Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Diferentes

Por Pedro Almeida Cabral
10 Dez, 2022

Muitas vezes se diz que o Sporting Clube de Portugal é um clube diferente. Embora não se saiba bem em que consiste essa diferença. Fala-se numa maior cultura desportiva dos Sportinguistas. O que tem fundamento. Quando um dia se fizer uma verdadeira História do desporto em Portugal, será evidente aquilo que vou escrevendo por aqui: a História do futebol e de muitas outras modalidades em Portugal confunde-se com a História do Sporting CP. O desporto português tem raízes fundas no Clube. Daí que não surpreenda que tantos Sportinguistas acompanhem mais do que uma modalidade e conheçam detalhadamente o percurso de vários atletas.

Há quem justifique a diferença com o maior apego dos Sócios e adeptos ao Clube. Há uns anos, um estudo conduzido pela Universidade Europeia concluiu que os adeptos do Sporting CP eram os mais comprometidos com o clube, acima dos adeptos do SL Benfica e do FC Porto. Quem conhece o panorama desportivo nacional sabe bem que os nossos Sócios e adeptos acompanham infatigavelmente a realidade Sportinguista em todas as horas, na derrota e na vitória. O que nem sempre sucede nos outros clubes. 

Talvez a tão apregoada diferença do Sporting CP resida afinal em algo mais simples. Numa entrevista levada a cabo pelo jornal Record há umas semanas, o nosso treinador de hóquei em patins, Alejandro Domínguez, deu conta do que está a ser o seu trabalho no Sporting CP. Como é sabido, Domínguez treinou o SL Benfica por três épocas. Foi com curiosidade que perguntaram ao argentino que diferenças havia entre os dois clubes. Sem ponta de provocação e com sinceridade, Domínguez respondeu que no Sporting CP havia bem mais familiaridade entre todos, ao contrário do rival, onde as relações eram mais distantes. 

Pode parecer que se trata de um mero detalhe. Mas não. Há no Sporting uma vitalidade única. Quem treina ou joga no Clube não esquece e fica adepto do Sporting CP para o resto da vida. É frequente treinadores, atletas, seccionistas, diretores e adeptos travarem relações que perduram para além das circunstâncias efémeras de um jogo ou de um campeonato. Em vez de megalomanias de invencibilidades eternas ou de descabidas proclamações de afirmação política, o Sporting CP nasceu e vive ainda hoje saudavelmente o desporto como uma oportunidade para todos, sem “distinção de forças”, como afirmava José Alvalade, querendo dizer que o desporto é de todos e para todos. É esta forma de sentir o Clube que forja os laços de proximidade de que fala Domínguez e que nunca se desviou do ideal centenário que fundou o Clube. No fundo, é simples: somos diferentes porque somos Sporting CP.