Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Federação de Triatlo de Portugal

João Mansos Campeão Nacional de triatlo

Por Sporting CP
24 Out, 2022

Foi a segunda vez que o atleta conquistou o título

João Mansos sagrou-se, no último domingo, Campeão Nacional absoluto de triatlo na prova que aconteceu na Trafaria, em Almada. 

Ao longo de 1h52'29'', João Mansos percorreu as três disciplinas do triatlo e foi o primeiro a cortar a meta. O Jornal Sporting conversou com o atleta Leonino, que revelou estar muito satisfeito com o que alcançou.

"Foi muito bom, estou muito orgulhoso. Era um grande objectivo que já tinha há algum tempo e pretendia repetir o feito. Queria fazê-lo pela época que desenvolvi, foi como a cereja no topo do bolo. Esta foi talvez a minha melhor época. Com a melhor série de vitórias, quer a nível de provas nacionais, quer internacionais. Acabar a temporada com o título de campeão é muito saboroso", começou por contar. 

João Mansos prosseguiu revelando que acaba de encerrar a temporada da melhor maneira possível ao voltar a ficar com o nome inscrito na história do Sporting CP, visto que conquistou a prova pela segunda vez de verde e branco. A primeira foi em 2018: "É um marco na minha carreira. Na altura, no meu primeiro ano de Leão ao peito, foi uma surpresa para todos. Fiquei logo no radar e sinto que mudou a minha carreira. Cada vez que envergamos a camisola do Sporting CP é importante. Agora, saber que se fica na história do Clube por se vencer algo é um orgulho enorme. É saber que ficamos lado a lado com grandes nomes da história do Sporting CP".

O triatleta abordou ainda como geriu a prova: "No triatlo, o que mais importa é a classificação geral e não o tempo. Sabia que tinha três adversários directos, o que acaba por ser uma pressão boa. A primeira volta de natação não correu muito bem, mas na segunda as coisas mudaram e decorreram de forma excelente, tive uma boa transição. A partir daí tudo mudou, quando mudei para a bicicleta. Lutei num grupo de quatro pelo pódio. Na última volta de corrida estava confiante, apesar de ter de gerir o cansaço. Foi uma questão de tempo, geri a prova e os meus adversários e consegui cortar a meta em primeiro".

João Mansos falou ainda sobre as dificuldades sentidas ao longo do percurso: "Foi a natação. Logo no início foi mesmo muito difícil. Tenho tido muita dificuldade em imprimir os meus níveis na água. Na bicicleta... Bem, a época já vai longa e só quem está no pico da sua forma física é que consegue fazer também uma óptima prova de ciclismo. Mas diria que a natação foi onde senti mais dificuldades, sim".

Ao todo, o triatleta do Sporting CP percorreu 51,5 km divididos em 1,5 km de natação, 40 km de ciclismo e 10 km de corrida.