Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto César Santos

Núcleo de Famalicão vibrou com o golo de Bas Dost

Por Jornal Sporting
12 Ago, 2017

Centena de adeptos comemoraram a vitória antes de Marcelino Teixeira entregar uma camisola assinada pelos ciclistas do Sporting-Tavira

O Núcleo de Famalicão tem recebido de forma sublime a comitiva do Sporting-Tavira e os meios de comunicação social do Sporting. Depois da simpatia e das refeições disponibilizadas, Marcelino Teixeira, presidente do Clube de Ciclismo de Tavira, a equipa do Mundo que há mais tempo compete ininterruptamente no pelotão velocipédico mundial, agradeceu a hospitalidade das gentes da região durante os primeiros dois de quatro dias: "Esta pequena lembrança que nós Clube entregamos ao Núcleo de Famalicão é simplesmente pelo reconhecimento pelo que fizeram por nós. Tem sido espectacular virmos jantar. Serão quatro dias seguidos, sempre oferecido por eles. Esta é apenas uma recordação que ficará para a História".

Antero Ribeiro, de 70 anos, é o presidente do Núcleo 261. Aberto a 28 de Fevereiro de 2015 e inaugurado exactamente um ano depois, o espaço conta já com 366 Sócios. Antero lembra-se bem da presença de Bruno de Carvalho na inauguração e exibe um orgulho intenso em ajudar o Clube de coração: "Bruno de Carvalho cumprimentou todos os adeptos e foi extremamente simpático. Temos um bom número de Sócios, mas ainda há muita gente Sportinguista que não é Sócio do Núcleo. Ainda assim, acabam de se fazer mais dois", disse, apontando para dois papéis cuidadosamente preenchidos por dois jovens adeptos.

Antero tem estado presente nos jantares organizados pelo Núcleo para a comitiva de ciclismo e mostrou-se honrado pelo suporte que o grupo de adeptos tem dado: "Tenho um grande prazer em colaborar com o Sporting CP. Na minha opinião, o maior património do Sporting CP são os Sócios. Corroboro as palavras de Bruno de Carvalho. Dá-me um prazer enorme enviar para Lisboa novas inscrições de Sócios. Hoje ficou demonstrada a importância de ter um Núcleo Sportinguista em Famalicão. As pessoas estariam dispersas: nos cafés ou em casa, para não terem de aturar os adversários. Aqui puderam aplaudir a vitória". 

Apesar de o futebol trazer mais gente (hoje estavam 130 pessoas a assistir ao Sporting CP-Vitória de Setúbal), o líder contou-nos uma história de uma aproximação ao futebol...feminino: "Conseguimos congregar os Sportinguistas. Temos cada vez mais adeptos de futebol feminino. As jogadoras vieram cá almoçar no ano passado e acompanhámos a equipa até Vila Verde, onde jogaram e ganharam. Damos o nosso melhor, gostamos de receber qualquer modalidade. Apoiamos com todo o prazer todos os que servem o Sporting CP. 

Voltámos à conversa com Marcelino Teixeira que diz acreditar no sucesso do Sporting-Tavira na Volta, reforçando a importância do ciclismo como modalidade que encontra os aficionados: "O ciclismo vem ter com as pessoas. Terão o prazer de conviver connosco. É uma das poucas possibilidades de estarem connosco e com os atletas, de ver como se faz. É um convívio. Esperamos sempre o apoio dos adeptos. Sabemos que a parceria com o Sporting CP nos garante um apoio maior. O Tavira tem um grande historial e muitos adeptos espalhados pelo país. O Nocentini é categórico: 'Estou bem, quero ganhar'. Temos todas as possbilidades de vencer, 24 segundos são uma margem recuperável".

Ainda houve algum sofrimento porque a bola teimava em não entrar. Quando Bas Dost marcou, a euforia libertou-se e fez-se a festa como se de um título se tratasse. Comum como nos explica Pedro Oliveira, de 42 anos: "Fiz parte da anterior Direcção. O Núcleo está de boa saúde como se pode ver. É um bom espaço, tentámos arranjar um local dentro das nossas possibilidades. Foi um espaço que nos apareceu casualmente, mas agora até é pequeno para tanta afluência. Quando há jogos isto enche completamente. Contudo, mesmo sem haver competição, há muitos associados que vêm cá conviver tranquilamente". 

O Sócio explicou-nos como o projecto tem crescido ao longo do tempo e a importância no combate aos rivais: "Estamos numa zona onde, geograficamente, lutamos com os nossos rivais. A região envolvente é dominada por portistas e benfiquistas. Somos uma minoria, mas, apesar de poucos, somos bons. O Núcleo do Sporting de Famalicão veio colmatar uma lacuna que existia. Existiam muitos Sportinguistas, mas não se manifestavam. Percebemos que havia muito mais gente do Sporting CP do que pensávamos".

Eugénio Portela, de 48 anos, também nos adiantou que o mini-estádio de Alvalade de Famalicão se enche para outras modalidades com especial destaque para o hóquei em patins: "Sou um dos Sócios fundadores. Venho aos jogos à noite e ao sábado à tarde conviver com os simpatizantes do Sporting CP, falar sobre a actualidade desportiva e ver as outras modalidades amadoras. Temos Sócios que são jogadores de hóquei e gostamos muito de ver essa modalidade". 

Sobre o ciclismo, deixou-nos uma garantia curiosa: "Sempre que vou para o trabalho, tenho o cuidado de passar pelo hotel onde a equipa está para ver o símbolo, os ciclistas e as bicicletas do Sporting-Tavira. É um orgulho para os Sportinguistas e para os Famalicenses saberem que a equipa de ciclismo está na estrada".

Pegando nas palavras de Eugénio ditas posteriormente, a força dos Núcleos sustenta a vitalidade da Listada verde e branca e o sentimento de ser "uma extensão do Estádio de Alvalade".