Leoas seguem invictas em casa
26 Out, 2025
Segundo triunfo em dois jogos da equipa feminina de basquetebol do Sporting CP no Pavilhão João Rocha, desta vez frente ao GDESSA
A equipa feminina de basquetebol do Sporting Clube de Portugal venceu na manhã deste domingo o GDESSA, do Barreiro, por 85-61, na jornada quatro da Liga.
Um triunfo merecido e de qualidade das Leoas, que tiveram três dos quatro quartos do encontro a jogarem em bom estilo – apenas os primeiros dez minutos ficaram um pouco abaixo do nível habitual.
Mas o mais relevante foi mesmo o bom nível da equipa Sportinguista, que segue invicta em casa – em dois jogos, dois triunfos – primeiro ante o CAB Madeira e agora diante do GDESSA do Barreiro.
Os primeiros pontos do jogo foram do Sporting CP, assinados pela jogadora poste Emília Ferreira, em lance de cesto e falta e 3-0 para o Sporting CP, mas as Leoas arrefeceram a mão, a seguir, com mais de quatro minutos sem marcar, o que levou o treinador do Sporting CP, João Pedro Vieira a pedir um desconto de tempo, com o resultado em 3-9 e 5’06 para o final do primeiro quarto, numa fase com algumas perdas de bola sem lançamento.
Um triplo de Márcia Carvalho aproximou o jogo a 6-9 e mais à frente, dois triplos de Emma Huff (excelente jogo da extremo norte-americana do Sporting CP) com cerca de um minuto para o final aproximaram o Sporting CP até aos 13-14, resultado que se registava no final dos primeiros dez minutos de jogo. O Sporting CP nos últimos minutos do primeiro quarto ajustou melhor ofensivamente à defesa da equipa visitante.
No segundo quarto, o Sporting CP entrou melhor e um triplo ajudou a dar uma vantagem de 18-16. Simone Costa, de mão certeira, fez um triplo e Emma Huff ‘imitou-a para o 24-18, com o Sporting CP a circular bem a bola e a encontrar soluções de lançamento com atletas mais libertas para atirarem ao cesto.
Aos 28-21 com uma boa entrada para o cesto, o Sporting CP destacou-se, o que levou a equipa do Barreiro a pedir um desconto de tempo.
Com o resultado em 31-23 a 3’24 para o final do segundo quarto, o Sporting CP ia consumando em números a supremacia, reforçada cm um triplo de Simone Costa (nova muito boa exibição da extremo Leonina, que terminou com 20 pontos) para o 36-30.
38-32 era o resultado ao intervalo a favor do Sporting CP, com o Sporting CP sempre em crescendo no jogo.
A segunda parte abriu com um bom cesto de dois pontos de Luana Serrenho, que ao fazer o 48-36, começou a marcar distâncias difíceis de recuperar para a equipa visitante.
O terceiro quarto ‘foi’ de Luana Serrenho. Esteve muito bem a base Leonina a organizar o ataque, a recuperar bolas e a marcar, com sete pontos em pouco tempo, três deles através de um excelente triplo. Aos 55-39 com 2’58 para o intervalo, a equipa do GDESSA pediu um desconto de tempo para tentar ‘estancar’ a superioridade das Leoas.
Dois lances livres convertidos por Luana Serrenho deram vantagem de 20 pontos ao Sporting CP (59-39), com pouco mais de um minuto para jogar no terceiro quarto, que terminou com um resultado de 61-44.
No quarto e último quarto, o Sporting CP administrou bem a vantagem e até a alargou, com Emma Huff a dar espectáculo, tanto nos lançamentos de fora, como nas entradas para o cesto.
Realce também para um excelente triplo de Maria do Carmo Cruz, poste Leonina, para o 85-57, com as Leoas e a averbarem por essa altura o excelente número de 12 triplos em 27 tentativas, um óptimo registo da formação verde e branca, que terminou o jogo com vitória por 85-61 frente ao GDESSA e voltou a deixar indicadores de qualidade.
Sporting CP: Márcia Carvalho, Simone Costa, Mariana Barros, Emma Huff, Madalena Costa, Cláudia Almeida, Luana Serranho, Ana Rita Urbano, Emília Ferreira, Dayna Rouse, Maria Ana Oliveira, Maria do Carmo Cruz