Sporting CP conquista Taças de Portugal de Triatlo
26 Out, 2025
Triunfos colectivos assegurados na última etapa, que decorreu em Sesimbra
As equipas masculina e feminina de Triatlo do Sporting Clube de Portugal conquistaram este domingo as Taças de Portugal nos dois géneros na última etapa que decorreu em Sesimbra. Leões e Leoas conquistaram colectivamente o troféu, que premeia a regularidade e qualidade numa competição que esteve dividida em oito etapas.
André Campos, coordenador e treinador de Triatlo do Sporting CP, falou aos meios de comunicação do Clube e expressou o orgulho pelo feito da secção Leonina.
“Esta é uma competição de oito etapas, em que a primeira foi no final de Fevereiro, portanto já temos quase nove meses de competição, - começámos logo bem, com boas classificações nas primeiras etapas e nas últimas etapas conseguimos ganhar alguma vantagem que nos consolidou a vitória na Taça de Portugal. Nas raparigas ganhámos com uma vantagem bastante grande. Temos uma equipa feminina com muita profundidade, e qualidade, também. O mesmo acontece com os rapazes, apesar de serem equipas bastante jovens, em que são essencialmente atletas juniores tanto elas como os rapazes. A margem para a vitória foi-se construindo desde a primeira etapa, e conseguimos chegar à etapa final em Sesimbra já com uma vantagem confortável e muito dificilmente não sairíamos daqui com a vitória final”.
O técnico explicou as regras e como o Sporting CP chegou ao título na Taça de Portugal. “A classificação da equipa na etapa é o conjunto dos melhores tempos da equipa. No feminino, é o conjunto dos três melhores tempos, nos rapazes é o conjunto dos quatro melhores tempos e isso dá-nos a classificação na etapa. Cada etapa dá-nos um certo número de pontos: 210 à primeira equipa, 190 pontos à segunda e por aí fora. Em cada etapa são os melhores tempos dos melhores atletas e isso dá os pontos que vão sendo somados ao longo da temporada”.
Uma equipa construída a partir da formação e que no presente já soma conquistas, mas cujo futuro é igualmente muito auspicioso, até pela muita juventude que existe no Triatlo do Sporting CP.
“O Triatlo do Sporting CP não foge muito ao que são as modalidades do Sporting CP. O Triatlo tem muito o ADN da formação e o que nós vivemos no Triatlo do Sporting CP é mesmo isso, equipas bastante jovens, formados a grande maioria deles na nossa escola de Triatlo, uma equipa essencialmente saída dos juniores e esta vitória na Taça de Portugal dá-nos esperança que seja algo para continuar a construir nas próximas épocas também”, vincando o trabalho a partir da escola de Triatlo do Clube:
“A secção tem 15 anos e logo no final do primeiro ano de existência criámos a nossa escola de Triatlo com miúdos a partir dos seis anos. É a consolidação da nossa formação, da nossa escola, do trabalho feito pelos treinadores da iniciação e da formação, que depois nos permite almejar estes resultados e estas conquistas”.
A conquista da Taça de Portugal por parte do Sporting CP na equipa masculina foi inédita. Pela primeira vez, os rapazes ganharam este troféu, que no feminino já havia sido conquistado duas vezes antes (foi a 3.ª Taça de Portugal na equipa feminina) e por isso, somar títulos nos dois géneros na mesma edição foi, também, inédito.
Para a equipa masculina, que terminou colectivamente em Sesimbra no 2.º lugar, pontuaram João Vaz, David Abreu, Dinis Ferreira e Afonso Ferreira, que totalizaram o tempo de 03, 53’, 19’’, mais 4’, 05’’ do que o primeiro classificado, o Outsystems Olímpico de Oeiras, num trajecto com 750 metros de natação, 20 quilómetros de ciclismo e cinco quilómetros de corrida.
Na equipa feminina, Margarida Barão, Marta Ribeiro e Letícia Magalhães obtiveram para o Sporting CP o melhor tempo no percurso, com 03, 20’, 17’’, tendo a segunda equipa mais rápida (Outsystems Olímpico de Oeiras) completado a prova com mais cinco minutos e 18 segundos do que as vencedoras.