Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Isabel Silva

Estreia infeliz em jogo de muitas contrariedades

Por Sporting CP
20 Ago, 2022

Equipa B reduzida a dez sofreu reviravolta depois de boa primeira parte (2-3)

De regresso à acção na Liga 3, a equipa B de futebol do Sporting Clube de Portugal recebeu, este sábado, o recém-promovido LGC Moncarapachense e perdeu por 2-3 na jornada inaugural da série B. Depois de um início forte, com Vando Félix a marcar a abrir e a fechar a primeira parte (2-1), os Leões ficaram com menos um logo no reatamento – expulsão de Dário Essugo - e acabariam por sofrer a reviravolta e terminaram o jogo com nove unidades.

É novamente com muita juventude no plantel que Filipe Çelikkaya vai encarar a Liga 3 e o primeiro onze inicial em 2022/2023 perfez uma média de idades de 18,5 anos. Entre os titulares, André Gonçalves, João Ferreira, Gonçalo Braga e Samuel Justo estrearam-se pela equipa B – tal como Afonso Moreira e Francisco Canário a partir do banco -, já o reforço Diogo Abreu jogou pela primeira vez de Leão ao peito.

Com mais bola e uma forte pressão desde o apito inicial, foi a formação verde e branca a somar também as primeiras aproximações à baliza adversária e a conseguir um golo madrugador. Depois de Dário Essugo e Kiko Félix terem tido boas oportunidades, seria Vando Félix a fazer de forma oportuna o 1-0, aos sete minutos, na recarga a um remate de Kiko à barra.

Foi um início autoritário do Sporting CP, que passou praticamente a totalidade dos primeiros 25 minutos da partida a dominar a posse (68%-32% ao intervalo) e instalado no meio-campo dos algarvios. A frente de ataque móvel dos Leões, composta por Kiko Félix, Vando Félix e André Gonçalves, continuou a fazer estragos e foi por muito pouco que, primeiro, Kiko e, a seguir, Vando não aumentaram a vantagem.

O LGC Moncarapachense passava muitas dificuldades na sua estreia absoluta na Liga 3, mas numa recuperação em zona alta ainda alertou os jovens Leões: o capitão Nuno Silva, já dentro da área, atirou com violência à barra. Reanimada a partida, nos últimos cinco minutos do primeiro tempo, o ritmo voltou a subir e caiu um golo para cada lado, fixando o 2-1 ao intervalo: lançado em profundidade, Vando Félix foi feliz no ressalto e só teve de encostar na baliza deserta para o ‘bis’, enquanto no lance seguinte Nuno Silva reduziu de imediato num cara-a-cara com Diego Calai.

Já o segundo tempo trouxe logo a abrir um contratempo para a equipa B verde e branca com consequências imediatas. Essugo viu o segundo cartão amarelo e o respectivo vermelho e no lance seguinte Ricardo Isabelinha apontou o 2-2. De repente, tudo mudou no Estádio Aurélio Pereira.

A partir do banco de suplentes, Çelikkaya refrescou o corredor central, introduzindo de uma assentada Renato Veiga, Miguel Menino e Francisco Canário, seguindo-se, mais tarde, Afonso Moreira. Eram os algarvios por cima nesta fase, enquanto os jovens Leões tiveram pela frente minutos de muito sacrifício, procurando tapar os caminhos da sua baliza sem descurar a acutilância ofensiva, mesmo com menos uma unidade.

Depois de o LGC Moncarapachense ter ameaçado num par de ocasiões, o jogo foi-se partindo e Menino e Moreira agitaram o ataque do Sporting CP, mas os remates saíram desenquadrados. Contudo, Josemar foi mais eficaz para os algarvios e a menos de quinze minutos do fim apontou o 2-3, confirmando a reviravolta e o resultado final.

Ainda assim, as contrariedades continuaram para a equipa B que, já sem substituições por fazer, ficou também sem Menino em campo, que se lesionou, deixando os Leões com apenas nove jogadores em campo quando procuravam um último esforço.

Já na próxima jornada, os jovens Leões de Filipe Çelikkaya deslocam-se a Setúbal, para enfrentar o histórico Vitória FC no Estádio do Bonfim.

Sporting CP: Diego Calai [GR], Gonçalo Braga, Gilberto Batista, José Marsà, João Ferreira, Dário Essugo [C], Diogo Abreu (Renato Veiga 55’), Samuel Justo (Miguel Menino 55’), Kiko Félix (Francisco Canário 55’), Vando Félix (Diogo Cabral 77’) e André Gonçalves (Afonso Moreira 62’).