clube me tira do sério, e por vezes te faço críticas, gritando sozinho que devias mudar a táctica, que devias usar este jogador no lugar de outro, ou até mudares de táctica. Também eu sou um "treinador". Mas tu és o TREINADOR. E felizmente no "meu" Sporting Clube de Portugal. Desculpa este abuso do trato por tu. Desculpa aquele lado em que me armo em "treinador" e te critico, mas o que conta é o essencial. Sou um teu particular fã. Isso sou. Um dia quando, e se for possível, gostaria de ser como tu. Porque tu és diferente. És especial. És o meu "Special One". És o Rúben Amorim!