Só deu Sporting CP
26 Out, 2025
Leões vencem em Tondela por 0-3
A equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal visitou e venceu, este domingo, o CD Tondela por 0-3 na nona jornada da Liga Portugal.
Luis Suárez, Pedro Gonçalves e Geovany Quenda apontaram os tentos num desafio que até merecia números mais expressivos tendo em conta a grande superioridade e as chances de golo do conjunto de Rui Borges.
Uma tremenda onda verde encheu o Estádio João Cardoso e fez-se ouvir de forma clara desde bem cedo para presenciar duas alterações em relação aos titulares com o Olympique de Marseille: Zeno Debast, lesionado, e Geovany Quenda, no banco, deram lugar a Ousmane Diomande e Geny Catamo.
O início de partida foi animado, com a primeira ocasião de golo a surgir logo no segundo minuto, quando uma boa jogada terminou com Pedro Gonçalves a atirar para defesa de Bernardo Fontes. Seria um sinal do que aconteceria no resto da metade inicial, sendo o guarda-redes do CD Tondela o melhor elemento dos visitados.
Já depois de um cabeceamento de Ousmane Diomande e, do outro lado, de outro de Cícero Alves para defesa fácil de Rui Silva, foi a vez de Bernardo Fontes travar o forte tiro de Geny Catamo com uma intervenção vistosa. Pouco depois, foi Francisco Trincão a tentar a sua sorte, mas faltou a pontaria.
Aos 18', o espectacular 0-1: servido por Pedro Gonçalves, Luis Suárez fez magia e fintou dois adversários antes de rematar cruzado, com a bola a bater no poste antes de entrar. Grande momento do avançado colombiano, que chegou ao sétimo golo na Liga Portugal.

O domínio Leonino só se acentuou em Tondela, com as oportunidades a aparecerem m cada vez maior número. Aos 25', Luis Suárez ficou perto do bis em resposta a um bom passe de Geny Catamo, mas Bernardo Fontes defendeu. No canto que se seguiu, o ponta-de-lança cabeceou, ao segundo poste, para fora quando estava em excelente posição.
Seguiu-se uma bola muito perigosa de Geny Catamo cortada por Christian Marques perto da linha de golo (Luis Suárez estava pronto para voltar a facturar) e um tiro de longe de Ousmane Diomande a falhar o alvo.
Aos 33', o Sporting CP recuperou a bola, Francisco Trincão deu para Luis Suárez e este assistiu para Pedro Gonçalves finalizar com um grande gesto técnico, mas Bernardo Fontes, agora com alguma sorte, somou mais uma defesa para as estatísticas.
O guardião adicionou mais três (!) intervenções em apenas um lance, quando Geny Catamo rematou e Luis Suárez fê-lo de seguida por duas vezes. Bernardo Fontes impediu todas, tal como fez perante o internacional pela Colômbia aos 38' em mais um grande momento. Por esta altura, só a tremenda exibição do brasileiro impedia a goleada do Sporting CP.
Até ao intervalo, destaque para uma aproximação do CD Tondela à área dos Bicampeões Nacionais, tendo Pedro Maranhão atirado para defesa de Rui Silva. No final da primeira parte, 0-1.

O segundo tempo começou como tinha acabado o primeiro: com o Sporting CP a jogar bem, a dominar por completo e a criar muitas oportunidades e com o CD Tondela a depositar todas as esperanças em Bernardo Fontes.
O guarda-redes não parava de brilhar e logo nos primeiros instantes defendeu remates de Maxi Araújo e Geny Catamo, com boas intervenções, e depois de Pedro Gonçalves, aqui numa investida mais tímida. Aos 58', Luis Suárez voltou a demonstrar ser fã de Harry Houdini e, com mais um truque de magia, tirou um adversário da frente, mas não conseguiu superar Bernardo Fontes.
Logo a seguir, no entanto, o guardião nada conseguiu fazer para evitar o merecido 0-2. Agora foi Pedro Gonçalves a receber na esquerda e a encarar a defesa individualmente, bailando sobre dois defesas e atirando para o fundo das redes. Mais um grande golo - o sexto neste campeonato - de um grande jogador.

Naturalmente, o segundo golo trouxe mais tranquilidade ao jogo. O CD Tondela subiu as linhas, mas era quase sempre o Sporting CP a estar mais perigoso, como se viu no remate de Geny Catamo ao lado aos 62'. Do outro lado, destaque para um tiro disparatado de Pedro Maranhão muito para fora e para um lance perigoso aos 71' que a defesa visitante afastou.
A pouco menos de 20 minutos do fim, Rui Borges mexeu pela primeira vez, trocando Geny Catamo e Luis Suárez por Geovany Quenda e Fotis Ioannidis. Mais tarde, e já depois de uma jogada perigosa em que ninguém finalizou com qualidade, foi a vez de Matheus Reis e Alisson Santos substituírem Maxi Araújo e Pedro Gonçalves.
O encontro seguiu até final com naturalidade, mas as contas ainda não estavam fechadas. Foi já para lá dos 90', e depois de Bernardo Fontes negar o golo a Francisco Trincão e de João Simões dar lugar a Giorgi Kochorashvili, que Matheus Reis cruzou largo para Geovany Quenda, ao segundo poste, cabecear para fazer o 0-3 que deixou o Estádio João Cardoso ao rubro.
Após o apito do árbitro José Bessa, equipa e adeptos festejaram em Tondela. Com estes três pontos, o emblema de Alvalade iguala o FC Porto (que tem menos um jogo) no topo da tabela classificativa.
O Sporting CP volta a jogar já na terça-feira, recebendo o FC Alverca às 20h15 para os quartos-de-final da Taça da Liga.
Sporting CP: Rui Silva [GR], Iván Fresneda, Ousmane Diomande, Gonçalo Inácio, Maxi Araújo (Matheus Reis, 84'), Morten Hjulmand [C], João Simões (Giorgi Kochorashvili, 90'), Geny Catamo (Geovany Quenda, 73'), Francisco Trincão, Pedro Gonçalves (Alisson Santos, 84') e Luis Suárez (Fotis Ioannidis, 73').