Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Sporting CP e Nações Unidas juntos na defesa do Planeta

Por Sporting CP
25 Set, 2020

Sports for Climate Action

No dia em que se assinala o Global Day of Climate Action, o Sporting CP acaba de anunciar que aderiu à iniciativa Sports for Climate Action (Desporto para a Acção Climática) promovida pelas Nações Unidas - UNFCCC (The United Nations Framework Convention on Climate Change). Desta forma, os Leões assumem o compromisso de contribuir para que o Desporto em Portugal tenha uma responsabilidade acrescida no futuro do planeta. 
 
Através da Sports for Climate Action, as Nações Unidas apelam às organizações desportivas para que o sector do desporto contribua para minimizar os efeitos nefastos das alterações climáticas. Nesse sentido, de acordo com os cinco princípios fundamentais consagrados na iniciativa e com os objectivos do Acordo de Paris, o Sporting CP terá como missão:
1) promover uma maior responsabilidade ambiental;
2) reduzir o impacto global do desporto no ambiente;
3) promover e educar para a acção climática;
4) promover um consumo sustentável e responsável; 
5) defender a acção climática através de ferramentas próprias de comunicação.
 
No âmbito do lançamento do quadro das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, Patrícia Espinosa, Secretária Executiva da UNFCCC, explicou que as organizações desportivas e os atletas estão numa posição única na corrida contra as alterações climáticas “porque o desporto influencia todos os sectores da sociedade". 
 
Para o presidente do Sporting CP, Frederico Varandas “no Sporting assumimos o desafio e o compromisso de sermos um Clube desportivo ainda mais verde. Queremos ser um exemplo e com isso sensibilizar outras entidades desportivas, acerca da importância em contribuir para uma causa como esta”. 
 
O Sporting CP espera inspirar Sócios, adeptos e a comunidade em geral a aumentarem a sua ambição e preocupação climáticas, num esforço conjunto, para limitar o aquecimento global a 1,5ºC. Um repto que ao ser aceite por todos evitará o agravamento significativo do risco de secas, inundações, calor extremo e pobreza para milhões de pessoas no mundo.  
 
Importa ainda referir que, o Sporting CP já deu o primeiro passo para assegurar um futuro “mais verde”; ao ter assinado recentemente com a EDP Comercial uma parceria de melhoria energética, passando a consumir apenas eletricidade de origem renovável, instalando painéis solares, aderindo à mobilidade eléctrica e prevendo ainda outras medidas que vão gerar poupanças de pelo menos 180 mil euros por ano.