Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Cruz

Manta de competência para evitar a décima leonina

Por Jornal Sporting
12 maio, 2017

Sporting desloca-se a Santa Maria da Feira para tentar regressar às vitórias e manter o registo intocável frente ao Feirense

A campanha do Feirense na primeira liga não se pode analisar sem se realizar uma divisão clara entre o período liderado por José Mota e aquele em que Nuno Manta Santos assumiu as rédeas. Na primeira volta, aquando da visita ao Estádio José Alvalade, já era o actual treinador que comandava a equipa do Feirense, e os leões venceram por 2-1, mas essa foi uma das poucas derrotas da equipa fogaceira com Nuno Manta Santos como técnico. Além desse desaire, nos 20 jogos desde a mudança de treinador, só por mais quatro ocasiões o Feirense saiu derrotado.

Antes, com José Mota ao leme, o conjunto recém-promovido não começou da melhor forma, chegando mesmo a um período sem qualquer vitória em nove jogos, com a pior altura em termos de resultados a coincidir com a saída do experiente treinador português, que contabilizava cinco derrotas consecutivas. No total, foram 11 pontos conquistados em 14 partidas que valiam um lugar abaixo da linha da despromoção, apenas acima do Tondela, por um ponto. A direcção do clube de Santa Maria da Feira optou pela saída de José Mota e, interinamente, foi Nuno Manta Santos – então treinador-adjunto – que assumiu o comando da equipa. O certo é que, após a mudança, a equipa bateu o Paços de Ferreira por 2-0 e, ainda sem uma solução definitiva, empatou no Estádio do Dragão em jogo a contar para a Taça da Liga.

Com um estilo pouco convencional e sem que ninguém acreditasse em si no início – tanto a direcção como os próprios jogadores já admitiram que pensaram tratar-se somente de uma solução de passagem –, o jovem treinador que trilhou toda a sua carreira nos escalões jovens do Feirense conquistou o balneário através do seu trabalho e elevou o nível do clube do norte de forma clara, mantendo-se no cargo de forma definitiva. Desde aí, 31 pontos foram conquistados em 16 partidas, somando nove vitórias, quatro empates e cinco derrotas nesse período espacial. Actualmente, o Feirense vem de duas vitórias seguidas e de três jogos sem perder.

Agora, a ocupar o 8.º lugar e já sem hipóteses de chegar aos lugares europeus, o Feirense encontra-se numa posição cómoda para os dois encontros que restam da Liga NOS, mas quererão certamente inverter a tendência histórico dos jogos frente ao Sporting: em nove jogos disputados, nove vitórias para os leões. A equipa de Jorge Jesus, depois do desaire em casa frente ao Belenenses, quer certamente limpar a sua imagem, contando para isso com os regressos de Gelson Martins e de Daniel Podence, dois dos mais desequilibradores elementos verdes e brancos, e ao mesmo tempo existe a vontade de corresponder à tendência muito abonatória entre os dois clubes. Do outro lado vão encontrar um conjunto competente, organizado e por certo muito motivado, com o apoio do seu público.

A Figura

O jovem nigeriano de apenas 21 anos tem sido uma das figuras num conjunto que se destaca sobretudo pelas valências colectivas. Depois de apontar quatro golos em apenas três jogos pela selecção da Nigéria nos Jogos Olímpicos, o extremo fez mais quatro golos ao serviço do Feirense, dois na Liga NOS, um na Taça da Liga e outro na Taça de Portugal.

O Treinador

O treinador português de apenas 38 anos cresceu em Santa Maria da Feira e, perante a oportunidade de liderar a equipa de seniores, da qual era adjunto, agarrou-a com unhas e dentes e tem realizado um trabalho meritório. Neste momento, conferiu organizaçã à equipa, sobretudo no momento defensivo