Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto César Santos

2-2 no dérbi da 2.ª Circular

Por Jornal Sporting
05 maio, 2017

Sporting CP não conseguiu retomar as vitórias, mesmo depois de dispor de duas vantagens diante do Benfica

A equipa B do Sporting CP não foi além de uma igualdade em casa contra o Benfica. Os leões até estiveram a vencer por duas vezes, mas a partida finalizou 2-2, o primeiro jogo em que Luís Martins não conseguiu somar três pontos em Alcochete.

O duelo entre bês começou entretido, com domínio repartido. Encaixados em sistemas de jogo semelhantes, o equilíbrio era toada visível, em que ambas as equipas só conseguiam circular em zona recuada. Aos nove minutos, o primeiro grande sinal de perigo. Leonardo Ruiz cabeceou na pequena área a alguns centímetros do poste de André Ferreira. O Benfica deslocava o promissor atacante João Félix, que desequilibrava no lado esquerdo do ataque. Gelson Dala conseguiu o mesmo, mas descaindo na direita leonina. Pedro Delgado, aos 17’, cruzou com perigo, mas a defensiva vermelha e branca afastou.

Aos 20’ e depois de uma recuperação avançada de Escobar, Ruiz combinou com Delgado, que não perdeu tempo a isolar Gelson Dala. O avançado de nacionalidade angolana fez o que tem habituado desde que chegou a Portugal. Bola para um lado, André Ferreira para outro e 12 golos somados em 16 jogos da Ledman Liga Pro. 
O miolo leonino comandava as operações, com Ruiz e Dala sistematicamente em movimento para dar linhas de passe aos extremos, que, por sua vez, procuravam o espaço interior. Aos 31’, Leonardo Ruiz ficou perto de ampliar a vantagem após boa jogada colectiva entre Delgado e Bubacar Djaló. Dois minutos volvidos e Pedro Silva, guardião leonino, intervém pela primeira vez.
Bilel ainda conseguiu espaço para tentar um remate cruzado, mas acabou por falhar na finalização. Na resposta, João Félix tentou um chapéu, mas Silva desviou e evitou o empate. Não por muito, já que o Benfica, ao ‘cair do pano’ do primeiro tempo, igualou. Escobar não conseguiu afastar e Hermes, vindo da equipa A, serviu na perfeição José Gomes. Pedro Silva ainda fez uma mancha, mas Empis não conseguiu evitar o empate, sendo ele mesmo a confirmar o tento.

Na segunda parte, o Sporting CP voltou a assumir o comando das operações, contra um Benfica interessado na transição ofensiva. Escobar atirou por cima em livre directo, depois de Dala já ter desperdiçado um ataque conduzido pela direita por André Geraldes. O Benfica ainda ameaçou duas vezes por Heriberto, mas foi o Sporting CP a marcar. Jogada confusa na área em que nem Delgado nem Bubacar conseguiram rematar, Escobar serviu Leonardo Ruiz para o avançado fazer o segundo tento dos leões.

O Benfica voltou a acelerar o jogo e conseguiu aproveitar alguma falta de intensidade dos verdes e brancos. Empis ainda salvou aos 74’, impedindo um golo de João Félix. Menos de 60 segundos depois e José Gomes encostava para nova igualdade. Gedson Fernandes na assistência e remate ao segundo poste. Aos 80’, Leonardo Ruiz esteve perto de cabecear para o golo, mas a derradeira oportunidade aconteceu aos 90+3’. Jovane Cabral bateu um livre directo, defendido por Ferreira. Na esquerda, Ivanildo cruzou para o colombiano, que ainda finalizou de cabeça, mas por cima.

A duas jornadas do fim, o Sporting CP é 13.º, com 54 pontos, ainda com as restantes equipas do campeonato com trêsjogos por disputar. Os leões ampliaram para sete os pontos sobre o Famalicão, 17.º e estão, provisoriamente, a três do sétimo posto.