Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto César Santos

Academia Sporting em destaque no The Guardian

Por Jornal Sporting
20 Fev, 2018

O prestigiado jornal inglês passou um dia na Academia do Clube e não poupou nos elogios aos métodos de trabalhos dos leões

Visitou o complexo de treinos do Benfica, no Seixal, que terá custado aproximadamente 15 milhões de euros, mas foi apenas no dia seguinte, em Alcochete, que Alex Claphan, jornalista do diário britânico The Guardian, descobriu um verdadeiro ‘templo de futebol’. Extravagancias à parte, a opinião é sustentada pelo simples facto de… o café custar apenas 0,40€, o que demonstra o contraste de valores, não só monetários como também morais. Uma simplicidade que acaba por ser, em parte, receita do sucesso desportivo de uma casa habituada desde sempre a formar e a trabalhar com os melhores.

“Esforço, Dedicação, Devoção, Glória. Estas são as primeiras e as últimas palavras que as jovens promessas vêem quando entrem e saem da academia do Sporting Clube de Portugal”, começa por dizer no artigo Alex Claphan, que passou um dia no centro de formação leonino, o único emblema a produzir dois Bolas de Ouro. “Não pude deixar de sonhar com os jogadores que passaram por estes corredores e dormiram nestes quartos, não tendo nada mais do que ambição nos bolsos. O Sporting produziu jogadores icónicos, como Cristiano Ronaldo e Luís Figo, que conquistaram ambos a Bola de Ouro, a Liga dos Campeões, e inúmeros campeonatos e taças. Existem imagens autografadas deles por todo o lado”, contou.

Na verdade, Ronaldo é mesmo o melhor exemplo para as jovens promessas do Clube. "Messi é único, mas o que Cristiano fez para estar perto destes níveis diz muito sobre os seus limites. Veio de uma ilha sem nada: era um menino magro, com maus hábitos e que gostava de correr atrás dos defesas. Agora é um jogador completo: uma besta. Usamo-lo como um exemplo em cada sala: desde o ginásio às salas de aula de psicologia e até aos balneários. Sacrificou-se muito para ter tudo o que tem agora”, referiu Miguel Miranda, coordenador de guarda-redes, ao The Guardian.

Depois de descrever o dia passado em Alcochete, lembrando que dez dos 23 convocados para o Euro-2016 foram ‘lapidados’ na Academia, sendo que oito deles foram titulares na final frente à França, Alex Claphan contou ainda com o relato de Eric Dier, formado nos leões, que destacou os valores que recebeu. “Eles orgulham-se de formarem pessoas educadas e respeitosas. Nunca se zangam contigo se falhares um passe, mas fazem-no se faltares ao respeito a alguém. Um bom jogador para o Sporting é alguém que consegue compreender quando comete um erro e corrigi-lo”, explicou o actual jogador do Tottenham.

Um testemunho partilhado ainda por ‘eternos’ jogadores da casa como Nani ou João Mário. E mais ainda estão para vir…